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Home Destaques

EVOQUE, RENOVAÇÃO DO BEST SELLER DE LUXO

Land Rover muda tudo no Evoque, mas mantém o design que o destacou entre os suves de luxo

identicon por Josias Silveira
28/08/2019
em Destaques, JS, Lançamentos
Foto: autor

Foto: autor

O Evoque chama a atenção até de quem não gosta de suve. Em um segmento em que o design não prima pela criatividade, este inglês conseguiu se destacar exatamente pelas linhas ousadas e bonitas desde seu lançamento em 2011. Sua individualidade contrasta com muitos suves que necessitam olhar os emblemas-logotipo para saber do que se trata.

Agora na sua versão 2020, sua segunda geração consegue manter a atração visual. Tudo é novo, da arquitetura PTA (Premium Transverse Architecture) até todas as peças de carroceria, em aço de alta resistência e alumínio. Mudou bastante, mas não parece. É preciso colocar ao lado do modelo agora antigo para notar as diferenças.

 

Faz parte de linha Range Rover, o topo da Land Rover, e uma definição de seu visual seria a de que parece o novo Velar em escala menor. Mas, por sua vez, o Velar também foi inspirado nas linhas do Evoque, devido ao sucesso deste suve compacto (mais de 800 mil vendidos globalmente, cerca de 27 mil no Brasil), que manteve seu comprimento de 4.371 mm..

Assim, vira um “o ovo ou a galinha” entre o Velar e o Evoque. O que parece certo é que o visual do Evoque será a linha-mestra do design da Land Rover. Vamos confirmar com o novo Defender, que deve surgir no próximo ano.

Semi-híbrido

Mas, além do visual, o novo Evoque traz muitas novidades eletrônicas e o novo motor — o Ingenium, 2,0 Turbo, 4-cilindros, de 300 cv a 5.500 rpm e 40,7 m·kgf de 1.500 e 4.500 rpm, o mesmo do suve Jaguar E-Pace, projeto da própria Jaguar Land Rover.

Novidade mesmo, entretanto, é a solução do alternador com função também de motor de partida.  Alimentando por bateria de 48 volts, tem 17 cv, ,potência essa que auxilia o motor a combustão nas acelerações e retomadas, Essa potência é fornecida assim que o acelerador é pressionado, como ao arrancar da imobilidade. Desse modo, independentemente de os turbos modernos serem pródigos em não sofrerem mais do atraso em produzir pressão (turbo lag), o concurso do motor elétrico virtualmente elimina qualquer resquício do indesejável efeito. Fora que relega ao passado o característico ruído do motor de partida e seu engrenamento com o volante do motor. A partida é absolutamente silenciosa, o que até torna prazerosa a função desliga-liga nas paradas (start-stop). A bateria é permanentemente carregada pelo alternador, inclusive ao levantar o pé do acelerador ou ao frear.

Por isso, este Evoque é classificado como veículo semi-híbrido (em inglês, mild hybrid electric vehicle, MHEV). Cabe salientar que esta solução de semi-híbrido contribui para discreta redução do consumo de combustível e que não se percebe a atuação da função motor elétrico..

Esquema do híbrido leve, que usa um sistema elétrico de 48 volts; acrescenta 17 cv em acelerações (Desenho: divulgação Land Rover)

Ma prática não se constata muita economia de gasolina, já que mantido a 120 km/h, tanto no controle de cruzeiro quanto no acelerador, seu consumo fica entre 9,3 km/l e 9,5 km/l. Culpa em parte de seu peso de 1.850 kg (que influi menos na estrada) mas principalmente de sua grande área frontal, que garante sua imponência, mas aumenta muito o arrasto aerodinâmico. Basta baixar para 100 km/h de velocidade de cruzeiro que rapidamente o consumo vai para 10 km/l. E tudo isso dirigindo no modo Eco com o motor girando a pouco mais de 1.900 rpm em nona marcha do preciso câmbio automático ZF 9HP. Dirigindo no modo esportivo, o tanque de 67 litros será pequeno…

Test drive incluiu as belas montanhas de Pardinho (SP), inclusive um pico de onde se avista as três grandes pedras (Foto:autor)

Porém, consumo não deve ser uma preocupação para os donos do Evoque, que inicialmente só chega na versão de topo, A R-Dynamic HSE, que começa nos R$ 312.300 e vai aos R$ 322.300 com um Pacote Brasil, que traz pintura metálica e detalhes Black Pack, completados por ajuste elétrico do volante em altura e distância.

Será importado da Inglaterra, produzido em Halewood, e não existem planos de nacionalização na fábrica de Itatiaia, RJ.

Pelas montanhas paulistas

Todas as qualidades do novo Evoque foram constatadas em longo percurso oferecido para teste,  mais de 450 quilômetros, com 70~80 km de terra e pedra, culpa de nosso amigo Luís Fernando Carqueijo, dono da Trailway Eventos Off-Road (e também editor do AE), que organizou o trajeto pelo interior paulista. Carqueijo adora colocar a gente para comer poeira. A bela região montanhosa e cheia de trilhas foi na região de Pardinho, cerca de 190 quilômetros da capital.

Espectadores alheios ao design do novo Evoque. Quantos proprietários colocam este carro na poeira? (Foto: autor)

Neste teste, a primeira constatação é a de que basta dirigir alguns quilômetros para se esquecer que se está ao volante de um suve. E isto é um elogio. Sua altura, o fato de dirigir “altinho”, a largura mais generosa… tudo isto se torna secundário, pois surge muito prazer em rodar com um carro rápido, ágil e estável, com suspensão cheia de ajustes eletrônicos.

Com 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e máxima de 242 km/h, o prazer é garantido pelo bom torque, bastante plano..

No trajeto em terra ou fora-de-estrada, o Evoque foi muito eficiente, demonstrando a longa tradição da Land Rover, nome cuja tradução literal seria algo como andarilho na terra.

Travessia de riachos nos trajetos fora-de-estrada, obra de nosso amigo Carqueijo (Foto: autor)

Mesmo com pneus para asfalto, a nova plataforma PTA (comum ao suve Jaguar E-Pace) se mostrou mais rígida (13% segundo a fábrica) e os recursos para todo-terreno ganharam ainda mais eficiência com o novo gerenciamento eletrônico. Tudo pode ser regulado na tela central do console — tipo de solo, tração, etc  — e no painel central de TFT se observa como se comporta a tração nas quatro rodas (traseira sob demanda) através de demonstração gráfica em tempo real. Inclusive as mordidas do freio que seguram cada roda que perde tração. Uma solução bem mais simples que diferenciais bloqueantes ou autobloqueantes, graças à eletrônica.

Em trechos difíceis, pode-se regular a velocidade, geralmente a menos de 10 km/h, e o Evoque ajusta tração, suspensão e aceleração para manter a velocidade programada, tanto em descidas como em subidas. Trata-se do recurso Terrain Response (resposta do terreno) e basta virar o volante que o carro se entende com os obstáculos.

São muitos recursos, tanto para terra como asfalto, tudo ajustado pelas telas táteis, o que também se transforma em um visual limpo de painel, praticamente sem botões. Quem não quiser se preocupar, bastar colocar tudo em Automático que o carro se entende com a estrada.

Em alguns momentos estes recursos não chegam a ser tão práticos no uso em tela tátil, mas existe um volante cheio de botões que permite atalhos para ajustes mais corriqueiros.

Novo recurso de “vista sob o capô” ajuda a trilhar as rodas dianteiras em lugares difíceis (Foto: divulgação)

Outro novo recurso que inicialmente parece puro marketing se mostrou bastante útil em trilhas apertadas: o “capô transparente”. Câmeras na dianteira captam o terreno imediatamente à frente para projetar na tela central do console uma visão da pista que está embaixo do capô. Claro, há um retardo para que a imagem corresponda ao que realmente está sob o capô. Com a frente alta, este auxilio acaba sendo importante para se trafegar em lugares apertados e escolher o melhor traçado para as rodas.

Curiosa comparação entre o Evoque e o tradicional Defender, que deve voltar em 2021 (Foto: autor)

Claro que vale a pergunta sempre sem resposta: quantos donos de Evoque terão coragem de colocar um carro destes em trilhas, lama ou atravessar riachos? E olha que ele pode trafegar em vaus de até 600 mm de água.

Ainda entre as novidades, o espelho retrovisor do Evoque tem dupla função. Além de um espelho convencional, basta acionar a alavanca dia-e-noite e ele se transforma em uma tela, que exibe imagens de três câmeras na traseira, com direito a zoom e maior ângulo de visão, inclusive sem interferência da coluna  traseira. O recurso é um verdadeiro achado  ao transportar objetos altos que prejudiquem ou impeçam a retrovisão.

Espelho se transforma em tela de câmeras traseiras quando se precisa melhor visão (Foto: divulgação)

Conforto interno ótimo, com direito a todos os luxos de um Range Rover, de bancos de couro a sofisticação de condicionador de ar automático, além de sistema de infotenimento compatível com Android Auto e Apple.CarPlay.

Traz ainda o sistema de auxílio de frenagem em emergência e leitor de faixas com corretor de rota, já padrão no segmento de luxo. Mas, como descobri rapidamente no teste de apresentação, isso pode ser desligado. Do contrário apareceria rapidamente a imagem de uma xícara de café no painel, avisando que o motorista não está centrando bem o Evoque na pista e deve estar com sono.

Maior distância entre-eixos aumentou espaço no banco traseiro, mas manteve um excelente porta-malas de 591 litros; encosto do banco traseiro é dividido 40:20:40 (Foto: autor)

O aproveitamento de espaço é exemplar para um suve compacto, ainda mais que a nova plataforma aumentou a distancia entre-eixos em 21 mm, chegando aos 2.681 mm. Mesmo com bom espaço para ocupantes do banco traseiro, o porta-malas é bastante generoso, 591 litros.

Claro, boa parte das pessoas, sem uma generosa conta bancária, vai achar caro os mais de R$ 300 mil, tornados  mais salgados em relação ao modelo anterior em quase R$ 100 mil.

Foto: autor

Por isso virá mais adiante  uma versão mais simples, com o mesmo motor Ingenium 2,.0 Turbo, porém com 50 cv a menos. Será a SE R-Dynamic, com alguma simplificação em equipamentos e motor flex de 250 cv. Chegará a partir de outubro e seu preço será de R$ 281.600. Mesmo assim, não resolve para a maioria dos mortais, caso deste escriba que vez ou outra tem seu “dia de princeso”.

JS

(Atualizada em 28/08/19 às 18h05, correção de informação, o veículo não está isento do rodízio de São Paulo por questão de legislação pertinente. Também, o monobloco é de aço e não de alumínio, com informado na ficha técnica)

FICHA TÉCNICA RANGE ROVER EVOQUE P300 HSE
MOTOR
Designação Ingenium Si4 300cv
Descrição Dianteiro, transversal, 4-ci. em linha, al, bloco e cabeçote de alumínio,, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase admissão e escapamento, 2 levantamentos de válvulas, 4 válvulas por cilindro, injeção direta,  turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.998
Diâmetro e curso (mm) 83 x 92,3
Taxa de compressão (:1) 10,5
Potência máxima (cv/rpm) 300/5.500
Torque máximo (m·kgf/rpm) 40,8/1.500 a 4.500
SISTEMA ELÉTRICO
Bateria, tipo Íons de lítio
Capacidade (A·h) 112
Tensão (V) 48
Alternador-motor de partida, potência (cv) 17
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico ZF 9HP, 9 marchas mais ré, tração integral sob demanda, predominante dianteira, trocas manuais pela alavanca seletora ou por borboletas atrás do volante
Relações das marchas ):1) 1ª – 4,713; 2ª 2,642; 3ª 1,909; 4ª 1,282; 5ª 1,0; 6ª 0,808; 7ª 0,699; 8ª 0,580; 9ª 0,480; ré 3,630
Relação de diferencial (:1) 4,544
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira McPherson, braço triangular, mola pneumática, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Suspensão traseira Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 3
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,6
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/349
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado/325
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 8Jx20
Pneus 235/50R20Y
 AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,33
Área frontal calculada (m²) 2,511
Área frontal corrigida (Cx x A, m²) 8,828
CONSTRUÇÃO Monobloco em aço,, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 591
Tanque de combustível 67
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.850
Carga útil n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.371
Largura sem/com espelhos 1.904/2.100
Altura 1.649
Distância entre eixos 2.681
Bitola dianteira/traseira 1630/1.630
Distância mínima do solo 212
CAPACIDADE OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º) 20,8
Ângulo  de saída (º) 30,6
Ângulo de rampa (º) 20,7
Profundidade de vau (mm) 600
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 6,6
Velocidade máxima (km/h) 242
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) n.d.
Estrada (km/l n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 9ª (km/h) 62,4
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) 1.900
Rotação à vel. máxima em  7ª  (rpm) 5.600

 

EQUIPAMENTOS EVOQUE P300 HSE R-DYNAMIC
EXTERIOR
Acendimento automático dos faróis
Defletor na porta de carga
Emblema ‘Evoque’
Faróis de LED  com luzes de rodagem diurna (DRL)
Faróis de neblina
Luz de aproximação
Luz traseira de neblina
Maçanetas externas de portas retráteis
Pacote exterior Black Pack
Retrovisores externos rebatíveis e com função antiofuscante
Sensores de chuva e crepuscular
INTERIOR
Ar-condicionado automático digital bizona
Descansa-braço dianteiro deslizante
Iluminação ambiente
Iluminação do console superior
Para-sóis com espelho e iluminação
Partida por botão
Porta-copos duplo com tampa
Saída de climatização para o banco traseiro
Sensor de qualidade do ar
Sobretapetes
Soleira R-Dynamic
Teto solar panorâmico de acionamento elétrico
BANCOS E ACABAMENTO EXTERNO
Acabamento Grated Linear Bright Aluminum
Apoio de cabeça central traseiro
Banco traseiro tripartido 40:20:40
Bancos de couro Windsor
Bancos dianteiros com ajustes elétricos
Volante em couro perfurado
Revestimento de teto Light Oyster Marine
DINÂMICA
All Terrain Progress Control
Arrancada com baixa tração
Assistente de partida em aclives
Controle anticapotagem
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
Controle de estabilidade e tração
Direção eletroassistida
Freio de estacionamento eletromecânico
Suspensão passiva
Terrain Response 2
RODAS E PNEUS
Estepe temporário de seção estreita
Pneus 235/50R20
Rodas de liga de alumínio de 20″
INFOTENIMENTO
Compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay
Conectividade Bluetooth
Multimídia Touch Duo Pro com tela de 10″
Navegador Pro
Pacote Incontrol
Painel TFT
Sistema de áudio Meridian
SEGURANÇA
Apoios de cabeça dianteiros passivos
Assistente de frenagens de emergência
Assistente de ponto cego
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina (6)
Controle ´por voz
Engates Isofix para dois bancos infantis
Indicador de desgaste de pastilhas de freio
Lembre de cintos dianteiros desatados
Sensor de intrusão
Travamento automático das portas
Travas elétricas para crianças
COMODIDADE
Acionamento um-toque dos elevadores dos vidros
Ajuste elétrico do volante de direção em altura e distância
Câmera 360º
Pacote de tomadas elétricas 1
Porta de carga de acionamento elétrico com comando por movimento do pé
Retrovisor interno com função de monitor das câmeras traseiras
Vidro traseiro térmico com temporizador
Vista do solo à frente





Tags: Josias SilveiraJSLand Rovernovo EvoqueSUV compactoSUV de luxotopo de linha
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Josias Silveira

Um dos mais respeitados jornalistas automobilísticos brasileiros, Engenheiro mecânico e jornalista, foi editor da revista Duas Rodas e publisher da revista Oficina Mecânica. Atualmente é um dos editores da revista TOP Carros além de colaborador da Folha de S. Paulo e de diversos outros meios. Também é autor do livro "Sorvete da Graxa".

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