Nesta semana a Kia convidou jornalistas de várias partes do Brasil para conhecer o novo sedã médio da marca coreana. A 4ª geração do modelo chega renovado às 78 concessionárias da marca a partir do início de outubro 2019.
Com preços públicos sugeridos mais baixos que a concorrência em cerca de 5%, e com alguns itens de conforto e comodidade a mais, e outros de tecnologia e segurança a menos, o importador acredita que há espaço para abocanhar uma pequena fatia do mercado que hoje é dominado pelo Corolla, Civic, Cruze e Jetta.
Há apenas duas versões, a EX que terá 40% do volume de vendas com valores a partir de R$ 94.990, e a SX que ficará com o restante e preço a partir de R$ 104.990. Sete cores estarão disponíveis para o veículo, que seguirá sendo importado do México, onde é produzido na nova fábrica de Pesquería.
Apesar da suvenização que vem acontecendo no mercado, onde os sedãs estão perdendo espaço de vendas para os suves, o importador mostrou que ainda existe um público para este tipo de veículo. 80% seriam homem, de 30-45 anos de idade, casado ou solteiro, com até 2 filhos e com um perfil exigente, conectado e informado. Portanto é para esse público que projetam vendas de cerca de 1.150 carros até o final do ano, e 380/mês em 2020.
Novidades
O novo motor 2,0 flex quatro-cilindros de aspiração atmosférica, 16 válvulas com duplo comando variável na admissão e escapamento, bloco e cabeçote em alumínio, injeção no duto através de bicos aquecidos que dispensam injeção de gasolina para partida a frio quando há álcool no tanque e a temperatura ambiente cai de 18 ºC, entrega 157/167 cv a 6.200 rpm e 19,2/20,6 m·kgf a 4.700 rpm. Acoplado exclusivamente a uma caixa de câmbio automática epicíclica de 6 marchas (“da casa”, Hyundai Powertrain), com trocas sequenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas no volante de direção, apresenta trocas de marcha suaves com pequenos retardos apenas nas reacelerações mais vigorosas.
Quatro modos de condução são selecionáveis através de um botão no console central: Comfort, Eco, Smart ou Sport. Além de alterar os pontos de troca de marcha,cada modo de condução apresenta curva do pedal do acelerador e esforço dinâmico do sistema de direção diferenciados.
O consumo de combustível divulgado pelo importador é de 9,9/7,8 km/l na estrada, o que é um pouco exagerado para um carro de 1.283 kg que está competindo com modelos de motor turbocarregado, menor cilindrada, porém de potência e torque similares.
N.d.E: O consumo correto, de homologação no Denatran, foi informado em 19/11/19 e é 9,5/6,5 km/l na cidade (gasolina e álcool) e 13,1/9,3 km/l na estrada (gasolina e álcool). A ficha técnica já foi corrigida/BS
O Kia Cerato cresceu 80 mm no comprimento, que passa a 4.640 mm, e manteve o entre-eixos de 2.700 mm. O maior comprimento, portanto, está nos balanços, mais 20 mm na dianteira e 60 mm adicionais na traseira; a largura, passou a 1.800 mm, 20 mm mais. Com isso o espaço interno, que já era bom, ficou inalterado, mas houve um aumento do volume do porta-malas, que passa a ser o maior da categoria com 520 litros.
O coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) passou a 0,27, ajudado pelo fluxo de ar que foi criado no para-choque dianteiro. Devem haver outras soluções de assoalho que descobriremos quando tivermos mais tempo com um veículo para teste.
O fechamento da carroceria do novo Kia Cerato possui 105 metros de adesivo estrutural (eram 19 m) e 54% de aços de alta resistência. A adoção desse conceito melhorado de fechamento propiciou a redução de cerca de 20 kg na estrutura do carro. Além de ter reduzido a quantidade de pontos de solda, resultando em menores custo e tempo de produção.
A segurança também foi melhorada com a oferta de seis bolsas infláveis (duas frontais obrigatórias, duas laterais e duas de cortina). Controles de estabilidade e tração, e assistente de partida em aclive completam o pacote.
Conforto e comodidade com visual atraente
Na dianteira, o novo Cerato traz um novo para-choque, grade com DNA Kia está maior, novo conjunto ótico com luzes de rodagem diurna em LED e entradas de ar conjugadas com o alojamento para as setas.
Na traseira, a novidade visual está nas novas lanternas com iluminação em LED sendo os refletores instalados juntamente com a luz de ré na parte baixa do para-choque.
O visual esportivo é reforçado pelo para-choque dianteiro e traseiro que possuem um aplique plástico na região central/inferior, realçando o belo desenho do carro.
Itens de comodidade como interior revestido em couro, volante multifuncional com ajustes de altura e distância, luz de rodagem diurna, espelho retrovisor eletrocrômico, multimídia com tela tátil de 8” e compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, portas USB e 12 V, chave presencial com botão de partida, ar -condicionado bizona e saídas de ar climatizado para os passageiros do banco traseiro, são os principais itens presentes nesta renovação do Kia Cerato 2,0.
Andando com o Cerato
O primeiro contato foi no autódromo da Fazenda Capuava em Indaiatuba, SP, onde há toda segurança para uma avaliação em ritmo mais rápido, porém é impossível fazer uma avaliação dinâmica completa, visto que o asfalto é muito bom, sem lombadas ou remendos de asfalto do nosso dia a dia.
Foi possível confirmar que o conjunto motor/câmbio tem uma boa integração funcional com trocas de marcha rápidas, sem muito escorregamento do conversor, em todos os modos de condução. Em modo Manual inexiste a volta automática para modo Drive, e o kickdown não reduz marchas, porém ao chegar no limite de rotação do motor ocorre a troca de marcha, sem que haja o corte.
Os freios a disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira, não apresentaram sensação de perda de pedal ou fading, mesmo sendo submetido a uso bem severo, dado o número de jornalistas presente no evento.
Em termos de suspensão e direção foi possível observar que o conjunto está equilibrado, sem movimentações ou rolagem excessivas em curvas, como também não apresente característica de afundar a frente em frenagens mais exigentes.
Apesar do apelo esportivo que o novo Cerato 2,0 carrega no seu visual, a utilização de rodas de 16” com pneus 205/60R16H denunciam que uma prioridade para o conforto deve ter sido dada na escolha deste pacote de componentes.
A utilização de capacete para teste dentro de autódromos — nada mais ridículo, algumas fabricantes já não o exigem — prejudica uma melhor observação do nível de ruído interno do veículo, porém foi possível notar que o nível de vibração transmitido aos ocupantes através do volante, bancos e assoalho é baixo, muito bom.
A conferir futuramente como é o conforto geral, ruído e vibrações ao trafegar pelas nossas ruas, pois já foi possível comprovar que em curvas não há decepções.
Garantia, pós-venda e recompra
Para tentar fincar o pé na participação de mercado que a Kia está buscando com esta renovação do Cerato 2,0, o veículo está sendo oferecido com 5 anos ou 100 mil km de garantia. Adicionalmente, o programa Kia Way garante a recompra do veículo após 2 anos de uso, desde que cumprida certas medidas contratuais.
A proposta a Kia é aumentar gradativamente a rede de concessionárias e oferecer pacotes de revisões a preço fixo, similar ao que seus concorrentes diretos praticam. Mais, anunciam que um tratamento individualizado deverá ser dado aos interessados, pois sabem que os clientes potenciais são indivíduos bem informados, que têm facilidade de acesso às informações e valorizam a experiência da compra.
GB
(Atualizada em 18/11/19 às 11h50, correção do consumo de combustível Inmetro, mais dados na ficha técnica e inclusão da lista de equipamentos)
FICHA TÉCNICA KIA CERATO SX 2,0 2020 | |
MOTOR | |
Denominação | Nu 2.0 MPI |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção no duto, ignição estática com bobinas individuais, flex |
Diâmetro e curso (mm) | 81 x 97. |
Cilindrada (cm³) | 1.999 |
Taxa de compressão (:1) | 12 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 157/167/6.200 |
Torque (m·kgf/rpm, G//A) | 19,2/20,6/4.700 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 (teórico, sobe marcha a 6.000) |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático epicíclico Hyundai Powertrain, 6 marchas a frente e ré, borboletas para trocas manuais, conversor de torque, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,400; 2ª 2,726;; 3ª 1,834;; 4ª 1,392; 5ª 1,000;; 6ª 0,774; ré 3,440 |
Relação do diferencial (:1) | 3,27 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens fortes |
Circuito hidráulico | Duplo em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5J x 16 |
Pneus | 205/60R16H |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,27 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,07 |
Área frontal corrigida (m²) | 0.559 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.640 |
Largura (sem/com espelhos) | 1.800/n.d. |
Altura | 1.440 |
Distância mínima do solo | 135 |
Distância entre eixos | 2.700 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 520 |
Tanque de combustível | 50 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.283 |
Carga útil | 447 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 9,5/6,5 |
Estrada (km/l, G/A) | 13,3 /9,3 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | 47,2 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.540 |
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/anual |
Óleo do câmbio | Não requer troca |
EQUIPAMENTOS KIA CERATO 2,0 SX 2020 |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura interna do porta-malas e da tampa de combustível |
Ar-condicionado automático digital bizona com filtro antipólen |
Banco do motorista com ajustes de inclinação do encosto, altura e distância |
Banco traseiro bipartido (60/40) e rebatível para ampliação do porta-malas |
Bancos dianteiros com aquecimento em 3 níveis |
Bancos, volante e alavanca seletora de câmbio revestidos em couro |
Bolsa porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Borboletas para trocas de marcha manuais |
Chave inteligente para travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância |
Console central com 2 portas USB para carregamento de energia, 1 porta USB para dados/energia, tomada 12 V e auxiliar |
Console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos |
Console de teto com porta-óculos e luzes de leitura |
Descansa-braço no banco traseiro com porta-copos |
Encostos de cabeça com ajuste de altura para os 5 ocupantes |
Iluminação no porta-malas e porta-luvas |
Indicador de marchas no conjunto de mostradores |
Maçanetas internas padrão aço escovado |
Manta fonoabsorvente na parte interna no capô do motor |
Molduras externas das portas cromadas |
Painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD de 3,5″ |
Painel com revestimento macio |
Para-sóis com porta-tíquete, espelho, iluminação e extensão lateral |
Partida do motor por botão com chave presencial |
Porta-objetos e porta-garrafas nas portas dianteiras e traseiras |
Saída de ar-condicionado para o banco traseiro |
Sapatas dos pedais e do apoio de pé esquerdo em aço escovado |
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters |
Tomada auxiliar 12 V no console central |
Travamento elétrico central das portas e porta-malas |
Vidros com comando elétrico nas 4 portas, um-toque subida/descida no do motorista |
Vidros esverdeados com filtro de raios UV |
Volante de direção com regulagem de altura e distância |
Volante multifuncional com controle de som, computador de bordo e controle automático de velocidade de cruzeiro |
EXTERIOR E DESIGN |
Antena tubarão |
Escapamento com ponteira cromada |
Espelhos retrovisores externos com rebatimento e regulagem elétrica, setas integradas em LED e aquecimento |
Faróis de neblina |
Grade dianteira com detalhes cromados |
Lanternas de posicionamento dianteiras e traseiras em LED |
Limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Para-choques e retrovisores externos na cor do veículo |
Rodas de liga de alumínio 16″ com pneus 205/60R16 |
TECNOLOGIA E SEGURANÇA |
Acendimento automático dos faróis |
Assistente de partida em aclive |
Barras anti-invasivas nas 4 portas e zona de deformação programada (chapa dupla) |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia |
Cintos de segurança de 3 pontos nos cinco lugares |
Cintos dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e regulagem de altura |
Controle de estabilidade e tração |
Desembaçador do vidro traseiro temporizado |
Destravamento automático das portas em caso de colisão |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Estepe “5ª roda” (medida do pneu igual às demais rodas) |
Freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD (ventilados na dianteira) |
Imobilizador de motor |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED |
Modo de condução “SPORT” nas trocas sequenciais |
Modo de condução Economy/Smart/Comfort |
Multimídia com tela tátil de 8″, espelhamento de celular Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entrada auxiliar, USB, e controles de áudio e de chamada no volante |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Sensor de monitoramento de pressão dos pneus com leitura individual |