Após a avaliação inicial do novo Onix Plus Premier que fiz no lançamento em Porto Alegre em setembro, chegou a hora de utilizar o carro por uma semana, dentro da rotina diária, e conferir os detalhes.
Esta nova plataforma de veículo, com novíssimo motor de 3 cilindros, inaugura a arquitetura GEM (Global Emergent Markets – Mercados Emergentes Globais) no Brasil, de onde será exportado para alguns países da América do Sul.
Muitas publicações estampam que este carro é um projeto chinês, mas dizer isso é injusto com os engenheiros brasileiros. Uma grande equipe se desdobrou no desenvolvimento do projeto em Xangai, ora viajando mais de 30 horas para participar de reuniões e avaliações in loco, ora atendendo intermináveis videoconferências nas madrugadas brasileiras. Sem contar o trabalho de desenvolvimento de fornecedores locais que exige muita energia e atenção para os padrões de qualidade.
O resultado final é um carro bonito, com linhas modernas, com espaço interno para acomodar quatro adultos confortavelmente e com um desempenho elogiável pelo seu motor tricilindro 1,0 turbocarregado. Antes que alguém questione sua confiabilidade e durabilidade, e aceitação do mercado, deve ser lembrado que esse novo carro foi validado dentro dos mesmos critérios do seu antecessor, portanto nada a temer.
Este é um projeto global, que teve a participação de engenheiros do Brasil, dos Estados Unidos, onde a fase inicial foi concebida, e do time de engenheiros da PATAC, joint venture da GM e SAIC na China, onde o desenvolvimento foi maturado. Portanto, a voz do consumidor brasileiro está garantida pelo envolvimento desse time de engenheiros.
Versões
Onix Plus é apresentado em sete versões:
Onix Plus Turbo automático – R$ 58.790
Onix Plus LT Turbo manual – R$ 61.190
Onix Plus LT Turbo automático – R$ 66.490
Onix Plus LTZ Turbo manual – R$ 65.790
Onix Plus LTZ Turbo automático – R$ 70.990
Onix Plus Premier I automático – R$ 73.190
Onix Plus Premier II automático – R$ 76.190
A cor do veículo testado é prata Switchblade e custa R$1.590, preço total R$ 77.780
Nova família de motores
O Onix Plus inaugura o primeiro motor da nova família de motores de aspiração natural e turbocarregados que irão equipar os novos veículos da GM nos próximos anos. Este primeiro é tricilindro, 1,0, flex, turbo, com bloco e cabeçote em alumínio, 12 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote, ambos com variação de fase e movidos por correia dentada embebida em óleo. A injeção e, nos dutos e utiliza bicos aquecidos que dispensam a necessidade de sistema auxiliar de partida a frio por injeção de gasolina e seu reservatório. Este motor é fabricado na moderna fábrica de motores da GM em Joinville, SC.
Esta configuração entrega 116 cv a 5.500 rpm (gasolina ou álcool) e 16,3/16,8 m·kgf entre 2.000 rpm e 4.500 rpm. O diâmetro dos cilindros é 74 mm e o curso dos pistões, 77,5mm, para uma cilindrada total de 999 cm3. A ordem de ignição é 1-2-3. A otimização do sistema de injeção flex é feita através do sensor de álcool instalado na linha de combustível, deixando assim de depender exclusivamente do sensor de oxigênio, para ajustar a relação ar-combustível.
O câmbio automático epicíclico GF6 de 6 marchas, fabricado pela GM na Europa, tem as relações de marcha calculadas para o modelo com as seguintes velocidades máximas por marcha a 6.000 rpm: 1ª 49 km/h;; 2ª 75 km/h; 3ª 115 km/h; 4ª 149 km/h; 5ª velocidade máxima estimada em 185 km/h, motor a 5.100 rpm .
A rotação do motor em 6ª marcha a 120 km/h é 2.450 rpm; em 5ª, 3.300 rpm. A aceleração de 0-100 km/h divulgada pela GM é de 9,7 segundos, resultado obtido logicamente com a versão mais leve. No teste que realizei para a revista Carro obtive a melhor passagem em 10,2 segundos (coincidentemente com este mesmo carro aqui testado) e peso em ordem de marcha de 1.117 kg.
Ponto positivo para a calibração do câmbio automático. Em posição Drive, ao frear o veículo para transpor um obstáculo ou fazer uma curva, sente-se que o câmbio faz as reduções de marcha necessárias. Isso facilita a retomada de aceleração e a dirigibilidade geral do veículo, além de contribuir para o consumo de combustível e, claro, poupar freios.Todo conjunto está otimizado para obter o melhor consumo de combustível e no teste para revista Carro, com álcool no tanque de 44 litros, obtive 12,9 km/l na estrada e 8,1 km/l na cidade. Na viagem de Campinas até à curva AE a média foi de 15,8 km/l com gasolina. Segundo a GM, o consumo da versão automática é 13,7/9,6 km/l na cidade e 17/12,2 km/l na estrada.
A alavanca seletora tem apenas duas posições de condução, D (Drive) e L (Low), sendo a L uma denominação equivocada para Manual, pois quando a alavanca está nessa posição não há troca de marchas automática, sendo necessário utilizar os botões +/- posicionados no lado esquerdo do pomo da alavanca. No dia a dia tem que ser muito fanático por carro manual para utilizar esse recurso, pois a operação do botão é pouco convidativa. Alguns irão dizer que faltaram as borboletas no volante.
No geral, a dirigibilidade do carro é agradável e com boa resposta, principalmente para trajetos rodoviários. Isso demonstra o bom casamento do novo motor com a caixa de câmbio herdada do modelo anterior. Em trechos urbanos nota-se um leve retardo de resposta em acelerações de baixa carga de pedal devido ao “turbo lag”. Já em acelerações de maior curso no pedal do acelerador o efeito é mais discreto.
A trepidação do motor de três cilindros — como todos — é vista com o capô aberto quando o motor está em marcha-lenta (veja no vídeo no final). A isolação da trepidação é feita pelo pacote de coxins que foi desenvolvido para este motor, onde um coxim hidráulico foi utilizado no lado motor, e coxins de elastômero instalado no lado câmbio e no traseiro, de reação. Como resultado, nenhuma trepidação a bordo uma vez em marcha é sentida. A suavidade de funcionamento do motor impressiona a ponto de não deixar transparecer tratar-se de um motor tricilindro.
O pacote de isolação de ruído também mostra seu beneficio no dia a dia. O carro tem um nível de ruído muito bom para carros dessa categoria. Destaque para o nível de ruído em velocidade urbana, que a 50 km/h apresentou resultado de 56,5 dBA pelo teste realizado para a revista Carro, edição 312 de outubro/2019.
O desconforto sonoro oriundo do cofre do motor ficou para o nível do ruído do ventilador do radiador/condensador do ar-condicionado, principalmente no anda e para das vias de maior tráfego incomoda todos os ocupantes, inclusive os do banco traseiro.
Dinâmica veicular agradável
O comprimento total de 4.474 mm é 194 mm maior que o Prisma, e trouxe uma facilidade de equilíbrio da movimentação da carroceria. O conforto resultante para os ocupantes é bem agradável, fazendo com que o carro trafegue de modo equilibrado em todo tipo de terreno.
Eu já havia comentado que no evento do lançamento eu e o colunista do AE, Wagner Gonzalez, que estava lá a trabalho para outro veículo de comunicação, notamos que a altura de rodagem dianteira parecia mais baixa que no Prisma, bem como o ângulo de entrada seria menor que no antecessor. Pois ao levantar o carro no elevador do Posto Vitório para captação do vídeo da parte inferior, para esta matéria, notei que o carro já tinha várias marcas no bordo inferior do para-choque dianteiro,. demonstrando que outros usuários já haviam esfregado o carro no chão.
Ao utilizar o carro nesta semana, por caminhos conhecidos do meu dia a dia, notei que em algumas lombadas o bordo inferior do bico dianteiro toca o solo facilmente, diferente de outros tantos veículos já avaliados. É certo que a altura mais baixa do carro leva a menor área frontal, o que é benéfico para consumir menos combustível, porém neste caso foi ultrapassado o limite para as condições viárias brasileiras.
A suspensão dianteira é independente e utiliza o tradicional conceito McPherson com braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem. O braço de controle tem uma bucha horizontal na frente e outra vertical, de conforto, atrás. Tudo está ancorado a um subchassi fixado à carroceria sem interposição de coxins.
O eixo de torção da suspensão traseira, com mola helicoidal e amortecedor pressurizado, tem rigidez suficiente para dispensar a barra antirrolagem integrada que se costuma ver em outros veículos.Essa característica traz bons benefícios para o comportamento direcional do veículo.
Nota-se que a calibração da suspensão buscou o melhor compromisso para todas as situações de condução e de piso, portanto, é impossível dizer se o carro é melhor em conforto ou estabilidade: na verdade é bom em ambos, sem ter um destaque excepcional para algum lado. Os pneus Continental Power Contact 2 na medida 195/55R16H estão bem ajustados para o veículo e complementam esse ajuste.
A baixa capacidade de absorção de impacto, ruído de rolagem oriundo do eixo traseiro e da baixa rigidez do painel lateral da carroceria, já observado na avaliação inicial, foi confirmada nesta avaliação mais extensa. Apesar de não ser uma característica crítica, é algo que pode incomodar alguns consumidores.
A direção eletroassistida, com motor elétrico de passo posicionada na árvore de direção, apresenta esforço estático baixo e a progressão até 80 km/h é lenta, deixando a direção bem leve em toda essa faixa de velocidade. A partir desse ponto nota-se um aumento maior do esforço, sem ficar pesada.
A sensação de centro é bem definida, principalmente em velocidades mais elevadas, e o retorno do volante após virar uma esquina, por exemplo, é bem eficaz.
Os freios são a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS (obrigatório) e EBD, a distribuição eletrônica das forças de frenagem. A modulação do pedal de freio é muito boa e não foi notado fading.. O mesmo comportamento foi reportado nos testes que fiz para a revista Carro onde a distância de parada foi de 39,5 m vindo a 100 km/h.
O controle de estabilidade tem atuação neutra e pouco intrusiva, sendo discreto no seu funcionamento.
Conforto e versatilidade
A GM foi um dos primeiros fabricantes, se não o primeiro, a dotar os carros do segmento de entrada com porta-óculos, e aparentemente é a primeira a remover este item. Notei a mesma falta no Cruze Premier avaliado recentemente.
Console central e laterais de portas são providos de vários tipos e tamanhos de porta-objetos, porta copos e garrafas. O apoio de braço central dianteiro é a tampa de outro compartimento de bom volume, porém a falta de um acabamento macio causa incomodo para os ocupantes do banco dianteiro, dada a dureza e aspereza dessa peça.
No apoio de braço da porta dianteira houve a preocupação de prover um acabamento superficial macio, trazendo conforto ao usuário.
Na traseira temos a versatilidade de duas portas USB para carregamento de aparelhos eletrônicos, porém ficou faltando saída de ar climatizado e faltou também apoio de braço central, que poderia ser embutido no encosto do banco traseiro rebatível e bipartido na proporção 40:60 que permite acesso ao porta-malas de 469 litros.Há engates Isofix para dois bancos infantis.
Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e automático de recirculação tem um funcionamento apenas regular. Utilizando o carro em temperatura ambiente acima de 30 ºC durante toda a semana, notei que o ventilador interno fica um tempo muito longo em alta velocidade. Isso causa desconforto pelo ruído e desconforto pelo tempo para baixar a temperatura da cabine ao nível desejado. Ao operar o sistema manualmente obtém-se resultado mais satisfatório e mais rápido. Este sistema é disponível apenas na versão Premier II.
Utilizei várias vezes o sistema de estacionamento automático — o Easy Park — disponível também apenas na versão Premier II e fiquei muito satisfeito com sua precisão e tempo de resposta. Eu tenho que confessar que era cético quanto ao funcionamento. Mas depois de algumas tentativas e adaptações ao meu estilo de procurar vagas e estacionar, vi que o sistema ajuda bem. Veja no vídeo uma manobra experimental.
Aparência dos bancos e acabamentos internos nas cores preto e caramelo chamam a atenção de todos que entram no carro. O conforto do banco dianteiro é bom, e poderia ser melhor se o assento dianteiro tivesse uns centímetros a mais para melhor suporte das pernas. O encosto do banco dianteiro é inteiriço, lembrando os antigos Monza e Chevette, e tem um bonito design. Ao sentar no banco traseiro o encosto inteiriço do banco dianteiro incomoda para pessoas de menor estatura, pois prejudica a visibilidade à frente.
O entre-eixos de 2.600 mm (mais 72 mm que no Prisma) permitiu distanciar o banco traseiro do dianteiro, proporcionando assim um ótimo espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro e, consequentemente, bom conforto para viagens mais longas.
Conectividade
Além de vir equipado com central multimídia MyLink na sua terceira geração, o Onix Plus Premier oferece os serviços OnStar e roteador de internet 4G com Wi-Fi integrado.
Uma das vantagens deste novo MyLink é a possibilidade de buscar informação no celular sem que a tela do navegador Waze, ou outro aplicativo em uso, seja apagada. Além disso é possível parear dois celulares ao sistema, usando um celular para navegação e outro celular para música, por exemplo, além da possibilidade de utilizar os dois celulares alternadamente para chamada.
Comprovar a eficiência 12 vezes maior da antena do carro em comparação com a do celular é tarefa para especialistas, com equipamentos apropriados. No meu caso configurei o meu celular para acessar o Wi-Fi do carro e sempre que entrei no carro notei que o celular conectava automaticamente. Utilizei Spotfy como canal de música e o aplicativo de emissoras de rádio para ouvir notícias. Foram poucas as vezes que houve perda de sinal, comprovando que o sistema funciona bem.
Internet 4G a bordo com Wi-Fi só deve se popularizar quando uma maior quantidade de aplicativos estiver disponível para uso embarcado. Atualmente só existe o aplicativo de previsão de tempo.
O sistema OnStar e a internet a bordo vêm com um pacote de “degustação” de três meses, Após esse período é necessário o pagamento de uma mensalidade de R$ 79,00 para o OnStar e para internet são oferecidos pacotes de dados a partir de R$ 29,90, exclusivamente pela operadora Claro.
Segurança 5 estrelas
Além de atender todos os requisitos legais de segurança exigidos pela legislação brasileira, a GM submeteu o carro ao teste de impacto do órgão não governamental Latin NCAP, e obteve classificação máxima de 5 estrelas.
Para conseguir esse resultado a estrutura foi reforçada e utiliza 17% a mais de aços de alta resistência do que o modelo anterior.
Outra estratégia adotada foi equipar o carro com itens de segurança que pontuam na escala do Latin NCAP. Dessa maneira foram colocado em todas as versões seis bolsas infláveis (as duas frontais obrigatórios, duas laterais e duas de cortina), sensores de presença e alerta do cinto de segurança desatado nas cinco posições, controle de estabilidade, limitador de velocidade, sensores de pressão de pneus e engates Isofix com fixação superior para dois banco infantis.
Curiosamente apenas o cinto de segurança do lado do motorista tem ajuste de altura, o lado passageiro dianteiro é fixo.
Aceitação do mercado
As primeiras notícias divulgadas pela própria GM indicam que a procura do veículo tem sido muito boa neste primeiro mês de produção e vendas.
Como acontece em todo lançamento de veículo novo a maior procura é pelos modelos mais completos. Recentemente a GM divulgou que dobrou seu plano de produção dessa configuração para os próximos meses.
Assista ao vídeo:
GB
(Atualizada em 6/11/19 às 10h00, correção das relações das marchas e dos dados relativos)
FICHA TÉCNICA CHEVROLET ONIX PLUS 1,0 TURBO | |
MOTOR | |
Denominação | Econoflex turbo |
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas acionado por correia dentada embebida em óleo, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, coletor de escapamento integrado no cabeçote, turbocompressor BorgWarner com interresfriador ar-ar, flex |
Diâmetro e curso (mm) | 74/77,5 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Taxa de compressão (:1) | 10,2 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 116 a 5.500 |
Torque (m·kgf/rpm, G//A) | 16,3/16,8 a 2.000-4.500 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
Corte de rotação (rpm) | 6.000, corte limpo |
Ignição | Estática, bobinas individuais |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Série GF6, transeixo automático 6 marchas a frente e ré |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,45; 2ª 2,91; 3ª 1,89; 4ª 1,46; 5ª 1,00; 6ª 0,74; ré 2,87 |
Relação do diferencial (:1) | 3,14 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | 10,6 |
Voltas entre batentes | 3,5 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Circuito hidráulico | Duplo em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5J x 16 |
Pneus | 195/55R16H |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,305 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,02 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,61 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.474 |
Largura (sem/com espelhos) | 1.730/2.044 |
Altura | 1.470 |
Distância mínima do solo | n.d. |
Distância entre eixos | 2.600 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 469 |
Tanque de combustível | 44 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.117 |
Carga útil | 375 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,2 (revista Carro edição 312) |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 185 (estimada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 12/8,6 |
Estrada (km/l, G/A) | 15,7/10,9 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | 48,8 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.450 |
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | 5.100 (estimado para 185 km/h) |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/anual |
Óleo do câmbio | Não requer troca |
EQUIPAMENTOS CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER 1,0 TURBO |
SEGURANÇA |
Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular |
Alarme antifurto |
Alerta de ponto cego |
Alerta do cinto de segurança para todos os passageiros |
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura |
Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Faróis dianteiros tipo projetor |
Indicador de nível de vida de óleo |
Lanterna de neblina |
Luz de rodagem diurna em LED |
Luzes laterais repetidoras dos indicadoras de direção |
Regulagem de altura do facho dos faróis |
Seis bolsas infláveis (frontais obrigatórias, laterais e de cortina) |
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro |
Sistema de freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Sistema de imobilização do motor |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |
Terceira luz de freio |
ITENS DE APARÊNCIA |
Adesivo de coluna na cor preta (exceto nos veículo na cor preto Ouro Negro) |
Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo |
Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas |
Grade frontal com detalhe cromado |
Lanternas traseiras em LED |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Maçanetas internas cromadas |
Para-choques pintados na cor do veículo |
Roda de liga leve aro 16″ |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO / COMODIDADE |
Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação |
Assistente de partida em aclive |
Câmbio automático de seis marchas com opção de troca manual de marchas “Active Select” |
Câmera de ré |
Carregador Wireless* |
Chave com sensor de aproximação |
Coluna de direção com regulagem em altura e distância |
Computador de bordo |
Console central com descansa-braço |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro |
Controles do rádio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Easy Entry – Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave |
Easy Park – Assistente de estacionamento automático |
Indicador de troca de marchas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Limitador de velocidade |
Luz de cortesia dianteira e luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Luz de cortesia no porta-luvas |
Luz de cortesia no porta-malas |
Luz de cortesia traseira |
Painel de instrumentos 3,5″ digital TFT |
Para-sóis do motorista e passageiro com espelho e cobertura |
Partida sem chave |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Sistema de luz “leve-me” (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas) |
Sistema de luz “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas) |
Tomada de força 12 V no console central |
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
Vidro elétrico nas portas dianteiras com acionamento por “um-toque”, antiesmagamento e fechamento/abertura automática pela chave |
Vidro elétrico nas portas traseiras com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave |
BANCOS |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro bipartido e rebatível |
Bancos com acabamento premium nas cores preto “Jet Black” e caramelo “Maple Sugar” |
Bancos dianteiros esportivos com encosto de cabeça integrado |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 7″, integração com smartphones** através do Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, função áudio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB |
Conjunto de alto falantes – 6 unidades |
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros |
Entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento) |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e caramelo “Maple Sugar” |
CORES EXTERNAS |
Azul Seeker – metálica |
Branco Summit – sólida |
Prata Switchblade – metálica |
Preto Ouro Negro – metálica |
Vermelho Carmim – metálica |