O automobilismo brasileiro conseguiu mais um importante título internacional com a vitória de Pipo Derani e Felipe Nasr na 10 horas de Petit Le Mans, prova de Resistência disputada ontem no circuito de Road Atlanta (foto de abertura); Pipo cruzou a linha de chegada com apenas 0″996 à frente de outro Cadillac DPi pilotado pelo trio Jordan Taylor/Mathieu Vaxiviere/Ranger Van Der Zander. Com esse resultado os brasileiros — que nessa prova formaram equipe com o americano Eric Curran — garantiram o título do Campeonato Norte-Americano de Endurance, conquista que vai para a equipe Action Express pela sexta temporada consecutiva.
Esse torneio é formado pelas quatro etapas longas do calendário da IMSA (International Motor Sports Association) e que incluem a 24 Horas de Daytona, a 12 Horas de Sebring e a 6 Horas de Watkins Glen. O carro de Curran, Derani e Nasr largou na pole position e após várias trocas de posição durante a prova voltou a liderar quando faltavam 20 minutos para o final.
Derani e Nasr serão os pilotos titulares do único carro da equipe Action Express na temporada de 2020, quando terão o português Filipe Albuquerque como companheiro de equipe nas provas longas. A dupla de Felipes brasileiros conseguiu ainda o vice-campeonato na classificação do IMSA Weathertech Sportscar Championship, somando 297 pontos, cinco a menos que a dupla formada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e o americano Dane Cameron, que disputaram o ano com o Accura nº 6 do Team Penske.
Daniel Serra venceu na categoria GTLM e dividiu um Ferrari 488 GTE em equipe formada com o inglês James Calado e o italiano Alessandro Pier Guidi. Bia Figueiredo terminou a prova na 25ª. posição, sétimo lugar na classe GTD, a bordo do Accura NSX que dividiu com Katherine Legge e Christiane Nielsen.
Os 10 primeiros na 10 Horas de Petit Le Mans
1)F. Nasr / E. Curran / P. Derani (Whelen Engineering Racing Cadillac DPi) 465 voltas em 10h00’40″809
2)R. Van Der Zande / J. Taylor/ M. Vaxiviere (Konica Minolta Cadillac DPi-V.R), a 0″996
3) R. Taylor / H. Castroneves / G. Rahal (Acura Team Penske Acura DPi), a 9″842
4) D. Cameron / J. Montoya / S. Pagenaud (Acura Team Penske Acura DPi), a 1 volta
5) S. Trummer / S. Simpson / C. Miller (JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi)
6) O. Jarvis / T. Nunez / T. Bernhard (Mazda Team Joest Mazda DPi) 463, a 2 voltas
7) J. Barbosa / M. Conway / F. Albuquerque (Mustang Sampling Racing Cadillac DPi), a 6 voltas
8) J. Bennett / C. Braun / R. Dumas (CORE autosport Nissan DPi), a 8 voltas
9) M. Goikhberg / T. Vautier/ J. Piedrahita (JDC-Miller MotorSports Cadillac DPi), a 19 voltas
10) J. Calado / A. Pier Guidi / D. Serra (Risi Competizione Ferrari 488 GTE), a 31 voltas
WG