O segmento de suves médios no Brasil tem atualmente uma gama bem diversificada de produtos dos diversos fabricantes aqui instalados. Completando 3 anos de vendas no mercado, o Hyundai Creta sofre a sua primeira atualização estética, mantendo a motorização disponível desde seu lançamento com versões 1.6-l manual e automático e 2.0-l automático.
Para celebrar a reestilização foi adicionada a versão Launch Edition às quatro versões existentes (Attitude, Smart, Pulse Plus e Prestige). Esta versão comemorativa é baseada na Pulse Plus que avaliei durante esta semana, e terá uma produção limitada de 1.200 unidades.
Itens de tecnologia e conforto, como carregador de celular sem fio, e a já conhecida chave presencial em forma de pulseira da Hyundai, foram adicionados à lista de equipamentos da versão Prestige que iremos mostrar quando avaliarmos essa versão.
Conforme mostrado abaixo, os preços vão de R$ 80.990 a R$ 107.990:
Novo Hyundai
Creta 2020 |
1.6 | Hyundai Creta Attitude 1.6 6MT | R$ 80.990 |
Hyundai Creta Smart 1.6 6AT | R$ 86.490 | ||
Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 6AT | R$ 94.990 | ||
Hyundai Creta Launch Edition 1.6 6AT | R$ 99.990 | ||
2.0 | Hyundai Creta Prestige 2.0 6AT | R$ 107.990 |
O Hyundai Creta agrada pelo porte do veículo, não deixando dúvidas de ser um suve médio. Alguns veículos que estão sendo categorizados como suve têm que apresentar as dimensões para provar que realmente são. O Creta com altura livre do solo de 190 mm e ângulos de entrada de 21 graus e saída 28, tem tamanho (4.290 mm de comprimento), altura (1.635 mm) e cara de suve. É como a mulher de César, não basta ser honesta, tem que parecer honesta. E o Creta parece um suve médio de verdade.
As atualizações do design exterior do Creta são difíceis de serem notadas na versão Pulse Plus que avaliei nesta semana. As principais alterações estão no para-choque dianteiro e nos faróis de neblina que têm novas linhas de contorno. As rodas 17” tem novo desenho e vem com acabamento diamantado. Ponto positivo para mim é o desenho em 5 raios. E na traseira o para-choque carrega um novo desenho com os refletores reposicionados.
Espaço interno
Tenho observado que o espaço interno para os suve médio é muito bom para os passageiros do banco dianteiro, deixando certas limitações para os ocupantes do banco traseiro. O mesmo acontece com o porta-malas que não tem o tamanho e versatilidade de um sedã do mesmo porte.
O Hyundai Creta não fica longe dessa receita. O espaço e comodidade dos bancos dianteiros é muito bom, com muitos itens de versatilidade como porta-objetos, porta-garrafas, entrada USB e duas tomadas de 12 V. Os apoios de braço no console central e nas portas são bem posicionados, tanto em altura como distância do corpo, e revestidos em material macio, o que agrega no conforto geral do motorista e passageiro.
O forro do teto e das colunas revestido com tecido na cor clara (bege) ajuda a aumentar a boa sensação do espaço interno. Na tradicional avaliação do Bob Sharp do eu atrás de mim nota-se que a acomodação não é das melhores. Talvez o Bob que é uns 2 cm mais baixo ficasse melhor acomodado. Faltou espaço para movimentar as pernas.
O porta-malas tem capacidade de 431 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento dos encostos dos bancos configurados para 30:70. O estepe de medida 155/90R16 está montado em roda de aço e tem um diâmetro de 666 mm contra 670 mm dos equipados no veículo, sendo esta diferença de 0,6% insignificante para uso temporário.
Conectividade, comodidade e segurança
A central multimídia instalada nesta versão é denominada blueMedia pela Hyundai e possui o interessante recurso de TV Digital. Esta funcionalidade só está disponível com o carro parado, por motivos óbvios de segurança. Eu tentei sintonizar alguns canais, mas não tive sucesso. Talvez o local em que eu estava não tivesse bom sinal digital. Na mesma tela de 7” é projetada a imagem da câmera de ré com linhas indicativas de trajetória das rodas e distância de obstáculos.
Apple CarPlay e Android Auto estão disponíveis, assim como os demais apps que essas tecnologias proporcionam a utilização.
A curiosidade fica por conta da localização do menu na tela de projeção do Apple CarPlay. Usualmente este menu fica posicionado no lado esquerdo do display, mas no Hyundai Creta, pela primeira vez, eu vejo este menu posicionado no lado direito. Para mim fica a impressão que o software utilizado é de versão direção lado direito exportada para países de mão inglesa. A conferir!
O Hyundai Creta tem alguns itens que tornam a condução do veículo mais cômoda e que diminuem a carga de trabalho do motorista. A assistência de partida em rampa é bem-vinda, mas poderia ser melhor se fosse associado ao auto-hold nas paradas. Ar-condicionado automático com controle digital é uma preocupação a menos, porém ficaram faltando as saídas para os ocupantes do banco traseiro.
Pelo lado segurança ao dirigir, o Creta 2020 vem equipado com sistema de sinalização de frenagem de emergência que alerta o motorista em caso de aproximação de obstáculo à frente, controle de estabilidade e de tração.
O sistema de acendimento automático de faróis é um item de comodidade e ao mesmo tempo de segurança. Com a massificação dos painéis digitais, que acendem desde a partida, nota-se que vários motoristas esquecem de acender os faróis ao anoitecer.
Desempenho e consumo
O motor 1.6-l de 4 cilindros e 4 válvulas por cilindro, de aspiração natural, tem bloco e cabeçote em alumínio e possui duplo comando de válvulas continuamente variável tanto na admissão quanto no escapamento e entrega 123/130 cv a 6.000 rpm e torque de 16/16,5/16, m·kgf a 4.500 rpm.
A versão Pulse Plus é vendida exclusivamente com câmbio automático epicíclico de 6 marchas, sem recursos de modo de condução econômica ou esportiva. Há apenas o modo de condução D (Ddrive) ou M (Manual). Selecionado através da alavanca seletora convencional no console central.
Tanto em modo D como M as trocas de marcha são muito suaves, sem trancos ou hesitações. Ao pressionar o pedal de acelerador até o assoalho, não é sentido o interruptor de kickdown, porém o gerenciamento do câmbio faz isso com perfeição e as reduções de marcha ocorrem perfeitamente, ajudando a melhorar o desempenho de todo o conjunto motriz.
O desempenho do Creta automático com o motor 1.6-l é discreto e não consegue empolgar os mais otimistas. Os números confirmam a sensação pois vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos (11,9 na versão manual) e a velocidade máxima é de 172 km/h em ambas as versões de câmbio.
O consumo de combustível também não é uma característica a enaltecer neste veículo. Em uso normal de dia a dia entre cidade e estrada o consumo de álcool ficou na casa de 7,1 km/l. Na viagem que fiz até à curva AE, saindo da minha casa em Campinas, trafegando pelas rodovias Bandeirantes, Santos Dumont e Castello Branco, com controle de velocidade de cruzeiro ativado para o limite das rodovias (120, 110, 120 respectivamente) a média obtida foi de 7,5 km/l de álcool.
O Creta está registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem com classificação absoluta “C” e relativa na categoria “D”. Declara 7,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com álcool. Com gasolina seria 10,1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada. Números totalmente compatíveis com o que alcancei nesses dias de uso.
Apesar do consumo de combustível e desempenho não terem atingido números expressivos, nota-se que os engenheiros da Hyundai trabalharam bastante no desenvolvimento de soluções aerodinâmicas. Na parte inferior dianteira do carro há um fechamento em plástico rígido que auxilia ao evitar turbulências nessa parte da carroceria. Adicionalmente, na frente do tanque de combustível e rodas traseiras, nos dois lados foram instalados defletores de ar para melhorar o fluxo de ar nessa região. Os engenheiros estavam indo bem até esse ponto. Quando olhei o para-choque traseiro vi que ali faltou alguma solução para evitar o “efeito paraquedas” que esse tipo de peça causa no veículo. Ou talvez tenham estudado e viram que a influência é muito pequena, pois o silencioso está posicionado logo à frente do para-choque traseiro.
Para ajudar a alcançar esse resultado de consumo, o Creta vem equipado com sistema start/stop que funciona muito bem e mesmo em trânsito de cidade não se nota perda de eficiência do ar-condicionado. Há um botão no console central para desativar o sistema caso o usuário não se sinta confortável utilizando-o, mesmo sabendo que o consumo global será maior.
Conforto e dinâmica veicular
A arquitetura da suspensão é o tradicional utilizado nessa categoria de veículos. McPherson na dianteira com braço de controle triangular com um eixo de articulação vertical e outro, horizontal, e barra antirrolagem. Na traseira, eixo de torção e molas helicoidais, também com barra antirrolagem, mas integrada no centro da viga em “U” do eixo. Solução simples, barata e eficiente para o peso do veículo.
O conforto de rodagem, no que tange ruídos e vibrações, é bem equilibrado e a aspereza observada em alguns tipos de piso não chega a incomodar.
Curvas também não são problema para o Creta. Tanto a aproximação como o contorno de curvas não trazem nenhum susto. A resposta do sistema de direção eletroassistida está muito bem calibrada com boa progressão de esforço. A definição de centro em velocidades mais altas também é muito bom.
Os pneus 215/60R17 têm calibragem especificada de 33 lb/pol² e, poderiam chegar até 36 lb/pol² como outros modelos que utilizam esta dimensão de pneu. A acredito que a opção foi pelo conforto em detrimento ao melhor consumo de combustível que teria com maior pressão.
O descontentamento vem com a calibração da suspensão que não está com a melhor otimização para o conforto nas nossas vias. O carro copia muito o piso irregular, principalmente sentido através da movimentação mais presa da suspensão traseira. A curva de cargas de tração dos amortecedores traseiros está ligeiramente elevada o que traz essa característica de desconforto.
A suspensão dianteira está mais equilibrada em termos de movimentação, portanto um pequeno ajuste na traseira deixaria o carro ideal para nossas condições de uso.
Uso familiar
Segundo dados divulgados pela Hyundai, o Creta, produzido na fábrica de Piracicaba já acumula 115 mil unidades vendidas no País desde seu lançamento.
Esta atualização que está sendo apresentada para o modelo 2020 visa aumentar o interesse pelo suve médio da marca. E demonstra uma forte vocação para ser o suve da família média e jovem brasileira.
Assista ao vídeo:
GB
FICHA TÉCNICA HYUNDAI CRETA PULSE PLUS 1.6L AUTOMATICO | |
MOTOR | |
Designação | |
Descrição | 4 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvula continuamente variável na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, corrente, coletor de admissão variável, injeção no duto, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 77,0 x 85,4 |
Cilindrada (cm³) | 1.591 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 123/130/6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 16,0/16,5/4.500 |
Taxa de compressão (:1) | 11 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático epicíclico, 6 marchas a frente e ré com engate sequencial |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,400; 2ª 2,726; 3ª 1,834; 4ª 1,392; 5ª 1,000; 6ª 0,774; Ré 3,440 |
Relação de diferencial (:1) | 3,957 |
FREIOS | |
Dianteiro (tipo, Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiro (tipo, Ø mm) | Tambor/n.d. |
Descrição | Freio hidráulico, assistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal, válvula sensível à carga, ABS e EBD |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal de estágio único, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Voltas entre batentes | 2,7. |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 6,5Jx17 |
Pneus | 215/60R17 |
Estepe | 155/90R16 em roda de aço (temporário) |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.359 |
Carga máxima | 430 |
Peso bruto total | 1.789 |
Reboque máximo sem freio/com freio | n.d. |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.290 |
Largura sem/com espelhos | 1.780/n.d. |
Altura | 1.635 |
Distância entre eixos | 2.590 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Altura do solo | 190 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 2,32 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 431 |
Tanque de combustível | 50 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 172 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 12,0 |
Relação peso-potência (kg/cv, G/A) | 10,5 kg/cv |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 10,1 / 7,1 |
Estrada (km/l, G/A) | 11,3 / 8,2 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 47,4 |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 2.530 |
Rotação à veloc.máxima em 5ª (rpm) | 4.685 |
GARANTIA | |
Termo | 5 anos |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE HYUNDAI CRETA PULSE PLUS 2020 |
EXTERIOR |
Grade frontal hexagonal com borda cromada |
Protetores dos para-choques dianteiro e traseiro na cor prata |
Faróis com refletor e máscara cromada |
Moldura cromada na tampa do porta-malas |
Lanternas Clear Type |
Maçanetas externas na cor da carroceria |
Retrovisores externos na cor da carroceria com luz indicadora de direção |
Barras de teto longitudinais na cor prata |
Faróis com projetor e detalhes em preto brilhante |
Acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B 1 |
Limpador de para-brisa tipo flat blade |
Rodas de liga leve diamantadas de 17″, modelo Sport, pneus 215/60 R17 |
INTERIOR |
Painel de instrumentos Supervision Cluster |
Painel com acabamento na cor preta |
Volante revestido em couro |
Detalhes em cromo acetinado no volante, no painel e no console |
Detalhe em cromo acetinado no freio de mão |
Bancos de tecido Tricot |
Maçanetas internas em cromo acetinado |
SEGURANÇA |
Freios ABS (obrigatório) com distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Controle de estabilidade |
Controle de tração |
Gerenciamento de estabilidade |
Sinalização de frenagem de emergência (ESS) |
Assistente de partida em rampa |
Faróis de neblina dianteiros |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista |
Alerta visual de portas e porta-malas abertos |
Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h |
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras |
Limpador e desembaçador do vidro traseiro |
Airbag frontal duplo (obrigatório) |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Destravamento automático das portas em caso de acidente |
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionador e ajuste de altura |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3) |
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (x3) com regulagem de altura |
Estrutura com deformação programada |
Barras de proteção lateral |
Coluna de direção colapsável |
Imobilizador do motor |
Alarme perimétrico |
Alerta sonoro de travamento das portas |
CONFORTO E COMODIDADE |
Ar-condicionado automático digital |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções um-toque (descida/subida) e antiesmagamento |
Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave |
Travas elétricas nas portas e porta-malas |
Chave tipo canivete com telecomando de travamento das portas e porta-malas |
Retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidoras de setas |
Computador de bordo |
Sistema start/stop desligável |
Sensor de estacionamento traseiro |
Câmera de ré com linhas dinâmicas |
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) |
Faróis com funções acompanhamento na chegada e saída |
Acionamento pisca-3 das luzes de direção |
Volante com regulagem de altura e distância |
Banco do motorista com ajuste de altura |
Banco traseiro rebatível e bipartido 70:30 |
Bolsa porta-revista no dorso do encosto do banco do passageiro |
Console central com porta-copos e porta-objetos |
Tomada 12 V (2) no console central |
Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras |
Porta-óculos no console de teto |
Alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros |
Espelho de cortesia com iluminação nos para-sóis |
Console de teto com luzes de leitura dianteira e iluminação central |
Iluminação no porta-malas |
Apoio para o pé esquerdo do motorista |
Comando interno de abertura do tanque de combustível |
Tampa interna do porta-malas |
SISTEMA DE ÁUDIO |
Central Multimídia blueMedia® com TV digital |
Central multimídia tátil de 7 polegadas com TV digital, Apple CarPlay, Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB/iPod e AUX |
Controles de áudio e Bluetooth no volante |
Alto-falantes (4) |
Antena curta no teto |
CORES |
Sólida (preto Onix e branco Polar) |
Metálica (prata Sand, prata Metal, azul Sapphire, verde Amazon, cinza Khaki, cinza Silk) |