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Home GB

FORD KA 1,0 FREESTYLE, NO USO

ACABAMENTO MAIS REFINADO E ECONOMIA DE COMBUSTIVEL SÃO OS DESTAQUES

identicon por Gerson Borini
30/08/2019
em GB, Testes
Fotos: Antonio Nunes Junior

Fotos: Antonio Nunes Junior





Surfando na onda dos carros com visual mais aventureiro, com acabamento mais refinado e preço mais alto, o Ford Ka 1-litro FreeStyle chega para apimentar esse mercado onde a Ford participava apenas com a versão de motor 1,5-l, e exclusivamente com câmbio automático.

Com o lançamento do FreeStyle 1-litro (apresentado pelo editor Carlos Meccia em junho/19), o Ford Ka passa a ter 4 modelos com o motor flex de três cilindros 1-litro, produzido na fábrica de Camaçari, e o câmbio MX65 manual de cinco marchas produzido na Ford de Taubaté.

Os preços do Ka 1,0 são: S, R$ 45.590; SE ,R$ 46.290; SE Plus, R$ 49.790; e FreeStyle, R$ 56.690.

Destaque para a grade dianteira com elemento interno em formato de colmeia e a suspensão elevada.

A principais diferenças no Ka FreeStyle em relação às demais versões estão na maior de rodagem e altura do veículo em cerca de 18 mm,  e a adição do rack do teto que é funcional e pode carregar até 50 kg. Estas duas alterações combinadas elevam a altura total do veículo em cerca de 39 mm, atingindo 1.564 mm.

O novo visual é complementado por rodas de 15” de liga de alumínio pintada em tom cinza escurecido, moldura plástica que circunda todo o veículo, incluindo para-choques, abertura dos para-lamas e caixa lateral inferior.

 

A carcaça dos espelhos retrovisores é pintada na cor cinza, enquanto o defletor traseiro, maçanetas externas e para-choques são pintados na cor do carro. A grade em novo formato “colmeia” é pintada em preto.

O comprimento total da carroceria é de 3.954 mm com distância entre eixos de 2.490 mm e largura total com espelhos de 1.911 mm. O peso total foi de 1.037 kg para 1.081 kg.

Trem motriz e desempenho

Um destaque deste Ka é seu brilhante motor tricilindro Ti-VCT Flex de 1 litro, 80/85 cv a 6.300/6.500 rpm e 10,2/10,7 m·kjf a 3.500/4.500 rpm. É bastante suave e de sonoridade bem agradável. Uma particularidade dele é utilizar correia dentada dos comandos de válvulas encapsulada em banho de óleo. A vantagem desta solução é a correia ter praticamente a mesma durabilidade de um sistema por corrente, com o baixo ruído e menos atrito. A periodicidade de troca  é 240 mil km, ou seja, praticamente a vida do motor. Porém, a utilização do óleo lubrificante em desacordo com a recomendação da Ford pode reduzir a sua vida obrigando a troca antecipada ou, deixando de fazê-lo, haver possibilidade de rompimento, com prejuízos ao proprietário. A troca dessa correia é bem trabalhosa, pois é necessário desmontar vários componentes, e consequentemente tem um valor de mão de obra mais alto.

O sistema de correia dentada em banho óleo utilizado no motor tricilindro requer atenção para o óleo lubrificante utilizado para evitar danos nela; manutenção a cada 240 mil km é o destaque

O câmbio manual Ford MX65 de 5 marchas mais ré, todas sincronizadas, tem engates suaves através da alavanca com boa altura e traz baixo esforço e boa precisão. O destaque fica para o engate da ré que é feito diretamente sem a necessidade de maiores ginásticas da mão ou dos dedos para liberar travas. Basta levar a alavanca de câmbio totalmente para a direita e para trás. Não há possibilidade selecionar ré ao tirar da quinta por haver bloqueio no seletor, dentro da caixa, que só é liberado quando a alavanca “passeia” no curso horizontal de seleção.

A aceleração 0-100 km/h é divulgada pela Ford, com álcool apenas: 15,1 segundos. A  velocidade máxima não é informada, mas estimo que atinja pelo menos 165 km/h. O carro mostra-se muito ágil para o trânsito em cidade, com uma boa aceleração e rápida resposta para retomadas de velocidade. Trafegando a 120 km/h em 5ª marcha o motor está a 3.820 rpm, o que não prejudica o nível de ruído interno. É possível uma conversa e/ou ouvir a emissora de rádio preferida.

Gráfico dente de serra do Ka 1,0 FreeStyle 2020

O alcance das marchas (km/h), no corte a 6.700 rpm são; 1ª 43; 2ª 78; 3ª 121; 4ª 167.

Esforço do pedal do acelerador e do pedal de embreagem são bem agradáveis e proporcionam uma dirigibilidade confortável, mesmo em trânsito urbano, onde é o principal foco de utilização deste tipo de veículo.

O consumo de combustível homologado é de 13,0/9,1 km/l em cidade e 15,1/10,4 km/l em uso rodoviário. Durante o período de avaliação utilizei o carro 80% do tempo em estradas, e sempre com gasolina, obtive a média de 14,8 km/l, resultado que considero bom para a maneira despreocupada que dirigi nesta semana.

Dinâmica veicular

A receita utilizada no Ka FreeStyle 1-L foi a mesma do aventureiro com motor 1,5-L, ou seja, altura de rodagem elevada pela suspensão em 18 mm, recalibração de amortecedores, barra antirrolagem com maior rigidez torcional e bitolas aumentadas em 30 mm. Tudo isso associado a pneus 185/60R15H (Pirelli Cinturato P1 no carro testado).

 

O comportamento dinâmico obtido foi muito bom. O carro passa bem pelas imperfeições de pisos que encontramos em toda parte, estando isento de oscilações indesejáveis de carroceria.

Em todo carro a calibração da suspensão é muito afetada pela movimentação do motor e câmbio, porém com a adoção de coxins hidráulicos no motor foi obtido um bom resultado de ruídos e vibrações do veículo, além de dar uma boa contribuição para o conforto geral e maior solidez à dinâmica do veículo. Mesmo sem material fonoabsorvente no interior do compartimento do motor (parede de fogo e capô) o nível de ruído interno em velocidades de cruzeiro 100-120 km/h é aceitável.

Pneus de perfil 60, necessários para conciliar a seção transversal de 185 mm com diâmetro da roda completa adequado, além da  trazerem um bonito visual ao veículo, são sempre uma perturbação para os engenheiros que objetivam um maior conforto de rodagem do veículo. No caso do Ka FreeStyle o compromisso de conforto e estabilidade foi muito bem resolvido e o resultado é um carro sólido ao rodar, com bom nível de absorção de impactos pelo conjunto pneu-suspensão e ótima estabilidade em curvas.

A utilização de subchasss dianteiro onde estão ancorados os principais elementos da mecânica frontal (braços de controle da suspensão, barra antirrolagem, caixa de direção e coxim traseiro do motor) ajudou na rigidez e isolação de todos sistemas, colaborando para a bom compromisso geral de aspereza e ruído de rodagem.

Esta versão aventureira do Ford Ka é a única a oferecer de série controle eletrônico de estabilidade e tração, mais assistente de partida em aclives. O controle de tração pode ser desabilitado através do menu “Configurações” na central multimídia. Adicionalmente, o modelo incorpora o sistema de proteção anticapotagem com sensor de deriva, que monitora a inclinação lateral do veículo e reduz o risco de acidentes, acionando os freios individualmente e reduzindo a potência do motor, quando necessário.

A direção eletroassistida é bem leve para manobras e possui uma boa progressão de esforço com o incremento da velocidade. A sensação de centro não é das melhores já avaliadas e requer algumas correções do volante. O sistema possui uma característica que filtra as vibrações de desbalanceamento de rodas até 25 gramas, evitando chegar ao volante de direção. O sistema faz também a compensação do câmber da pista e ventos transversais, desobrigando o motorista de efetuar correções..

Conectividade, comodidade e conforto

A partir do lançamento do FreeStyle 1-litro, todas as demais versões do Ford Ka passam a utilizar o sistema de multimídia chamado Sync 2.5 com tela de 7”, ficando o 3.0 apenas para os modelos de topo da marca.

Esta versão 2.5 perde algumas funcionalidades em relação à 3.0, porém para minha exigência o mais importante está preservado, que é a disponibilidade do Android Auto e Apple CarPlay. Tudo é conectado a uma porta USB existente no console central.

Painel em duas cores, preto e marrom; destaque para a central multimídia posicionada no alto do console central, facilitando a operação e leitura

Rádio e telefone podem ser comandados no volante. Há a grande comodidade do botão de volume do rádio localizado na central multimídia ser giratório, em vez dos capacitivos existentes em carros de outras marcas.

Ajuste de altura do volante e do banco do motorista, e apoios de cabeça com regulagem de altura, ajudam a encontrar a melhor posição de dirigir. A visibilidade do quadro de instrumentos e da central multimidia é muito boa, de dia e à noite.

Porta-copos e porta-garrafas estão localizados tanto nas laterais de porta quando no console central, que também abriga uma tomada de força 12-V.

 

Os controles do sistema de ventilação são leves e precisos na sua operação. Nota-se que são comandos elétricos e não via cabo como outros veículos deste segmento.

Vidros elétricos nas quatro janelas, porém sem a funcionalidade um-toque para subir/descer. em nenhuma das posições, apesar de o site da Ford informar que esta funcionalidade existe na porta do motorista.

Sobretapetes de borracha moldada traz praticidade para limpeza e conservação do carpete, além da ajudar na isolação de ruídos; apoio de pé esquerdo é excelente

Sendo uma versão aventureira, incluir tapetes de borracha moldado do tipo bandeja com bordas alta foi uma ótima decisão da Ford, facilitando a limpeza. O tapete do lado motorista possui a fixação positiva evitando o deslocamento, o que poderia colocar em risco a segurança.

O computador de bordo conta com as  funções de consumo médio e instantâneo, velocidade média e autonomia, porém tem o incômodo de ser comandado por um botão no centro do quadro de instrumentos.

Segurança passiva e interior

Bolsas infláveis frontais (obrigatória), cinto de de três pontos em todas as posições e dianteiros com regulagem de altura de ancoragem na coluna, e engates Isofix para dois bancos infantis, são itens que queremos encontrar em todos os carros, e o Ford Ka os tem.

Os bancos tem um revestimento mesclado de material sintético com tecido na cor preta com detalhes em marrom. O inverso é apresentado no painel que tem cor predominante marrom com detalhes em preto. Os painéis de porta seguem a padronagem de cores dos bancos em preto e detalhes em marrom. Toda essa combinação de cores tem uma bonita harmonia com as linhas e vincos dos componentes.

 

O conforto do banco é proporcional ao conforto do ajuste da suspensão. Não adianta ter uma boa suspensão e um banco ruim. No caso do Ford Ka FreeStyle esse casamento está bem adequado. Em toda utilização que fiz do carro durante os oito dias de avaliação “no uso” não notei nenhuma fadiga corporal.

O acesso ao banco traseiro é facilitado pelo bom ângulo de abertura dessas portas, e na tradicional avaliação “eu atrás de mim” sobrou um espaço adequado para acomodar as pernas.

Bom espaço para pernas na condição “eu atrás de mim”. Bom espaço para cabeça também.

O mesmo conceito de tapete de borracha moldado tipo bandeja foi adotado no porta-malas de 257 litros de capacidade. Abaixo deste está localizado o pneu estepe na medida 165/70R14 montado em roda de aço, de diâmetro 2,7% menor que os rodantes normais.

 

Conclusão

O Ford Ka FressStyle 1-litro com câmbio manual é uma ótima opção para aqueles que precisam de um carro econômico e que dispensam um desempenho mais esportivo, mas que exigem um pouco mais de conforto e conveniência e que são atraídos por um design diferenciado. O que não é encontrado nos carros com motor 1-litro tradicionais e de entrada do segmento.

A garantia oferecida pelo fabricante é de 3 anos sem limite de quilometragem, porém bateria e amortecedores tem um prazo limitado a 2 anos ou 50 mil kms no caso dos amortecedores.

GB

(Atualizada em 30/08/19 às 12h20, foto dos bancos dianteiros)

Mais fotos e a seguir ficha técnica e lista de equipamentos:

 

FICHA TÉCNICA FORD KA FREESTYLE 1,0 2020
MOTOR
Denominação Ford 1,0 Ti-VCT Flex
Descrição 3 cil. em linha, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada encapsulada em banho de óleo, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, injeção no duto, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, bomba de óleo de vazão variável, flex
Diâmetro e curso (mm) 71,9 x 81,8
Cilindrada (cm³) 996.3
Taxa de compressão (:1) 12
Potência (cv/rpm, G/A) 80/85/6.300 a 6.500
Torque (m·kgf/rpm, G//A) 10,2/3.500//10,7/4.500
Comprimento da biela (mm) n.d.
Relação r/l n.d.
Corte de rotação (rpm) 6.700, corte misto
Ignição Estática, bobinas individuais
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo manual Ford MX65 de 5 marchas + ré, todas sincronizadas, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 3,727; 2ª 2,095; 3ª 1,345; 4ª 0,971; 5ª 0,775; ré 3,727
Relação do diferencial (:1) 4,54
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) n.d.
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do volante (mm) 375
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Tambor/n.d.
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem
Circuito hidráulico Duplo em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 6J x 15
Pneus 185/60R15
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback. 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d
Área frontal (calculada, m²) 2,12
Área frontal corrigida (m²) n.d
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 3.954
Largura (sem/com espelhos) 1.695/1.911
Altura 1.570
Distância mínima do solo 188
Distância entre eixos 2.490
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 257
Tanque de combustível 51
PESO (kg)
Em ordem de marcha 1.081
Carga útil 379
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) n.d./15,1
Velocidade máxima (km/h, G/A) n.d./n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 13,0/9,1
Estrada (km/l, G/A) 15,1/10,4
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha, 5ª (km/h) 31,4
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) 3.820
Rotação à vel. máxima, 4ª (rpm) 6.600
MANUTENÇÃO
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) 10.000/anual
Óleo do câmbio Não requer troca
CORES
Branco Ártico, preto Ebony, prata Dublin, preto Bristol, cinza Copenhagen, cinza Moscou

 

EQUIPAMENTOS FORD KA 1,0 FreeStyle 2020
SEGURANÇA
Assistente de partida em aclives
Bolsas infláveis frontais (obrigatório)
Cinto de três pontos para todos os ocupantes
Controle de estabilidade e tração
Desembaçador do vidro traseiro
Encosto de cabeça para todos ocupantes
Engates Isofix para dois bancos infantis
Faróis de neblina
Freio ABS (obrigatório)
Limpador e lavador do vidro traseiro
Repetidores de setas nos espalhos
Sensor de estacionamento traseiro
Trava elétrica das portas
CONFORTO
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros
Ajuste de altura do volante
Ajuste elétrico dos retrovisores
Ar quente
Ar-condicionado
Banco do motorista com ajuste de altura
Banco traseiro dividido 70:30 com encostos rebatíveis
Comando interno de abertura da portinhola do bocal de abastecimento
Comando interno de abertura do porta-malas
Direção eletroassistida
Encosto de cabeça para todos ocupantes
Luz no porta-malas
Rodas de liga de alumínio de 16″
CONECTIVIDADE
Computador de bordo
Conexão Bluetooth
Conexão USB
Espelhamento da tela do celular com suporte a Android Auto e Apple CarPlay
Rádio AM-FM






Tags: FordFord KaFord Ka FreeStyleGBGerson Borini
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