Sempre gostei de carros compactos. Seja por uma questão financeira, praticidade ou mesmo até por ser solteiro e sem filhos. Nunca vi sentido em algumas pessoas que possuem um carro grande para andar 99% do tempo sozinhos e sem bagagem. Nesta última semana em que tive a oportunidade de conviver com o JAC T50 justamente no período do meu Chá bar de casamento, já aviso que o momento não poderia ter sido mais apropriado.
![](https://www.autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2019/05/JAC-T50-lateral-1-800x450.jpg)
No total rodei quase 1.000 quilômetros nas mais diversas situações. Seja na cidade com parentes da minha noiva ou na estrada lotado de decorações para festa e presentes. Com dimensões generosas não faltou espaço em nenhum momento. Dirigi sozinho também no momento de pegar e devolver o carro. Vale lembrar que o Bob Sharp esteve no lançamento do modelo.
Chamou-me a atenção o cuidado com o interior, a decoração agradável à vista e bons bancos.
Motor e câmbio
Com a missão de substituir o antigo T5, a JAC apostou em grandes mudanças visuais e principalmente na motorização. O T50 conta com o novo motor 1,6 16V (DVVT) — de duplo comando de válvulas variável — ou seja, admissão e escapamento. Movido apenas a gasolina ele entrega 138 cv e 17,1 m·kgf. Durante o teste se mostrou eficiente e suficiente para os 1.220 kg em ordem de marcha do modelo. Na estrada mesmo com algumas esticadas e acelerações mais fortes nas saídas dos pedágios nunca fez menos que 13 km/l. Já na cidade o computador de bordo indicou média de 11 km/l em situações das mais variadas possíveis mesmo com o sistema liga-desliga desativado.
O único câmbio disponível é automático CVT. Uma curiosidade é que a caixa usa embreagem automática (em banho de óleo) para a conexão com o câmbio. Andando em D (drive) e com pouco acelerador o JAC ganha velocidade confortavelmente com o conta-giros estacionado em 2.000 rpm. Para ouvir melhor o motor, só acelerando fundo. Para quem busca repostas mais ágeis o modo S (Sport) deixa o conta-giros mais próximo de 3 mil rpm para uma melhor resposta — mas não espere esportividade. Neste modo também é possível selecionar as 6 marchas “virtuais” do câmbio subindo e reduzindo apenas pela alavanca.
Duas versões
Para competir no concorrido segmento dos suves o T50 é importado em duas versões chamadas de PACK 2 e PACK 3 — curioso é não existir um PACK 1. Para o teste nos foi cedida a versão mais completa na chamativa cor Vermelho Rubi, que o destacou ainda mais nas ruas. Esta versão é vendida por R$ 89.990 e aposta em um conteúdo só visto em versões mais caras das marcas tradicionais.
O visual externo apresenta um vários cromados por todos os lados. Na dianteira a grande “boca” da grade (foto de abertura) é ladeada por faróis com projetor superlipsoidal, ajuste elétrico e luz de rodagem diurna (DRL). Nas laterais se destacam as rodas aro 16 e principalmente as pinças pintadas de vermelho nos quatro cantos — mais comuns em carros esportivos. Além dos obrigatórios ABS e bolsas infláveis dianteiras o modelo conta com controle de estabilidade e tração, e auxiliar de partida em rampa. Na traseira uma faixa cromada une as lanternas e no para-choque dois elementos parecem ser uma saída dupla de escapamento porém são decorativos.
Interior surpreende
Por dentro é que o T50 guarda suas maiores surpresas. O painel tem desenho de fácil leitura com a disposição já facilmente conhecida, com inspiração em certa marca alemã. O espaço para cabeça é grande e os comandos são muito intuitivos. A grande central flutuante de 8 polegadas com espelhamento mostra até as mudanças do ar-condicionado digital. Os bancos em couro são confortáveis e com bom apoio lateral. A direção eletroassistida é leve e volante de boa empunhadura conta com ajuste de altura apenas. No painel, além da tomada 12 volts há acendedor de cigarros e entrada USB. Os para-sóis contam com espelho e luz. Em minha opinião faltou apenas um retrovisor fotocrômico. O controle de velocidade de cruzeiro atendeu a contento em todas as situações.
Logo na primeira parada, ao ligar o carro apareceu um aviso no painel “pressão baixa no pneu traseiro direito”. Pela central é possível saber a calibragem individual de cada pneu porém a pressão é apresentada em bar, que é correto, mas estamos mais acostumados com libras/pol² (PSI). Após a calibragem tudo seguiu sem mais complicações. As suspensões foram bem calibradas visando claramente o conforto de rodagem. Mesmo com asfalto cheio de remendos e falhas, a maioria dos movimentos são bem contidos pela suspensão.
Comodidades
No dia a dia as comodidades são muitas, como a abertura de portas e partida do motor com chave presencial. Os espelhos são grandes e rebatíveis eletricamente e o acionamento dos vidros são do tipo um-toque para todos. Um conjunto de câmeras proporciona uma visão 360-graus simulando uma câmera sobre o veículo. Além do vídeo, a central multimídia exibe faixas coloridas da distância do carro até os objetos, além de mostrar a trajetória de curva ao girar o volante. Se isso tudo não bastar ainda existe o aviso sonoro dianteiro e traseiro. Ou seja, mesmo acostumado com veículos menores, estacionar o T50 é sempre uma tarefa fácil. Mas faltou a saída de climatização para o banco traseiro.
Um dos itens que mais atraiu curiosidade é a câmera filmadora frontal. Com a instalação de um cartão de memória é possível gravar tudo o que acontece na dianteira do veículo. Se você já assistiu algum vídeo de acidente na Rússia ou em algum país asiático, é nesse tipo de câmera que são gravadas essas imagens. Isto pode até render desconto no seguro. Completam a extensa lista de série os sensores crepuscular e de chuva.
Sendo um suve médio no mercado brasileiro a concorrência mora sempre na loja ao lado. As marcas que não tinham representante hoje já estão com seu modelo em linha. Um dos diferenciadores para tentar convencer o consumidor é a garantia de seis anos sem limite de quilometragem, assistência 24-horas e revisões tabeladas. Se para a minha situação atual não faz sentido um carro como este, quem sabe daqui a alguns anos quando estiver organizando um Chá de bebê…
Assim como acontece com o T50, só o tempo poderá dizer.
LR
FICHA TÉCNICA JAC T50 1,6 CVT DDVT 2019 | |
MOTOR | |
Nome | 1,6 DVVT |
Tipo | Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão e escapamento, 16V, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 75 x 90 |
Cilindrada (cm³) | 1.590 |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Potência (cv/rpm) | 138/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 17,1/4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5: |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático CVT com 6 marchas virtuais comandadas pela alavanca seletora, embreagem automática, monodisco em banho de óleo, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação do diferencial (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros | Disco ventilado |
Traseiros | Disco |
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx16 (estepe, aço) |
Pneus | 205/55R16V, inclusive estepe |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.345 |
Largura sem/com espelhos | 1.765 / n.d. |
Altura | 1.640 |
Distância entre eixos | 2.560 |
Altura livre do solo | 180 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico | n.d |
Área frontal | 2,31 m² (calculada) |
PESO | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.220 |
Carga útil | n.d |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 42 |
Porta-malas | 450 até o nível do encosto do banco traseiro, 600 até o teto |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 198 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,3 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 mais favorável (km/h) | 40 (est) |
Menor rotação a 120 km/h (rpm) | 3.000 (observada) |
EQUIPAMENTOS JAC T50 CVT | ||
Pack 2 | Pack 3 | |
R$ 85.990 | R$ 89.990 | |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros | • | • |
Acionamento uma-varrida do limpador da para-brisa | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com função rebatimento | – | Pack 3 |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • |
Ajuste do volante de direção em altura | • | • |
Ajuste elétrico do facho dos faróis | • | • |
Alarme antifurto | • | • |
Alças de teto (3) | • | • |
Apoio de cabeça (3) para no banco traseiro | • | • |
Ar-condicionado automático digital | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • |
Banco traseiro rebatível 60:40 | • | • |
Bancos revestidos em material sintético imitando couro | • | • |
Barras de teto longitudinais | • | • |
Câmera 360º | – | Pack 3 |
Câmera de ré | – | Pack 3 |
Câmera de vídeo | – | Pack 3 |
Cintos de 3 pontos retráteis para os passageiros do banco traseiro | • | • |
Cintos dianteiros com pré-tensionador | • | • |
Comando interno mecânico do fecho da portinhola do tanque | • | • |
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e marcha engatada | • | • |
Controle automático de velocidade com comando no volante | – | Pack 3 |
Controle de estabilidade e tração, desligável | • | • |
Desembaçador traseiro | • | • |
Desliga-liga motor nas paradas (start-stop) | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior | • | • |
Faróis e luz traseira de neblina | • | • |
Faróis principais de lâmpadas halógenas com os baixos superelipsoidais | • | • |
Iluminação do porta-malas | • | • |
Lavador e limpador traseiro, com temporizador | • | • |
Luz de acompanhamento ao deixar o veículo | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs | – | Pack 3 |
Luzes de leitura dianteiras | • | • |
Monitor de pressão dos pneus | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • |
Porta-óculos | • | • |
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros | • | • |
Prioridade do freio sobre o acelerador | • | • |
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas | • | • |
Repetidoras das setas nos espelhos | • | • |
Sensor crepuscular | ·– | Pack 3 |
Sensor de estacionamento traseiro | • | • |
Sistema multimídia Foxconn com conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link Android Auto e Apple Car Play, tela tátil de 8″ | – | Pack 3 |
Sobretapetes | • | • |
Tomada 12 V, USB e AUX | • | • |
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h | • | • |
Vidro do para-brisa com faixa degradê | • | • |
Volante com comandos multifunção | • | • |
Volante revestido em couro | • | • |
EQUIPAMENTOS JAC T50 CVT | ||
Normal | Opciomal | |
Acesso ao interior sem introdução de chave | • | • |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros | • | • |
Acionamento uma-varrida do limpador da para-brisa | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com função rebatimento | – | Pack 3 |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • |
Ajuste do volante de direção em altura | • | • |
Ajuste elétrico do facho dos faróis | • | • |
Alarme antifurto | • | • |
Alças de teto (3) | • | • |
Apoio de cabeça (3) para no banco traseiro | • | • |
Ar-condicionado automático digital | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • |
Banco traseiro rebatível 60:40 | • | • |
Bancos revestidos em coiro sintético | • | • |
Barras de teto longitudinais | • | • |
Câmera 360º | – | Pack 3 |
Câmera de ré | – | Pack 3 |
Câmera de vídeo | – | Pack 3 |
Chave presencial e partida por botão | • | • |
Cintos de 3 pontos retráteis para os passageiros do banco traseiro | • | • |
Cintos dianteiros com pré-tensionador | • | • |
Comando interno mecânico do fecho da portinhola do tanque | • | • |
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e marcha engatada | • | • |
Controle automático de velocidade com comando no volante | – | Pack 3 |
Controle de estabilidade e tração, desligável | • | • |
Desembaçador traseiro | • | • |
Desliga-liga motor nas paradas (start-stop) | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantts com fixação superior | • | • |
Entradas USB dianteiras (2) | • | • |
Faróis e luz traseira de neblina | • | • |
Faróis principais de lâmpadas halógenas com os baixos superelipsoidais | ||
Iluminação do porta-malas | • | • |
Lavador e limpador traseiro, com temporizador | • | • |
Luz de acompanhamento ao deixar o veículo | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs | – | Pack 3 |
Luzes de leitura dianteiras | • | • |
Monitor de pressão dos pneus | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • |
Porta-óculos | • | • |
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros | • | • |
Prioridade do freio sobre o acelerador | • | • |
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas | • | • |
Repetidoras das setas nos espelhos | • | • |
Sensor crepuscular | ·– | Pack 3 |
Sensor de estacionamento traseiro | ||
Sistema multimídia Foxconn com conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link Android Auto e Apple Car Play, tela tátil de 8″ | – | Pack 3 |
Sobretapetes | • | • |
Tomada 12 V, USB e AUX | • | • |
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h | • | • |
Vidro do para-brisa com faixa degradê | • | • |
Volante com comandos multifunção | • | • |
Volante revestido em couro |