• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AE

DEZENOVE DE JUNHO DE 2008, UM DIA PARA ESQUECER

Foi quando a "Lei Seca" foi promulgada há 11 anos, numa ofensa ao cidadão brasileiro

identicon por Autoentusiastas
19/06/2019
em AE, Editorial
Foto: varelanoticias.com.br

Foto: varelanoticias.com.br





É realmente um dia para esquecer. Foi quando os brasileiros foram considerados irresponsáveis pelo autor da lei, o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), pelo Congresso Nacional e pelo então presidente da República, ao ofenderem o cidadão brasileiro por meio da Lei nº 11.705/2008, popularmente conhecida como “Lei Seca”.

Sem nenhuma base, sem estatística comprobatória, as três partes envolvidas, como num conluio, determinaram que o permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro, aprovado em 23 de setembro de 1997, na questão de álcool e direção, estava errado.Sem nenhuma evidência ou perícia mostrando que um motorista com 0,6 grama de álcool por litro de sangue é incapacitado para dirigir, enquanto nos Estados Unidos e Reino Unido essa taxa é 0,8 g por litro.

Pior, de 22 de janeiro de 1998, quando o CTB passou a vigorar, a 19 de junho de 2008, não se tem notícia de blitz para flagrar motoristas embriagados como as que passaram a ser quase rotineiras quando a “Lei Seca” passou a valer.

Por não se ter fiscalizado embriaguez ao volante durante 10 anos e cinco meses, quando havia lei e todos os meios para fiscalização eram conhecidos, pode-se deduzir que seriam operações de baixa rentabilidade para o caixa dos municípios, estados e Distrito Federal.

Essa omissão de 10 anos e cinco meses, classifico-a de criminosa. Esse tipo de fiscalização existia há décadas nos países centrais devido ao singular fato de haver limite para beber e dirigir. Mas, como se diz, o Brasil é um país diferente…

Nos acidentes em que motoristas estavam alcoolizados, o mais “bonzinho”, o menos ébrio estava com 1 g de álcool por litro de sangue. Isso é 66,6% acima do limite especificado no CTB original. Era comum ver nas reportagens televisivas 1,5% a 2% de taxa alcoólica no mostrador do etilômetro.

Houvesse fiscalização permanente contra os que se excedem nas bebidas alcoólicas e dirigem, com o mesmo rigor das severas multas e punições administrativas atuais, observado o limite de 0,6 grama de álcool por litro de sangue (ou 0,3 mg por litro de ar dos pulmões medido pelo etilômetro), teríamos um número decrescente de alcoolizados dirigindo, o que é do interesse de todos.

E o cidadão brasileiro poderia viver, merecidamente, como vivem pelo menos 3 bilhões de pessoas em todo mundo, no tocante a beber e dirigir.

Por isso, 19 de junho é um dia para esquecer, jamais para comemorar.

AE/BS







Próximo
Foto: Automotive Business

EXPORTAR É FUNDAMENTAL

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17