• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home GB

NOVO KIA CERATO 2,0 FLEX AUTOMÁTICO É APRESENTADO

FOCO DA MARCA É CONQUISTAR OS CLIENTES EXIGENTES, CONECTADOS E INFORMADOS

identicon por Gerson Borini
25/09/2019
em GB, Lançamentos
Fotos: autor

Fotos: autor





Nesta semana a Kia convidou jornalistas de várias partes do Brasil para conhecer o novo sedã médio da marca coreana. A 4ª geração do modelo chega renovado às 78 concessionárias da marca a partir do início de outubro 2019.

Com preços públicos sugeridos mais baixos que a concorrência em cerca de 5%, e com alguns itens de conforto e comodidade a mais, e outros  de tecnologia e segurança a menos, o importador acredita que há espaço para abocanhar uma pequena fatia do mercado que hoje é dominado pelo Corolla, Civic, Cruze e Jetta.

Há apenas duas versões, a EX que terá 40% do volume de vendas com valores a partir de R$ 94.990, e a SX que ficará com o restante e preço a partir de R$ 104.990. Sete cores estarão disponíveis para o veículo, que seguirá sendo importado do México, onde é produzido na nova fábrica de Pesquería.

 

Apesar da suvenização que vem acontecendo no mercado, onde os sedãs estão perdendo espaço de vendas para os suves, o importador mostrou que ainda existe um público para este tipo de veículo. 80% seriam homem, de 30-45 anos de idade, casado ou solteiro, com até 2 filhos e com um perfil exigente, conectado e informado. Portanto é para esse público que projetam vendas de cerca de 1.150 carros até o final do ano, e 380/mês em 2020.

Novidades

O novo motor 2,0 flex quatro-cilindros de aspiração atmosférica, 16 válvulas com duplo comando variável na admissão e escapamento, bloco e cabeçote em alumínio, injeção no duto através de bicos aquecidos que dispensam injeção de gasolina para partida a frio quando há álcool no tanque e a temperatura ambiente cai de 18 ºC, entrega 157/167 cv a 6.200 rpm e 19,2/20,6 m·kgf a 4.700 rpm. Acoplado exclusivamente a uma caixa de câmbio automática epicíclica de 6 marchas (“da casa”, Hyundai Powertrain), com trocas sequenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas no volante de direção, apresenta trocas de marcha suaves com pequenos retardos apenas nas reacelerações mais vigorosas.

 

Quatro modos de condução são selecionáveis através de um botão no console central: Comfort, Eco, Smart ou Sport. Além de alterar os pontos de troca de marcha,cada modo de condução apresenta curva do pedal do acelerador e esforço dinâmico do sistema de direção diferenciados.

O consumo de combustível divulgado pelo importador é de 9,9/7,8 km/l na estrada, o que é um pouco exagerado para um carro de 1.283 kg que está competindo com modelos de motor turbocarregado, menor cilindrada, porém de potência e torque similares.

N.d.E: O consumo correto, de homologação no Denatran,  foi informado em 19/11/19 e é 9,5/6,5 km/l na cidade (gasolina e álcool) e 13,1/9,3 km/l na estrada (gasolina e álcool). A ficha técnica já foi corrigida/BS

O visual de perfil mostra um sedã de linhas tradicionais; são seis janelas

O Kia Cerato cresceu 80 mm no comprimento, que passa a 4.640 mm, e manteve o entre-eixos de 2.700 mm. O maior comprimento, portanto, está nos balanços, mais  20 mm na dianteira e 60 mm adicionais na traseira; a largura, passou a 1.800 mm, 20 mm mais. Com isso o espaço interno, que já era bom, ficou inalterado, mas houve um aumento do volume do porta-malas, que passa a ser o maior da categoria com 520 litros.

O coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) passou a 0,27, ajudado pelo fluxo de ar que foi criado no para-choque dianteiro. Devem haver outras soluções de assoalho que descobriremos quando tivermos mais tempo com um veículo para teste.

 

O fechamento da carroceria do novo Kia Cerato possui 105 metros de adesivo estrutural (eram 19 m) e 54% de aços de alta resistência. A adoção desse conceito melhorado de fechamento propiciou a redução de cerca de 20 kg na estrutura do carro. Além de ter reduzido a quantidade de pontos de solda, resultando em menores custo e tempo de produção.

A segurança também foi melhorada com a oferta de seis bolsas infláveis (duas frontais obrigatórias, duas laterais e duas de cortina). Controles de estabilidade e tração, e assistente de partida em aclive completam o pacote.

Conforto e comodidade com visual atraente

Na dianteira, o novo Cerato traz um novo para-choque, grade com DNA Kia está maior, novo conjunto ótico com luzes de rodagem diurna em LED e entradas de ar conjugadas com o alojamento para as setas.

 

Na traseira, a novidade visual está nas novas lanternas com iluminação em LED sendo os refletores instalados juntamente com a luz de ré na parte baixa do para-choque.

O visual esportivo é reforçado pelo para-choque dianteiro e traseiro que possuem um aplique plástico na região central/inferior, realçando o belo desenho do carro.

 

Itens de comodidade como interior revestido em couro, volante multifuncional com ajustes de altura e distância, luz de rodagem diurna, espelho retrovisor eletrocrômico, multimídia com tela tátil de 8” e compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, portas USB e 12 V, chave presencial com botão de partida, ar -condicionado bizona e saídas de ar climatizado para os passageiros do banco traseiro, são os principais itens presentes nesta renovação do Kia Cerato 2,0.

Linhas retas no painel aumentam a percepção de espaço interno

Andando com o Cerato

O primeiro contato foi no autódromo da Fazenda Capuava em Indaiatuba, SP, onde há toda segurança para uma avaliação em ritmo mais rápido, porém é impossível fazer uma avaliação dinâmica completa, visto que o asfalto é muito bom, sem lombadas ou remendos de asfalto do nosso dia a dia.

Foi possível confirmar que o conjunto motor/câmbio tem uma boa integração funcional com trocas de marcha rápidas, sem muito escorregamento do conversor, em todos os modos de condução. Em modo Manual inexiste a volta automática para modo Drive, e o kickdown não reduz marchas, porém ao chegar no limite de rotação do motor ocorre a troca de marcha, sem que haja o corte.

Os freios a disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira, não apresentaram sensação de perda de pedal ou fading, mesmo sendo submetido a uso bem severo, dado o número de jornalistas presente no evento.

Em termos de suspensão e direção foi possível observar que o conjunto está equilibrado, sem movimentações ou rolagem excessivas em curvas, como também não apresente característica de afundar a frente em frenagens mais exigentes.

 

Apesar do apelo esportivo que o novo Cerato 2,0 carrega no seu visual, a utilização de rodas de 16” com pneus 205/60R16H denunciam que uma prioridade para o conforto deve ter sido dada na escolha deste pacote de componentes.

A utilização de capacete para teste dentro de autódromos — nada mais ridículo, algumas fabricantes já não o exigem — prejudica uma melhor observação do nível de ruído interno do veículo, porém foi possível notar que o nível de vibração transmitido aos ocupantes através do volante, bancos e assoalho é baixo, muito bom.

A conferir futuramente como é o conforto geral, ruído e vibrações ao trafegar pelas nossas ruas, pois já foi possível comprovar que em curvas não há decepções.

Garantia, pós-venda e recompra

Para tentar fincar o pé na participação de mercado que a Kia está buscando com esta renovação do Cerato 2,0, o veículo está sendo oferecido com 5 anos ou 100 mil km de garantia. Adicionalmente, o programa Kia Way garante a recompra do veículo após 2 anos de uso, desde que cumprida certas medidas contratuais.

A proposta a Kia é aumentar gradativamente a rede de concessionárias e oferecer pacotes de revisões a preço fixo, similar ao que seus concorrentes diretos praticam. Mais, anunciam que um tratamento individualizado deverá ser dado aos interessados, pois sabem que os clientes potenciais são indivíduos bem informados, que têm facilidade de acesso às informações e valorizam a experiência da compra.

GB

(Atualizada em 18/11/19 às 11h50, correção do consumo de combustível Inmetro, mais dados na ficha técnica e inclusão da lista de equipamentos)

FICHA TÉCNICA KIA CERATO SX 2,0 2020
MOTOR
Denominação Nu 2.0 MPI
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção no duto, ignição estática com bobinas individuais, flex
Diâmetro e curso (mm) 81 x 97.
Cilindrada (cm³) 1.999
Taxa de compressão (:1) 12
Potência (cv/rpm, G/A) 157/167/6.200
Torque (m·kgf/rpm, G//A) 19,2/20,6/4.700
Corte de rotação (rpm) 6.500 (teórico, sobe marcha a 6.000)
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo automático epicíclico Hyundai Powertrain, 6 marchas a frente e ré, borboletas para trocas manuais, conversor de torque, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,400; 2ª 2,726;; 3ª 1,834;; 4ª 1,392; 5ª 1,000;; 6ª 0,774; ré 3,440
Relação do diferencial (:1) 3,27
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) n.d.
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do volante (mm) 370
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Disco/n.d.
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens fortes
Circuito hidráulico Duplo em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 6,5J x 16
Pneus 205/60R16H
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,27
Área frontal (calculada, m²) 2,07
Área frontal corrigida (m²) 0.559
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.640
Largura (sem/com espelhos) 1.800/n.d.
Altura 1.440
Distância mínima do solo 135
Distância entre eixos 2.700
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 520
Tanque de combustível 50
PESO (kg)
Em ordem de marcha 1.283
Carga útil 447
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) n.d.
Velocidade máxima (km/h, G/A) n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 9,5/6,5
Estrada (km/l, G/A) 13,3 /9,3
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) 47,2
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.540
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) n.d.
MANUTENÇÃO
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) 10.000/anual
Óleo do câmbio Não requer troca

 

EQUIPAMENTOS KIA CERATO 2,0 SX 2020
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura interna do porta-malas e da tampa de combustível
Ar-condicionado automático digital bizona com filtro antipólen
Banco do motorista com ajustes de inclinação do encosto, altura e distância
Banco traseiro bipartido (60/40) e rebatível para ampliação do porta-malas
Bancos dianteiros com aquecimento em 3 níveis
Bancos, volante e alavanca seletora de câmbio revestidos em couro
Bolsa porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro
Borboletas para trocas de marcha manuais
Chave inteligente para travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância
Console central com 2 portas USB para carregamento de energia, 1 porta USB para dados/energia, tomada 12 V e auxiliar
Console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos
Console de teto com porta-óculos e luzes de leitura
Descansa-braço no banco traseiro com porta-copos
Encostos de cabeça com ajuste de altura para os 5 ocupantes
Iluminação no porta-malas e porta-luvas
Indicador de marchas no conjunto de mostradores
Maçanetas internas padrão aço escovado
Manta fonoabsorvente na parte interna no capô do motor
Molduras externas das portas cromadas
Painel com mostrador digital e computador de bordo em LCD de 3,5″
Painel com revestimento macio
Para-sóis com porta-tíquete, espelho, iluminação e extensão lateral
Partida do motor por botão com chave presencial
Porta-objetos e porta-garrafas nas portas dianteiras e traseiras
Saída de ar-condicionado para o banco traseiro
Sapatas dos pedais e do apoio de pé esquerdo em aço escovado
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters
Tomada auxiliar 12 V no console central
Travamento elétrico central das portas e porta-malas
Vidros com comando elétrico nas 4 portas, um-toque subida/descida no do motorista
Vidros esverdeados com filtro de raios UV
Volante de direção com regulagem de altura e distância
Volante multifuncional com controle de som, computador de bordo e controle automático de velocidade de cruzeiro
EXTERIOR E DESIGN
Antena tubarão
Escapamento com ponteira cromada
Espelhos retrovisores externos com rebatimento e regulagem elétrica, setas integradas em LED e aquecimento
Faróis de neblina
Grade dianteira com detalhes cromados
Lanternas de posicionamento dianteiras e traseiras em LED
Limpador do para-brisa com acionamento intermitente de frequência variável
Maçanetas externas na cor do veículo
Para-choques e retrovisores externos na cor do veículo
Rodas de liga de alumínio 16″ com pneus 205/60R16
TECNOLOGIA E SEGURANÇA
Acendimento automático dos faróis
Assistente de partida em aclive
Barras anti-invasivas nas 4 portas e zona de deformação programada (chapa dupla)
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia
Cintos de segurança de 3 pontos nos cinco lugares
Cintos dianteiros com pré-tensionador, limitador de carga e regulagem de altura
Controle de estabilidade e tração
Desembaçador do vidro traseiro temporizado
Destravamento automático das portas em caso de colisão
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior
Estepe “5ª roda” (medida do pneu igual às demais rodas)
Freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD (ventilados na dianteira)
Imobilizador de motor
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED
Modo de condução “SPORT” nas trocas sequenciais
Modo de condução Economy/Smart/Comfort
Multimídia com tela tátil de 8″, espelhamento de celular Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entrada auxiliar, USB, e controles de áudio e de chamada no volante
Retrovisor interno eletrocrômico
Sensor de monitoramento de pressão dos pneus com leitura individual






Tags: GBGerson BoriniKiaKia Cerato
Próximo
Foto: Divulgação Hyundai

HB20 REAGIRÁ À ALTURA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17