• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

E AGORA, FERRARI?

Enquanto os flechas de prata continuam acertando o alvo, Ferraris seguem errando

identicon por Wagner Gonzalez
14/05/2019
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG






A temporada 2019 da F-1 ganhou mais um capítulo de obviedade no último fim de semana quando os pilotos da Mercedes conquistaram a quinta dobradinha consecutiva nas cinco etapas disputadas até agora. Nem mesmo um motor melhorado e alterações aerodinâmicas ajudaram a Scuderia Ferrari a andar mais perto dos carros anglo-alemães. Pelo contrário, ao lado do vencedor Lewis Hamilton e do segundo colocado Valtteri Bottas, quem completou o pódio foi o holandês Max Verstappen, com um Red Bull Honda. Hoje (terça) e amanhã as dez equipes que disputam o Mundial da categoria fazem dois dias de testes no circuito de Barcelona, sendo que Ferrari e Racing Point terão uma agenda extra: elas foram escaladas para testar pneus que poderão ser usados na próxima temporada. Pietro Fittipaldi e Sérgio Sette Câmara participam desses treinos.

Ferrari sendo Ferrari

Mercedes largaram da primeira fila e lideraram de ponta a ponta na Espanha (Mercedes)

Nenhuma equipe da F-1 é tão cobrada por resultados quanto a Ferrari, a única que participou de todas as temporadas da categoria desde a criação do Campeonato Mundial em 1950. Não há controvérsias sobre a Scuderia de Maranello contar com um dos dois maiores orçamentos do grid e que sua importância política sempre possibilita favores e privilégios na definição de regulamentos. Desse ponto de vista é que os resultados são cobrados até por quem não é fã do time.

Divisões internas são comuns na F-1 e mais dramáticas na Scuderia (Ferrari)

Brabham, Ligier, Lotus, McLaren e Williams, para mencionar apenas nomes mais contemporâneos, tiveram seus momentos de glória e contaram com torcidas de peso, mas nenhuma jamais chegou aos pés dos tifosi, os ferraristas fanáticos que há tempos deixaram de ser apenas italianos. Hoje essa nação de espalha mundo afora, da paulista Andradina até o africano Zimbábue. Se tal carga de admiradores tem efeito apenas emocional, dentro de casa o clima é muito mais frenético e, por que não dizer, perigoso. Em que pese a importância da marca, ou talvez por isso mesmo, em sua estrutura de funcionamento sobram batalhas que consagram e destroem heróis com alta frequência e na rapidez digna dos tempos de wordlwide web.

O segundo semestre do ano passado deixou claro que a continuidade de Mauricio Arrivabene no comando da Ferrari estava mais do ameaçada. Homem de marketing, conquistou importante espaço na F-1 e fez a equipe disputar com chances os títulos de Pilotos e Construtores durante boa parte de várias temporadas. Sabiamente delegou poderes na parte técnica, área que extrapola sua formação acadêmica. O andar da carruagem, porém, não foi tão tranquilo quanto ele poderia esperar e em um jogo de xadrez com movimentos notadamente enviesados, o reino de Arrivabene foi corroído pela atuação do suíço Mattia Binotto, que vinha galgando posições de forma mais eficiente do que os resultados que ele apresenta até o momento.

Até agora só a Mercedes venceu na temproada 2019 (Mercedes)

Após cinco etapas, o melhor resultado da Ferrari em 2019 ainda não passou do terceiro lugar e o resumo da ópera é predominado por árias com enredo que mesclam a tirania e a tragédia. A tirania é a postura de privilegiar o primeiro piloto da equipe mesmo quando o recém-chegado mostra chances aparentemente melhores de salvar a honra da equipe com atuações mais espetaculares. A narrativa trágica advém de muitas decisões estratégicas que brindam derrotas em uma guerra nada santa. Terminado o GP da Espanha, Binotto admitiu que “o carro tem erros de projeto” e que “nossa equipe é jovem”. Conclusões emitidas por quem está em Maranello desde 1993 e hoje chefia a equipe que tem mais GPs disputados.

O resultado completo do GP da Espanha e a tabela de pontos do campeonato você encontra clicando aqui.

Brasileiros de volta à F-1

Dois brasileiros deverão estar em ação na pista espanhola: Pietro Fittipaldi e Sérgio Sette Câmara. Fittipaldi vai acelerar um carro da equipe Haas, onde atua como piloto de testes e desenvolvimento. As atuações irregulares dos pilotos oficiais da equipe, o franco suíço Romain Grosjean e o dinamarquês Kevin Magnussen, poderão auxiliar na promoção do neto de Emerson, que para garantir a superlicença necessária para correr na F-1 acertou participação na série DTM com um carro da Audi. Por seu lado, o mineiro Sette Câmara está escalado, segundo sua assessoria, para ter sua primeira experiência de pista com um carro da categoria, no caso o McLaren McL 34-Renault.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Tags: F-1 2019FerrariGP da EspanhaPietro FIttipaldiSergio Sette Camera
Anterior

O SHOW DO MAO E DO MURAD – EPISÓDIO Nº 25

Próximo

VOLKSWAGEN GOL 1,6 MSI AUTOMÁTICO – 1ª SEMANA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos: autor

VOLKSWAGEN GOL 1,6 MSI AUTOMÁTICO – 1ª SEMANA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In