Como todo o amante do VW Fusca que conheço, e isto vale para o mundo inteiro, eu também coleciono miniaturas e mementos ligados a carros acionados pelo motor VW boxer arrefecido a ar.
Mas há um tipo de miniaturas que me encanta muito; são os enfeites de Natal ligados aos veículos Volkswagen arrefecidos a ar, e isto há muito tempo, como eu contei na matéria “O Fusca-Enfeite de Árvore de Natal”.
Sempre que aparece um enfeite de Natal destes eu logo vejo como seria possível adquiri-lo para a coleção. Há quase vinte anos eu estava navegando na internet, obviamente com ligação discada, quando vi um kit de quatro VW Fuscas de vidro soprado oferecidos pela loja americana Lowe’s. Em minha viagem seguinte à Orlando, Flórida, Estados Unidos, eu fui até uma das Lowe’s de lá, mas o estoque já havia acabado.
Voltando ao Brasil eu descobri um grupo de internet que tratava de miniaturas Volkswagen e coloquei a minha pergunta sobre o tal kit com quatro VW Fuscas da Lowe’s e uma participante com o nome “Bug-Girl” (garota do VW Fusca) logo se prontificou a ajudar a encontrar um daqueles kits para mim. O nome dela é Shelley Keys.
Aí se fechou um elo mágico que perdura até hoje. Em minha viagem seguinte à Orlando eu passei o endereço de meu hotel para ela e quando cheguei lá estava um pacote para mim, com o kit e com vários outros itens congêneres, maravilha. Mas eu também tinha “bala na agulha”, tinha levado itens fabricados no Brasil e os enviei para ela. Pronto, estabeleceu se uma tradição que foi repetida até minha mais recente viagem para Orlando no ano de 2013/2014. Mas quando o filho dela veio ao Brasil deu para fazer mais uma troca de itens através dele.
Mesmo com toda esta incrível tradição de tanto tempo, nós, a Shelley, seu marido Tom, e eu, nos vimos somente uma vez em Orlando. Eles voltavam de um cruzeiro marítimo pelas Antilhas e subiram de carro de Miami passando por Orlando. No dia em que minha esposa e eu chegamos a Orlando nos encontramos no saguão do nosso hotel e fomos almoçar juntos num restaurante próximo.
Foram muitas trocas de presentes de VW Fuscas e VW Kombis, além dos enfeites de Natal, vários mementos. Mas o ápice destas trocas foi na viagem à Orlando de 20 de dezembro de 2013 a 6 de janeiro de 2014; aí a Shelley e seu marido se superaram em grande estilo.
Logo que chegamos a Orlando fomos aos correios, no dia 20 de dezembro mesmo. Levei as coisas que eu tinha trazido até à agência dos Correios. como de costume, para despachar para a Shelley. Era um lote bom como se pode ver na foto abaixo, com as coisas espalhadas no balcão dos Correios, aguardando pela embalagem:
Seguiram se dias maravilhosos visitando parques temáticos até que no dia de Natal daquele ano —até parece que foi combinado para vir nesta data — chegou uma caixa enorme da Shelley, despachada pelo Tim.
Logo abri a embalagem para ver se tudo havia chegado bem para poder informar à Shelley; levou algum tempo até desembrulhar tudo.
Para acomodar todo este tesouro compramos duas caixas de plástico e uma mala — cuidando para que as caixas coubessem dentro da mala, e por sorte tudo chegou muito em São Paulo.
Acho que dá para imaginar a surpresa que foi receber este megapacote de Natal. Claro, fiquei muito contente e reitero o meu agradecimento à Shelley e ao Tim; por falar neles, uma foto atual do casal:
A ideia é manter a tradição numa próxima viagem, e eu estou tendo alguma dificuldade de conseguir itens feitos no Brasil, já que VW Fuscas e VW Kombis já não estão mais na ordem do dia das empresas, e nossos fabricantes de brinquedos sucumbiram ante à concorrência chinesa.
Mas o mote desta matéria foi mostrar um tipo muito peculiar de comemorar o Natal e é neste sentido que eu desejo a todos os leitores e leitoras da coluna “Falando de Fusca & Afins” e amigos do AUTOentusiastas Boas Festas e um excelente ano de 2020!
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.