A Honda apresentou a linha 2020 do Civic. As principais novidades são mais equipamentos de conforto, retoques no desenho e nova versão, a LX. Mas a fabricante japonesa entrou na onda só-automático e matou o Sport manual, agora só disponível com câmbio automático CVT.
Segundo um porta-voz da Honda, a demanda do Sport manual era baixa, menos de 3% das vendas totais do modelo, e acabou levado à decisão. Mas não deixa de ser mal-recebida e incompreendida, já que a versão estava desenvolvida e homologada, portanto não implica em custo adicional, além de ser notícia desagradável para quem a comprou. E uma versão de nome Sport ter exclusivamente câmbio automático CVT é bizarro. Só resta esperar que a admirada fábrica fundada por Soichiro Honda reverta a decisão.
Os preços são:
LX R$ 97.900
Sport R$ 104.100
EX R$ 107.600
EXL R$ 112.600
Touring R$ 134.900
Desde a nova versão LX, o Civic já incorpora um pacote completo de equipamentos, destacando-se: ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática ao parar, controle automático de velocidade de cruzeiro, modo de condução econômica (ECON), acionamento elétrico de vidros um-toque subida/descida em todas as janelas, multimídia (5 polegadas para a versão LX e 7 polegadas tátil com Apple CarPlay e Android Auto para demais versões) com comando de áudio no volante, câmera de ré, rodas de liga de alumínio de 17 polegadas e câmbio automático CVT em todas as versões.
Em toda a linha 2020 há monitoramento da pressão dos pneus baseado em rotação, com informação no painel caso algum pneu perca pressão de enchimento.
Na versão Sport há agora acendimento automático dos faróis e o multimídia tátil de 7 polegadas, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, e a versão EX amplia seu custo-benefício com a adoção de sistema de áudio com oito alto-falantes, bancos revestidos de couro e retrovisor interno eletrocrômico.
A versão EXL incorpora todos esses itens mais novas tecnologias, como o sensor de chuva e o sistema Smart Key, chave presencial para destravamento de portas sem chave e partida assistida por botão.
Nesta versão e na Touring passa a haver saída de climatização para o banco traseiro, combinada com ar-condicionado bizona.
A versão Touring recebeu sistema Premium Audio, com 452 watts de potência e 10 alto falantes, incluindo alto-falante central e subwoofer. A versão Touring traz ainda o sistema de recarga de celulares sem fio no console central, por indução, bem como o banco do motorista, de ajuste elétrico, conta com ajuste lombar de quatro direções.
Retoques de estilo
Na dianteira, novo para-choque de desenho mais horizontal, de visual mais refinado. Nas versões LX, EX, EXL e Touring, grade e molduras laterais do para-choque com acabamento cromado, bem como novas rodas de liga de alumínio 17-p0legadas de dez raios, com acabamento em grafite brilhante. Na traseira, todas as versões recebem um acabamento cromado na parte inferior do para-choque. No EXL e no Touring, coluna central em preto brilhante.
Na versão Sport, acabamentos frontais e carcaças dos retrovisores em preto brilhante e um inédito defletor na tampa do porta-malas. As rodas de liga de alumínio de cinco raios, com acabamento diamantado escurecido finalizam as mudanças no estilo externo do Sport.
Internamente, todas as versões passam a adotar revestimento do console central e laterais de porta em material sintético de alta qualidade. Os modelos LX e Sport trazem bancos em tecido premium na cor preta, e na as demais versões há agora duas opções de revestimento dos bancos em couro: preto ou cinza, casando com cor da carroceria.
Segurança e auxílios ao motorista
Todas as versões trazem bolsas infláveis frontais (obrigatórias),, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives, vetoração de torque, luz de freio piscante em frenagens fortes, além de freios ABS (obrigatórios também) com distribuição eletrônica das forças de frenagem, luz de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED.
O Civic usa ainda a tecnologia avançada de bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina, incluindo uma bolsa inflável frontal com uma costura em espiral para um melhor desempenho no momento do disparo; tecnologia Smart Vent para as bolsas infláveis do passageiro e motorista e que reduz o risco de ferimentos caso o ocupante esteja fora da posição. Esses sistemas trabalham em conjunto com a estrutura da carroceria e com componentes internos projetados para proteger os ocupantes numa colisão.
Todas versões menos a Touring têm o motor 2-L i-VTEC FlexOne de150/155 cv a 6.300 rpm e 19,3/19.5 m·kgf a 4.700/4.800 rpm acoplada ao câmbio automático CVT, de sete marchas programadas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante nas versões Sport, EX e EXL.
O motor 1,5-L de quatro cilindros só a gasolina da versão Touring conta com turbocompressor de turbina de baixa inércia, injeção direta, variador de fase na admissão e escapamento, e válvula de alívio elétrica controlada eletronicamente, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com torque de 22.4 m·kgf entre 1.700 rpm e 5.500 rpm. Este motor é acoplado a uma caixa CVT específica para aproveitamento ideal do motor turbo.
Vendas começaram este mês.
BS