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Home Destaques

HYUNDAI CRETA PULSE PLUS 1,6 AUTOMÁTICO, NO USO (COM VÍDEO)

APÓS 3 ANOS EM PRODUÇÃO, O SUVE COMPACTO DA FABRICANTE COREANA SOFRE A PRIMEIRA ATUALIZAÇÃO

identicon por Gerson Borini
27/07/2019
em Destaques, GB, Testes
Fotos, captação e edição de vídeo: Márcio Salvo

Fotos, captação e edição de vídeo: Márcio Salvo







O segmento de suves médios no Brasil tem atualmente uma gama bem diversificada de produtos dos diversos fabricantes aqui instalados. Completando 3 anos de vendas no mercado, o Hyundai Creta sofre a sua primeira atualização estética, mantendo a motorização disponível desde seu lançamento com versões 1.6-l manual e automático e 2.0-l automático.

Para celebrar a reestilização foi adicionada a versão Launch Edition às quatro versões existentes (Attitude, Smart, Pulse Plus e Prestige). Esta versão comemorativa é baseada na Pulse Plus que avaliei durante esta semana, e terá uma produção limitada de 1.200 unidades.

Modificações na grade e nos faróis de neblina

Itens de tecnologia e conforto, como carregador de celular sem fio, e a já conhecida chave presencial em forma de pulseira da Hyundai, foram adicionados à lista de equipamentos da versão Prestige que iremos mostrar quando avaliarmos essa versão.

Conforme mostrado abaixo, os preços vão de R$ 80.990 a R$ 107.990:

Novo Hyundai

Creta 2020

1.6 Hyundai Creta Attitude 1.6 6MT R$ 80.990
Hyundai Creta Smart 1.6 6AT R$ 86.490
Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 6AT R$ 94.990
Hyundai Creta Launch Edition 1.6 6AT R$ 99.990
2.0 Hyundai Creta Prestige 2.0 6AT R$ 107.990
Porte de carro grande

O Hyundai Creta agrada pelo porte do veículo, não deixando dúvidas de ser um suve médio. Alguns veículos que estão sendo categorizados como suve têm que apresentar as dimensões para provar que realmente são. O Creta com altura livre do solo de 190 mm e ângulos de entrada de 21 graus e saída 28, tem tamanho (4.290 mm de comprimento), altura (1.635 mm) e cara de suve. É como a mulher de César, não basta ser honesta, tem que parecer honesta. E o Creta parece um suve médio de verdade.

As atualizações do design exterior do Creta são difíceis de serem notadas na versão Pulse Plus que avaliei nesta semana. As principais alterações estão no para-choque dianteiro e nos faróis de neblina que têm novas linhas de contorno. As rodas 17” tem novo desenho e vem com acabamento diamantado. Ponto positivo para mim é o desenho em 5 raios. E na traseira o para-choque carrega um novo desenho com os refletores reposicionados.

Espaço interno

Tenho observado que o espaço interno para os suve médio é muito bom para os passageiros do banco dianteiro, deixando certas limitações para os ocupantes do banco traseiro. O mesmo acontece com o porta-malas que não tem o tamanho e versatilidade de um sedã do mesmo porte.

O Hyundai Creta não fica longe dessa receita. O espaço e comodidade dos bancos dianteiros é muito bom, com muitos itens de versatilidade como porta-objetos, porta-garrafas, entrada USB e duas tomadas de 12 V. Os apoios de braço no console central e nas portas são bem posicionados, tanto em altura como distância do corpo, e revestidos em material macio, o que agrega no conforto geral do motorista e passageiro.

O forro do teto e das colunas revestido com tecido na cor clara (bege) ajuda a aumentar a boa sensação do espaço interno. Na tradicional avaliação do Bob Sharp do eu atrás de mim nota-se que a acomodação não é das melhores. Talvez o Bob que é uns 2 cm mais baixo ficasse melhor acomodado. Faltou espaço para movimentar as pernas.

Tradicional avaliação de sentar atrás de mim mesmo – faltou espaço para movimentar as pernas

O porta-malas tem capacidade de 431 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento dos encostos dos bancos configurados para 30:70. O estepe de medida 155/90R16 está montado em roda de aço e tem um diâmetro de 666 mm contra 670 mm dos equipados no veículo, sendo esta diferença de 0,6% insignificante para uso temporário.

Conectividade, comodidade e segurança

A central multimídia instalada nesta versão é denominada blueMedia pela Hyundai e possui o interessante recurso de TV Digital. Esta funcionalidade só está disponível com o carro parado, por motivos óbvios de segurança. Eu tentei sintonizar alguns canais, mas não tive sucesso. Talvez o local em que eu estava não tivesse bom sinal digital. Na mesma tela de 7” é projetada a imagem da câmera de ré com linhas indicativas de trajetória das rodas e distância de obstáculos.

Apple CarPlay e Android Auto estão disponíveis, assim como os demais apps que essas tecnologias proporcionam a utilização.

A curiosidade fica por conta da localização do menu na tela de projeção do Apple CarPlay. Usualmente este menu fica posicionado no lado esquerdo do display, mas no Hyundai Creta, pela primeira vez, eu vejo este menu posicionado no lado direito. Para mim fica a impressão que o software utilizado é de versão direção lado direito exportada para países de mão inglesa. A conferir!

Detalhe do menu do Apple CarPlay à direita

O Hyundai Creta tem alguns itens que tornam a condução do veículo mais cômoda e que diminuem a carga de trabalho do motorista. A assistência de partida em rampa é bem-vinda, mas poderia ser melhor se fosse associado ao auto-hold nas paradas. Ar-condicionado automático com controle digital é uma preocupação a menos, porém ficaram faltando as saídas para os ocupantes do banco traseiro.

Pelo lado segurança ao dirigir, o Creta 2020 vem equipado com sistema de sinalização de frenagem de emergência que alerta o motorista em caso de aproximação de obstáculo à frente, controle de estabilidade e de tração.

O sistema de acendimento automático de faróis é um item de comodidade e ao mesmo tempo de segurança. Com a massificação dos painéis digitais, que acendem desde a partida, nota-se que vários motoristas esquecem de acender os faróis ao anoitecer.

Cockpit bem completo

Desempenho e consumo

O motor 1.6-l de 4 cilindros e 4 válvulas por cilindro, de aspiração natural, tem bloco e cabeçote em alumínio e possui duplo comando de válvulas continuamente variável tanto na admissão quanto no escapamento e entrega 123/130 cv a 6.000 rpm e torque de 16/16,5/16, m·kgf a 4.500 rpm.

Motor 1,6-L movimenta bem o Ceta

A versão Pulse Plus é vendida exclusivamente com câmbio automático epicíclico de 6 marchas, sem recursos de modo de condução econômica ou esportiva. Há apenas o modo de condução D (Ddrive) ou M (Manual). Selecionado através da alavanca seletora convencional no console central.

Tanto em modo D como M as trocas de marcha são muito suaves, sem trancos ou hesitações. Ao pressionar o pedal de acelerador até o assoalho, não é sentido o interruptor de kickdown, porém o gerenciamento do câmbio faz isso com perfeição e as reduções de marcha ocorrem perfeitamente, ajudando a melhorar o desempenho de todo o conjunto motriz.

Alavanca seletora de câmbio bem tradicional

O desempenho do Creta automático com o motor 1.6-l é discreto e não consegue empolgar os mais otimistas. Os números confirmam a sensação pois vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos (11,9 na versão manual) e a velocidade máxima é de 172 km/h em ambas as versões de câmbio.

O consumo de combustível também não é uma característica a enaltecer neste veículo. Em uso normal de dia a dia entre cidade e estrada o consumo de álcool ficou na casa de 7,1 km/l. Na viagem que fiz até à curva AE, saindo da minha casa em Campinas, trafegando pelas rodovias Bandeirantes, Santos Dumont e Castello Branco, com controle de velocidade de cruzeiro ativado para o limite das rodovias (120, 110, 120 respectivamente) a média obtida foi de 7,5 km/l de álcool.

O Creta está registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem com classificação absoluta “C” e relativa na categoria “D”. Declara 7,1 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com álcool. Com gasolina seria 10,1 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada. Números totalmente compatíveis com o que alcancei nesses dias de uso.

Apesar do consumo de combustível e desempenho não terem atingido números expressivos, nota-se que os engenheiros da Hyundai trabalharam bastante no desenvolvimento de soluções aerodinâmicas. Na parte inferior dianteira do carro há um fechamento em plástico rígido que auxilia ao evitar turbulências nessa parte da carroceria. Adicionalmente, na frente do tanque de combustível e rodas traseiras, nos dois lados foram instalados defletores de ar para melhorar o fluxo de ar nessa região. Os engenheiros estavam indo bem até esse ponto. Quando olhei o para-choque traseiro vi que ali faltou alguma solução para evitar o “efeito paraquedas” que esse tipo de peça causa no veículo. Ou talvez tenham estudado e viram que a influência é muito pequena, pois o silencioso está posicionado logo à frente do para-choque traseiro.

 

Para ajudar a alcançar esse resultado de consumo, o Creta vem equipado com sistema start/stop que funciona muito bem e mesmo em trânsito de cidade não se nota perda de eficiência do ar-condicionado. Há um botão no console central para desativar o sistema caso o usuário não se sinta confortável utilizando-o, mesmo sabendo que o consumo global será maior.

Conforto e dinâmica veicular

A arquitetura da suspensão é o tradicional utilizado nessa categoria de veículos. McPherson na dianteira com braço de controle triangular com um eixo de articulação vertical e outro, horizontal, e  barra antirrolagem. Na traseira, eixo de torção e molas helicoidais, também com barra antirrolagem, mas integrada no centro da viga em “U” do eixo. Solução simples, barata e eficiente para o peso do veículo.

O conforto de rodagem, no que tange ruídos e vibrações, é bem equilibrado e a aspereza observada em alguns tipos de piso não chega a incomodar.

Curvas também não são problema para o Creta. Tanto a aproximação como o contorno de curvas não trazem nenhum susto. A resposta do sistema de direção eletroassistida está muito bem calibrada com boa progressão de esforço. A definição de centro em velocidades mais altas também é muito bom.

Os pneus 215/60R17 têm calibragem especificada de 33 lb/pol² e, poderiam chegar até 36 lb/pol² como outros modelos que utilizam esta dimensão de pneu. A acredito que a opção foi pelo conforto em detrimento ao melhor consumo de combustível que teria com maior pressão.

Bonito design da roda 17″ com 5 raios

O descontentamento vem com a calibração da suspensão que não está com a melhor otimização para o conforto nas nossas vias. O carro copia muito o piso irregular, principalmente sentido através da movimentação mais presa da suspensão traseira. A curva de cargas de tração dos amortecedores traseiros está ligeiramente elevada o que traz essa característica de desconforto.

A suspensão dianteira está mais equilibrada em termos de movimentação, portanto um pequeno ajuste na traseira deixaria o carro ideal  para nossas condições de uso.

Uso familiar

Segundo dados divulgados pela Hyundai, o Creta, produzido na fábrica de Piracicaba já acumula 115 mil unidades vendidas no País desde seu lançamento.

Esta atualização que está sendo apresentada para o modelo 2020 visa aumentar o interesse pelo suve médio da marca. E demonstra uma forte vocação para ser o suve da família média e jovem brasileira.

Assista ao vídeo:

 

GB

FICHA TÉCNICA HYUNDAI CRETA PULSE PLUS 1.6L AUTOMATICO
MOTOR
Designação
Descrição 4 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvula continuamente variável na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, corrente, coletor de admissão variável, injeção no duto, flex
Diâmetro x curso (mm) 77,0 x 85,4
Cilindrada (cm³) 1.591
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 123/130/6.000
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 16,0/16,5/4.500
Taxa de compressão (:1) 11
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo automático epicíclico, 6 marchas a frente e ré com engate sequencial
Relações das marchas (:1) 1ª 4,400; 2ª 2,726; 3ª 1,834; 4ª 1,392; 5ª 1,000; 6ª 0,774; Ré 3,440
Relação de diferencial (:1) 3,957
FREIOS
Dianteiro (tipo, Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiro (tipo, Ø mm) Tambor/n.d.
Descrição Freio hidráulico, assistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal, válvula sensível à carga, ABS e EBD
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal de estágio único, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida
Voltas entre batentes 2,7.
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
RODAS E PNEUS
Rodas 6,5Jx17
Pneus 215/60R17
Estepe 155/90R16 em roda de aço (temporário)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.359
Carga máxima 430
Peso bruto total 1.789
Reboque máximo sem freio/com freio n.d.
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.290
Largura sem/com espelhos 1.780/n.d.
Altura 1.635
Distância entre eixos 2.590
Bitola dianteira/traseira n.d.
Altura do solo 190
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal calculada (m²) 2,32
Área frontal corrigida (m²) n.d.
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 431
Tanque de combustível 50
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h, G/A) 172
Aceleração 0-100 km/h  (s, G/A) 12,0
Relação peso-potência (kg/cv, G/A) 10,5 kg/cv
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 10,1 / 7,1
Estrada (km/l, G/A) 11,3 / 8,2
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na última marcha (km/h) 47,4
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) 2.530
Rotação à veloc.máxima em 5ª (rpm) 4.685
GARANTIA
Termo 5 anos
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE HYUNDAI CRETA PULSE PLUS 2020
EXTERIOR
Grade frontal hexagonal com borda cromada
Protetores dos para-choques dianteiro e traseiro na cor prata
Faróis com refletor e máscara cromada
Moldura cromada na tampa do porta-malas
Lanternas Clear Type
Maçanetas externas na cor da carroceria
Retrovisores externos na cor da carroceria com luz indicadora de direção
Barras de teto longitudinais na cor prata
Faróis com projetor e detalhes em preto brilhante
Acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B 1
Limpador de para-brisa tipo flat blade
Rodas de liga leve diamantadas de 17″, modelo Sport, pneus 215/60 R17
INTERIOR
Painel de instrumentos Supervision Cluster
Painel com acabamento na cor preta
Volante revestido em couro
Detalhes em cromo acetinado no volante, no painel e no console
Detalhe em cromo acetinado no freio de mão
Bancos de tecido Tricot
Maçanetas internas em cromo acetinado
SEGURANÇA
Freios ABS (obrigatório) com distribuição eletrônica das forças de frenagem
Controle de estabilidade
Controle de tração
Gerenciamento de estabilidade
Sinalização de frenagem de emergência (ESS)
Assistente de partida em rampa
Faróis de neblina dianteiros
Monitoramento de pressão dos pneus
Alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista
Alerta visual de portas e porta-malas abertos
Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
Limpador e desembaçador do vidro traseiro
Airbag frontal duplo (obrigatório)
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis
Destravamento automático das portas em caso de acidente
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionador e ajuste de altura
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3)
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (x3) com regulagem de altura
Estrutura com deformação programada
Barras de proteção lateral
Coluna de direção colapsável
Imobilizador do motor
Alarme perimétrico
Alerta sonoro de travamento das portas
CONFORTO E COMODIDADE
Ar-condicionado automático digital
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções um-toque (descida/subida) e antiesmagamento
Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave
Travas elétricas nas portas e porta-malas
Chave tipo canivete com telecomando de travamento das portas e porta-malas
Retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidoras de setas
Computador de bordo
Sistema start/stop desligável
Sensor de estacionamento traseiro
Câmera de ré com linhas dinâmicas
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
Faróis com funções acompanhamento na chegada e saída
Acionamento pisca-3 das luzes de direção
Volante com regulagem de altura e distância
Banco do motorista com ajuste de altura
Banco traseiro rebatível e bipartido 70:30
Bolsa porta-revista no dorso do encosto do banco do passageiro
Console central com porta-copos e porta-objetos
Tomada 12 V (2) no console central
Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
Porta-óculos no console de teto
Alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros
Espelho de cortesia com iluminação nos para-sóis
Console de teto com luzes de leitura dianteira e iluminação central
Iluminação no porta-malas
Apoio para o pé esquerdo do motorista
Comando interno de abertura do tanque de combustível
Tampa interna do porta-malas
SISTEMA DE ÁUDIO
Central Multimídia blueMedia® com TV digital
Central multimídia tátil de 7 polegadas com TV digital, Apple CarPlay, Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB/iPod e AUX
Controles de áudio e Bluetooth no volante
Alto-falantes (4)
Antena curta no teto
CORES
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Tags: CretaGBGerson BoriniHyundaiHyundai Creta
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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