Sempre gostei de carros compactos. Seja por uma questão financeira, praticidade ou mesmo até por ser solteiro e sem filhos. Nunca vi sentido em algumas pessoas que possuem um carro grande para andar 99% do tempo sozinhos e sem bagagem. Nesta última semana em que tive a oportunidade de conviver com o JAC T50 justamente no período do meu Chá bar de casamento, já aviso que o momento não poderia ter sido mais apropriado.
No total rodei quase 1.000 quilômetros nas mais diversas situações. Seja na cidade com parentes da minha noiva ou na estrada lotado de decorações para festa e presentes. Com dimensões generosas não faltou espaço em nenhum momento. Dirigi sozinho também no momento de pegar e devolver o carro. Vale lembrar que o Bob Sharp esteve no lançamento do modelo.
Chamou-me a atenção o cuidado com o interior, a decoração agradável à vista e bons bancos.
Motor e câmbio
Com a missão de substituir o antigo T5, a JAC apostou em grandes mudanças visuais e principalmente na motorização. O T50 conta com o novo motor 1,6 16V (DVVT) — de duplo comando de válvulas variável — ou seja, admissão e escapamento. Movido apenas a gasolina ele entrega 138 cv e 17,1 m·kgf. Durante o teste se mostrou eficiente e suficiente para os 1.220 kg em ordem de marcha do modelo. Na estrada mesmo com algumas esticadas e acelerações mais fortes nas saídas dos pedágios nunca fez menos que 13 km/l. Já na cidade o computador de bordo indicou média de 11 km/l em situações das mais variadas possíveis mesmo com o sistema liga-desliga desativado.
O único câmbio disponível é automático CVT. Uma curiosidade é que a caixa usa embreagem automática (em banho de óleo) para a conexão com o câmbio. Andando em D (drive) e com pouco acelerador o JAC ganha velocidade confortavelmente com o conta-giros estacionado em 2.000 rpm. Para ouvir melhor o motor, só acelerando fundo. Para quem busca repostas mais ágeis o modo S (Sport) deixa o conta-giros mais próximo de 3 mil rpm para uma melhor resposta — mas não espere esportividade. Neste modo também é possível selecionar as 6 marchas “virtuais” do câmbio subindo e reduzindo apenas pela alavanca.
Duas versões
Para competir no concorrido segmento dos suves o T50 é importado em duas versões chamadas de PACK 2 e PACK 3 — curioso é não existir um PACK 1. Para o teste nos foi cedida a versão mais completa na chamativa cor Vermelho Rubi, que o destacou ainda mais nas ruas. Esta versão é vendida por R$ 89.990 e aposta em um conteúdo só visto em versões mais caras das marcas tradicionais.
O visual externo apresenta um vários cromados por todos os lados. Na dianteira a grande “boca” da grade (foto de abertura) é ladeada por faróis com projetor superlipsoidal, ajuste elétrico e luz de rodagem diurna (DRL). Nas laterais se destacam as rodas aro 16 e principalmente as pinças pintadas de vermelho nos quatro cantos — mais comuns em carros esportivos. Além dos obrigatórios ABS e bolsas infláveis dianteiras o modelo conta com controle de estabilidade e tração, e auxiliar de partida em rampa. Na traseira uma faixa cromada une as lanternas e no para-choque dois elementos parecem ser uma saída dupla de escapamento porém são decorativos.
Interior surpreende
Por dentro é que o T50 guarda suas maiores surpresas. O painel tem desenho de fácil leitura com a disposição já facilmente conhecida, com inspiração em certa marca alemã. O espaço para cabeça é grande e os comandos são muito intuitivos. A grande central flutuante de 8 polegadas com espelhamento mostra até as mudanças do ar-condicionado digital. Os bancos em couro são confortáveis e com bom apoio lateral. A direção eletroassistida é leve e volante de boa empunhadura conta com ajuste de altura apenas. No painel, além da tomada 12 volts há acendedor de cigarros e entrada USB. Os para-sóis contam com espelho e luz. Em minha opinião faltou apenas um retrovisor fotocrômico. O controle de velocidade de cruzeiro atendeu a contento em todas as situações.
Logo na primeira parada, ao ligar o carro apareceu um aviso no painel “pressão baixa no pneu traseiro direito”. Pela central é possível saber a calibragem individual de cada pneu porém a pressão é apresentada em bar, que é correto, mas estamos mais acostumados com libras/pol² (PSI). Após a calibragem tudo seguiu sem mais complicações. As suspensões foram bem calibradas visando claramente o conforto de rodagem. Mesmo com asfalto cheio de remendos e falhas, a maioria dos movimentos são bem contidos pela suspensão.
Comodidades
No dia a dia as comodidades são muitas, como a abertura de portas e partida do motor com chave presencial. Os espelhos são grandes e rebatíveis eletricamente e o acionamento dos vidros são do tipo um-toque para todos. Um conjunto de câmeras proporciona uma visão 360-graus simulando uma câmera sobre o veículo. Além do vídeo, a central multimídia exibe faixas coloridas da distância do carro até os objetos, além de mostrar a trajetória de curva ao girar o volante. Se isso tudo não bastar ainda existe o aviso sonoro dianteiro e traseiro. Ou seja, mesmo acostumado com veículos menores, estacionar o T50 é sempre uma tarefa fácil. Mas faltou a saída de climatização para o banco traseiro.
Um dos itens que mais atraiu curiosidade é a câmera filmadora frontal. Com a instalação de um cartão de memória é possível gravar tudo o que acontece na dianteira do veículo. Se você já assistiu algum vídeo de acidente na Rússia ou em algum país asiático, é nesse tipo de câmera que são gravadas essas imagens. Isto pode até render desconto no seguro. Completam a extensa lista de série os sensores crepuscular e de chuva.
Sendo um suve médio no mercado brasileiro a concorrência mora sempre na loja ao lado. As marcas que não tinham representante hoje já estão com seu modelo em linha. Um dos diferenciadores para tentar convencer o consumidor é a garantia de seis anos sem limite de quilometragem, assistência 24-horas e revisões tabeladas. Se para a minha situação atual não faz sentido um carro como este, quem sabe daqui a alguns anos quando estiver organizando um Chá de bebê…
Assim como acontece com o T50, só o tempo poderá dizer.
LR
FICHA TÉCNICA JAC T50 1,6 CVT DDVT 2019 | |
MOTOR | |
Nome | 1,6 DVVT |
Tipo | Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão e escapamento, 16V, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 75 x 90 |
Cilindrada (cm³) | 1.590 |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Potência (cv/rpm) | 138/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 17,1/4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5: |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático CVT com 6 marchas virtuais comandadas pela alavanca seletora, embreagem automática, monodisco em banho de óleo, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação do diferencial (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros | Disco ventilado |
Traseiros | Disco |
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx16 (estepe, aço) |
Pneus | 205/55R16V, inclusive estepe |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.345 |
Largura sem/com espelhos | 1.765 / n.d. |
Altura | 1.640 |
Distância entre eixos | 2.560 |
Altura livre do solo | 180 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico | n.d |
Área frontal | 2,31 m² (calculada) |
PESO | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.220 |
Carga útil | n.d |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 42 |
Porta-malas | 450 até o nível do encosto do banco traseiro, 600 até o teto |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 198 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,3 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 mais favorável (km/h) | 40 (est) |
Menor rotação a 120 km/h (rpm) | 3.000 (observada) |
EQUIPAMENTOS JAC T50 CVT | ||
Pack 2 | Pack 3 | |
R$ 85.990 | R$ 89.990 | |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros | • | • |
Acionamento uma-varrida do limpador da para-brisa | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com função rebatimento | – | Pack 3 |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • |
Ajuste do volante de direção em altura | • | • |
Ajuste elétrico do facho dos faróis | • | • |
Alarme antifurto | • | • |
Alças de teto (3) | • | • |
Apoio de cabeça (3) para no banco traseiro | • | • |
Ar-condicionado automático digital | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • |
Banco traseiro rebatível 60:40 | • | • |
Bancos revestidos em material sintético imitando couro | • | • |
Barras de teto longitudinais | • | • |
Câmera 360º | – | Pack 3 |
Câmera de ré | – | Pack 3 |
Câmera de vídeo | – | Pack 3 |
Cintos de 3 pontos retráteis para os passageiros do banco traseiro | • | • |
Cintos dianteiros com pré-tensionador | • | • |
Comando interno mecânico do fecho da portinhola do tanque | • | • |
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e marcha engatada | • | • |
Controle automático de velocidade com comando no volante | – | Pack 3 |
Controle de estabilidade e tração, desligável | • | • |
Desembaçador traseiro | • | • |
Desliga-liga motor nas paradas (start-stop) | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior | • | • |
Faróis e luz traseira de neblina | • | • |
Faróis principais de lâmpadas halógenas com os baixos superelipsoidais | • | • |
Iluminação do porta-malas | • | • |
Lavador e limpador traseiro, com temporizador | • | • |
Luz de acompanhamento ao deixar o veículo | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs | – | Pack 3 |
Luzes de leitura dianteiras | • | • |
Monitor de pressão dos pneus | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • |
Porta-óculos | • | • |
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros | • | • |
Prioridade do freio sobre o acelerador | • | • |
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas | • | • |
Repetidoras das setas nos espelhos | • | • |
Sensor crepuscular | ·– | Pack 3 |
Sensor de estacionamento traseiro | • | • |
Sistema multimídia Foxconn com conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link Android Auto e Apple Car Play, tela tátil de 8″ | – | Pack 3 |
Sobretapetes | • | • |
Tomada 12 V, USB e AUX | • | • |
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h | • | • |
Vidro do para-brisa com faixa degradê | • | • |
Volante com comandos multifunção | • | • |
Volante revestido em couro | • | • |
EQUIPAMENTOS JAC T50 CVT | ||
Normal | Opciomal | |
Acesso ao interior sem introdução de chave | • | • |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros | • | • |
Acionamento uma-varrida do limpador da para-brisa | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com função rebatimento | – | Pack 3 |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • |
Ajuste do volante de direção em altura | • | • |
Ajuste elétrico do facho dos faróis | • | • |
Alarme antifurto | • | • |
Alças de teto (3) | • | • |
Apoio de cabeça (3) para no banco traseiro | • | • |
Ar-condicionado automático digital | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • |
Banco traseiro rebatível 60:40 | • | • |
Bancos revestidos em coiro sintético | • | • |
Barras de teto longitudinais | • | • |
Câmera 360º | – | Pack 3 |
Câmera de ré | – | Pack 3 |
Câmera de vídeo | – | Pack 3 |
Chave presencial e partida por botão | • | • |
Cintos de 3 pontos retráteis para os passageiros do banco traseiro | • | • |
Cintos dianteiros com pré-tensionador | • | • |
Comando interno mecânico do fecho da portinhola do tanque | • | • |
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e marcha engatada | • | • |
Controle automático de velocidade com comando no volante | – | Pack 3 |
Controle de estabilidade e tração, desligável | • | • |
Desembaçador traseiro | • | • |
Desliga-liga motor nas paradas (start-stop) | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantts com fixação superior | • | • |
Entradas USB dianteiras (2) | • | • |
Faróis e luz traseira de neblina | • | • |
Faróis principais de lâmpadas halógenas com os baixos superelipsoidais | ||
Iluminação do porta-malas | • | • |
Lavador e limpador traseiro, com temporizador | • | • |
Luz de acompanhamento ao deixar o veículo | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs | – | Pack 3 |
Luzes de leitura dianteiras | • | • |
Monitor de pressão dos pneus | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • |
Porta-óculos | • | • |
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros | • | • |
Prioridade do freio sobre o acelerador | • | • |
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas | • | • |
Repetidoras das setas nos espelhos | • | • |
Sensor crepuscular | ·– | Pack 3 |
Sensor de estacionamento traseiro | ||
Sistema multimídia Foxconn com conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link Android Auto e Apple Car Play, tela tátil de 8″ | – | Pack 3 |
Sobretapetes | • | • |
Tomada 12 V, USB e AUX | • | • |
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h | • | • |
Vidro do para-brisa com faixa degradê | • | • |
Volante com comandos multifunção | • | • |
Volante revestido em couro |