• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

ASAS QUE ALÇAM ALBON DERRUBAM GASLY

Energético, Red Bull também frita onde o vento sopra mais fraco

identicon por Wagner Gonzalez
13/08/2019
em Conversa de Pista, Destaques do Editor - Motores Clássicos, WG
rorososss (Foto: fulanp_

rorososss (Foto: fulanp_







Diz o slogan que Red Bull te dá asas. Pode até ser verdade, o problema é que essas asas parecem ter obsolescência controlada pelos ventos que sopram nas montanhas do Tirol, e não chegam aos Montes Urais, tampouco aos Alpes franceses. Como a Holanda é um Estado também conhecido como Netherlands — Países Baixos, em tradução oficial —, quem anda lucrando com isso é ninguém menos que Max Verstappen, para tristeza do francês Pierre Gasly (foto de abertura) e do anglo-tailandês Alexander Albon. O roteiro dessa obra tem requintes de tortura, cenas de morde-e-assopra e a influência do poder político e econômico.

Albon agora vê o mundo por outra janela: no GP da Bélgica estreia na equipe principal da Red Bull (Getty Images)

O cenário da grande reviravolta do mês de férias da F-1, pelo menos até esta manhã, é o centro nervoso da Red Bull, uma fábrica de energético de fórmula criada na… Tailândia e que banca equipes com carros equipados com motores fabricados pela Honda, terceira maior fabricante de automóveis na…Tailândia. Não é nada tão simples assim, mas esta combinação de fatores ajuda a entender a recente mudança no posto de segundo piloto para o enfant terrible Max Verstappen, personagem que representa muito bem o estereótipo do consumidor da bebida do touro vermelho: o filho de Jos parece funcionar sempre 20% acima do limite de giros do motor que impulsiona seu carro.

Max Verstappen é o estereótipo do consumidor ideal de energéticos (Getty Images)

Max é um queridinho de Helmut Marko, exemplo de autoritarismo no que diz respeito a defender suas ideias. Assim como consagrou Verstappen, o ex-piloto de F-1 já fritou Mark Webber, Daniel Ricciardo, Daniil Kvyat e, agora, Pierre Gasly, para citar apenas quatro nomes. Quem é bom de memória também vai lembrar que ele tirou Luiz Pereira Bueno de uma prova de longa duração em Zeltweg. Para manter o número de celular na lista de contatos desbloqueados de Marko jovens pilotos precisam demonstrar que são mais que uma promessa: é vital subir ao pódio e mostrar combatividade acima de qualquer deslize. Pode até bater, mas desde que seja lutando pela liderança.

Helmut Marko tem fama de durão e nos anos 1970 prejudicou Luiz Pereira Bueno (Getty Images)

Pierre Gasly chegou ao time principal da Red Bull como mais recente futuro campeão e piloto capaz de fazer frente ao privilegiado holandês. A temporada de F-Super Nippon em 2018 garantiu alguns golpes certeiros: ao desembarcar na equipe que trocou o motor Renault pelo Honda, ele já tinha uma boa noção sobre o método de trabalho dos japoneses e se aproveitou disso na pré-temporada. Foi algo bom, mas não suficiente. Corrida após corrida o francês foi abatido em capítulos num seriado no qual um coadjuvante surpreendia a ponto de se equiparar em destaque mesmo com uma pontuação longe se der comparada à ostentada pelo antagonista da história. No meio da temporada, Gasly somou 63 pontos, o que o coloca em sexto no campeonato, enquanto Albon tem apenas 16, praticamente um quarto disso.

Nove corridas sem os resultados esperados deixaram a carreira de Gasly de cabeça para baixo (Getty Images)

Como cabe a um ator em início de carreira, é preciso estar atento as oportunidades. Se na música já vivemos meses bombardeados por sucessos de etnias representadas pelos sons de Macarenas, Lambadas e o K-Pop, na F-1 cada vez mais o tom de mercados em crescimento dá as cores da vez. E a Tailândia é um desses mercados e até já teve um grande nome da F-1, um certo Birabongse Bhanudej Bhanubandh, mais conhecido nas pistas como Príncipe Bira do Sião,  Estado que antecedeu a criação desse país em 23 de junho de 1939. Bira disputou 18 GPs conquistando dois quartos lugares: um no GP da Suíça, em 1950, e outro no da França, em 1954, ano e que venceu o GP das Fronteiras, prova extra-campeonato, disputada em Chimay, na Bélgica.

Príncipe Bira, hoje nome de circuito, representou o Reino do Sião na F-1 antes do país se tornar Tailândia (iniming)

Alexander Albon é o primeiro tailandês a competir na F-1 desde então. Sem apoio dos recursos de uma família real, o fato da fórmula do Red Bull ser de autoria de Chaleo Yoovidhya e da Honda ter grandes interesses na Tailândia são fatos que conspiram a seu  favor. Evidente que ele correspondeu, até mesmo excedeu, o que se esperava dele ao compartir uma equipe com o mais experiente e calejado Daniil Kvyat. Por acaso, o russo, genro de Nelson Piquet, tem 27 pontos no campeonato, mas isso de nada adiantou nas atuais circunstâncias. A promoção de Albon põe novamente em xeque o programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull e enche de esperanças os novos pilotos tailandeses. Esperança que tem um peso quase tão grande quanto a responsabilidade de Albon não decepcionar logo na primeira corrida, que se realiza em um circuito dos mais cruéis, Spa-Francorchamps.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

(Atualizada em 14/08/19 às 12h30, correção do nome antigo da Tailândia, que é Sião e não Ceilão, atual Sri-Lanka)







Tags: Alexander AlbonChaleo YoovidhyaHondamudançasRed BullThailandia Dietrich Mateschitz
Próximo

O SHOW DO MAO E DO MURAD – EPISÓDIO Nº 38

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17