Ninguém queria acreditar que Roberto Nasser tivesse falecido na madrugada de 9 de novembro do ano passado enquanto trabalhava no escritório de sua residência em Brasília.
Como pôde ser levado tão cedo, aos 72 anos? Com tanto por fazer, com tanto com por compartilhar sua experiência e sapiência incontestável no mundo do automóvel! Compartilhar seus textos maravilhosos!
Foi muito, muito duro para seus amigos, para seus leitores.
Roberto Nasser deixou um colossal vazio. Como faz falta!.
Bob Sharp
Editor-chefe
Anteontem (7) recebi um e-mail com “Nasser Tribute – o carro” como nome de assunto. Não sei quem mandou, só sei que é oportuno devido à data de hoje e também por ser portador de uma ideia absolutamente fabulosa. Veja qual, reproduzida na íntegra:
Tributo a José Roberto Nasser
Com design inspirado em antigos roadsters e clássicos que se consagraram nas pistas do Brasil e do mundo, o Projeto Nasser faz uma homenagem a um dos jornalistas mais importantes da indústria automobilística, José Roberto Nasser, um dos fundadores e o primeiro presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o qual ocupou durante dois mandatos além de fundador e curador do Museu Nacional do Automóvel, em Brasília, propôs a criação da placa preta como categoria de veículos colecionáveis que permite a importação de veículos antigos com mais de 30 anos e a que isenta o pagamento de IPVA para os veículos com mais de 20 anos, além de escrever a coluna “De Carro Por Aí”, publicada em inúmeros jornais e sites.
O símbolo no capô é uma referência a gravata-borboleta que Nasser sempre usou em eventos da indústria ou exposições e ficou bem destacado na caricatura que assinava a sua coluna.
Baseado no tema “Concept to Manufacture”, o carro é concebido visando viabilidade de produção. A proposta de negócio é produzir sob demanda, utilizando fornecedores terceirizados para manufatura de componentes exclusivos do carro (carroceria, chassi, etc..) e componentes de mercado (pneus, rodas, bancos, etc…) propondo modelo de negócio flexível sem a necessidade de investimento milionário para iniciar a produção e comercialização, evitando prejuízos com instabilidades do mercado.
Projetado para proporcionar aos entusiastas uma experiência única, nasce um produto para pistas, podendo ser utilizado em track days, cursos de pilotagem, campeonatos de endurance e exportação como kit-car para países que possibilitam homologação para rodar em vias públicas.
Por ser um carro destinado para pista, valoriza o desempenho dinâmico do veiculo e oferece package com posição central traseira do powertrain, otimizando a distribuição de massa entre os eixos e a eficiência da força que é transferida para o eixo de tração com a massa do veiculo mais próxima do centro de gravidade.
O design da carroceria prioriza a aerodinâmica somado com package que possibilita flexibilidade de motorização e câmbio. Opção de motor 2.0 preparado para fornecer 300 cv com o baixo peso se torna uma excelente relação peso-potência.
Para iniciar a produção é necessário pré-venda de três unidades.
A ideia e o design foi uma criação de João Paulo Melo, paulista, designer industrial formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, apaixonado por automóvel e entusiasta por novos negócios, que acredita no desenvolvimento de produtos exclusivos para nicho de mercado que esperam exclusividade com qualidade de produção.
Especificações técnicas
Altura – 1.140 mm
Largura – 1.910 mm
Comprimento – 4.110 mm
Entre-eixos – 2.500 mm
Peso estimado: 750 kg.
Chassis: tubular em aço – padrão para homologação internacional.
Carroceria: Fibra de vidro / componentes em fibra de carbono
Motorização: central-traseira / tração traseira
Mais informações
http://www.nassertribute.com/
info@nassertribute.com
(54) 99630-6303
BS