• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CF

O ACIDENTE DE TRÂNSITO VISTO POR MÉDICOS

identicon por Celso Franco
30/11/2019
em CF, Destaques, Trânsito
Foto:jornalvs.com.br

Foto:jornalvs.com.br





O “buchanista” Marcos Prado, diretor de Trânsito de Curitiba nos idos de 1970, durante a primeira gestão do prefeito Jaime Lerner que, juntos, revolucionaram a cidade, escreveu um livro abordando o trânsito como um todo, citando as providências tomadas na sua excelente gestão em sua cidade.

Por uma questão de honestidade, cito-o, com saudade, pois já nos deixou, e permito-me citar aqui neste meu artigo trechos do seu utilíssimo livro, em seu capítulo “O acidente”, quando menciona a opinião médica desta “doença” chamada: Acidente de Trânsito.

Comecemos com a sua opinião abalizada quando escreveu;, “Os acidentes de trânsito estão, em nossos dias, substituindo, em face do número exagerado de óbitos, as grandes pragas da Idade Média, como a peste e a lepra”. Perfeita observação, face a sua justa revolta pela pouca importância dos responsáveis, em Brasília, em diminuir o nossos índices alarmantes de acidentes rodoviários.

E mais adiante prossegue citando o professor de Psiquiatria Jorge Malafaia quando aborda o problema sob o enfoque da psicologia. Entende que os fatores psicológicos dos tipos recalque, agressão, insegurança, depressão e desespero entram de forma mais do que evidentes nos acidentes de trânsito.Esta colocação levou aos exames psicotécnicos dos motoristas.

O interessante é que todas estas reações previstas pelo professor se enquadram, na realidade, nas reações da Emoção e Volição, componentes do Princípio do PIEV que nos comanda quando, comportando-nos como “primatas”, conduzimos um veículo.

Tinha razão, portanto, o lendário diretor de Trânsito de Nova York, Henry Barnes quando alertava: “ Trânsito é o povo em movimento”, querendo enfatizar que todas as medidas para ordená-lo devem ter como alvo o motorista.

No seu estudo o professor procura abordar três dos mecanismos mentais que intervêm no acidente:

a) A regressão ao narcisismo
b) Extravasamento do desejo de poder em busca do desconhecido
c) Necessidade de autoafirmação

A regressão ao narcisismo se demonstra pela exposição pessoal ao perigo.

A fuga da realidade, consequência de conflitos íntimos, se traduz por manobras perigosas.

A necessidade de autoafirmação, comum nos motoristas amadores, é fato marcante nos acidentes e de pessoa portadoras de grandes frustrações afetivas.

Todo fator que diminua a capacidade de reação do motorista favorece o acidente, a saber: a instabilidade, o uso de drogas ou álcool, cansaço, diminuição da audição, defeitos físicos ou mentais, idade avançada, etc

Eu, pessoalmente, no limiar de completar 94 anos, abandonei o volante. Não tenho mais os reflexos exigidos para o trânsito desorganizado de minha cidade, completamente à “matroca”. Nesta decisão, embora com a CNH em dia, aprovado nos exames periódicos,para renovação da mesma, atendi à regra básica do trânsito, em relação aos motorista: “conheça os seus limites”.

A ameaça, vinda de Brasília, de aumentar a periodicidade da verificação médica das condições de saúde do motorista, aumentando-a para 10 anos, é totalmente disparatada e, exagerando, criminosa.

O controle destas vulnerabilidades é o bloqueio da doença Acidentes de Trânsito.
A linguagem que o médico Samuel Barney utilizou na sua obra “Patologia Médica” nos dá um rumo a seguir copiando a medicina, devem ser estudados :

a) Fatores relacionados aos transmissores
b) Fatores relacionados com as fontes de infecção
c) Fatores relacionados com a infecção pelo homem.
d) Tratamento .

Resumindo o que acima foi dito está na frase. “No momento em que o automóvel estiver fora dos limites de controle de segurança.passa a ser o “vírus”, que combinado com o “primata” condicionado que o conduz, o seu comportamento, apenas controlado pelas suas reações de Emoção e de Volição, o acidente acontece e, convém enfatizar, raramente são acidentais.”

Cabe ao administrador do trânsito que faça jus a este honroso título, criar condições, eu diria comparando com a medicina, capazes de eliminar todos os sintomas aqui enumerados através uma sinalização correta,e um exame técnico sério das condições do veículo.

Infelizmente, uma administração que ignore o “vírus” motorista, não condicionando-o devidamente,atuando apenas por simulação em computador, não chegará a coisa alguma, uma vez que as simulações ignoram o principal “vírus”, um veículo mal conservado conduzido por um “primata” mal condicionado.

Sugere-se e, eu a utilizei com absoluto sucesso, como se faz no Primeiro Mundo, a observação das vias, em escala real, de 1:1, com o trânsito em movimento, tudo real, usando o helicóptero.

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente para o AUTOentusiastas sobre questões de trânsito

 







Próximo
Foto: cotandoseguro.com

FORD E GM, ARREPENDIDAS?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17