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TOYOTA: NOVO COROLLA TERÁ VERSÃO HÍBRIDA

Motor a combustão será flex, primazia mundial, e o veículo será produzido em Indaiatuba

identicon por Autoentusiastas
17/04/2019
em AE, Notícias
O Corolla híbrido, parcialmente disfarçado (Foto: Divulgação. Governo do Estado de São Paulo)

O Corolla híbrido, parcialmente disfarçado (Foto: Divulgação. Governo do Estado de São Paulo)





A Toyota anunciou hoje às 11 horas, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, o Novo Corolla. O modelo, que é o mais vendido globalmente, incorporará a arquitetura TNGA (Toyota New Global Architecture), que incluirá uma versão híbrida (foto de abertura), semelhante ao modelo Prius. É a primeira vez na indústria automobilística mundial que o motor a combustão de um carro híbrido é flex gasolina-álcool.

O lançamento dá sequência à história da Toyota de mais de 60 anos no país e a cerimônia  teve as presenças do governador de estado João Dória Jr e do presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, além de outros membros do governo estadual, de entidades e da fabricante.

Os estudos envolvendo a tecnologia híbrida flex da Toyota foram anunciados em março do ano passado, tendo a confirmação de produção se dado em dezembro último e significando um novo ciclo de evolução tecnológica da Toyota no país. Ademais, o anúncio está em linha com os propósitos do Programa Rota 2030 que busca, entre outros temas, estimular a produção de veículos mais eficientes, que consumam menos combustível.

Na cerimônia de apresentação do Novo Corolla versão híbrida, da esq. para a dir., Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Rafael Chang, presidente de Toyota do Brasil, João Dória Jr, governador do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, e Ricardo Bastos, diretor de Relações Governamentais da Toyota do Brasil (Foto: Divulgação, Governo do Estado de São Paulo)

A 12ª geração do Corolla — a anterior é de 2014 — promete, mais uma vez, ser referência não só em seu segmento, mas em toda a indústria automobilística nacional. Único veículo a contar com um motor elétrico e outro a combustão,este  flex, o novo Corolla com esta motorização será o automóvel mais econômico do Brasil, tanto com gasolina quanto com álcool, bem como o híbrido mais limpo em termos ambientais, do mundo.

A arquitetura TNGA já é empregada em veículos da marca como o Prius, o utilitário esporte compacto C-HR e o sedã grande Camry. Com ela, o Corolla, que já é referência por seus atributos, dará um salto ainda maior em qualidade, conforto, dirigibilidade, estabilidade e segurança. Tudo isso, aliado a uma série de novos equipamentos, fará deste futuro Corolla um carro completamente renovado e capaz surpreender um mercado cada vez  mais exigente.

A nova geração do Corolla tem previsão de chegada às concessionárias brasileiras no último trimestre de 2019. Para os mercados sul-americanos onde o Corolla é exportado — Argentina Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai — a Toyota planeja sua comercialização a partir do primeiro semestre de 2020.

O motor flex para propulsão híbrida

Até chegar à formatação do primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes, em escala de laboratório, iniciados há quase quatro anos, portanto em meados de 2015. O projeto colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation, no Japão, e da Toyota do Brasil, para somar esforços e buscar sintonia entre as tecnologias híbrida e flex.

O trabalho foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbônico (CO2) ao utilizar combustível de origem vegetal, portanto 100% renovável.

Em março de 2018, a Toyota anunciou os testes de rodagem no Brasil com um protótipo híbrido flex  utilizando como mula um Prius. A ideia foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com álcool..

Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil à esq,), e João Dória Jr,, governador do Estado de São Paulo (Foto: divulgação, Governo do Estado de São Paulo)

Durante esses meses, uma série de dados relacionados ao desempenho e comportamento do carro foram coletados de modo a contribuir na busca pelo equilíbrio ideal de todo o conjunto.

Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex, quando abastecido com álcool, possui um dos mais altos potenciais de abatimento da emissão de CO2. Isso ocorre ao longo do ciclo de vida do álcool, desde que é produzido, passando pela disponibilidade nas bombas dos postos, sua queima no processo de combustão do motor com as emissões de CO2 resultantes e a absorção do carbono durante o crescimento da cana-de-açúcar.. Quando abastecido apenas com álcool, os resultados de abatimento do CO2 estão disparado entre os melhores do mundo.

Parceria para disseminação tecnológica

Parte dos esforços da Toyota na corrida para o cumprimento de seu Desafio Ambiental 2050 passa, especialmente, pela necessidade de engajar e mobilizar parceiros de negócios que atuem em consonância com a visão em prol da mobilidade sustentável.

Inspirada por este propósito, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) tem apoiado o projeto por reconhecer o álcool etílico como combustível eficiente em sistemas de propulsão avançados. Além disso, destaca a importância do biocombustível no combate ao aquecimento global e no cumprimento das metas ambientais do Brasil no Acordo Internacional do Clima (COP21), estabelecido em 2015, em Paris, contando com a capacidade de produção e abastecimento da indústria sucroenergética brasileira.

“O álcool de cana-de-açúcar é classificado por órgãos internacionais como o biocombustível com menor impacto ambiental e emissão de gases de efeito estufa. Quando considerada a cadeia toda, há uma redução de aproximadamente 90% da emissão de CO2 quando comparado com a gasolina, bem como outros poluentes da atmosfera, com efeitos positivos na saúde pública, geração de emprego e renda e segurança energética do nosso país. A eficiência do álcoll de cana-de-açúcar aliada à tecnologia de ponta da Toyota, traz para as ruas brasileiras um carro que coloca em prática o respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade”, afirma Evandro Gussi, diretor-presidente da UNICA.

Processo de modernização

A fábrica da Toyota em Indaiatuba, SP será a pioneira neste processo de hibridização dos veículos no Brasil. O Novo Corolla será produzido na fábrica que vem sendo modernizada e passando por diversas melhorias em sua estrutura desde setembro do ano passado, quando foi anunciado investimento de R$ 1 bilhão na unidade. Este foi o primeiro investimento da indústria automobilística nacional após o anúncio do Programa Rota 2030, o que demonstra a confiança da Toyota no futuro do país.

A modernização da fábrica, que completou 20 anos de operação em 2018, está intimamente ligada ao compromisso da Toyota de produzir carros cada vez melhores e ao engajamento de toda a sua cadeia de valor.

A produção local da Nova Geração do Corolla com propulsão híbrida flex ocorre16 anos após o início da comercialização do primeiro veículo flex fabricado no Brasil. Agora, como berço do primeiro híbrido flex do mundo, a unidade de Indaiatuba e o Novo Corolla ganham um novo papel como protagonistas na história da Toyota no Brasil.

Compromisso com o meio ambiente

O anúncio e a confirmação do Corolla como o primeiro automóvel híbrido com motor a combustão flex do mundo faz parte de um conjunto de esforços da Toyota no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050. A visão corporativa, anunciada pela matriz Toyota Motor Corporation, em 2015, compreende seis desafios de sustentabilidade. Dentre eles, reduzir os impactos negativos causados por automóveis ao meio ambiente para o mais próximo possível de zero, gerando diversos benefícios para o meio ambiente e a comunidade.

O Desafio Ambiental Global 2050 visa neutralizar a emissão de CO2 até a metade do século em novos veículos, no ciclo de vida dos produtos e nas unidades industriais da Toyota de todo o mundo. Outras missões são a diminuição no consumo de água, o incentivo à reciclagem e o estabelecimento de uma sociedade que esteja em harmonia e preserve a natureza.

Corolla no Brasil

As primeiras unidades do Corolla, importadas do Japão, desembarcaram no Brasil em 1994, quatro anos após o início da reabertura de importação de automóveis no País.

Já nos três primeiros anos de vendas no mercado, a Toyota observou um crescente interesse dos consumidores pelo sedã, que já despontava como líder de seu segmento em vários países do mundo. O aumento constante da demanda apoiou o plano da fabricante para viabilizar sua produção local a partir de 1998, atingido com a inauguração de sua segunda fábrica, desta vez em Indaiatuba — a primeira, em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, começou operar em 1958..

Desde então, com mais de 1 milhão de unidades produzidas no país, o Corolla vem se destacando como um dos veículos de maior sucesso do Brasil. Nos últimos anos, ele mantém a liderança absoluta entre todos os sedãs médios no mercado nacional, com uma fatia de mercado superior a 40%.

Não foram fornecidos dados técnicos do Novo Corolla nem da versão híbrida.

AE/BS

 

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Foto: noticias.uol.com.br

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