• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AE

DESABAFO DE UM CIDADÃO COMUM – POR DIOGO O. SANTOS

identicon por Autoentusiastas
26/01/2020
em AE, Destaques, Histórias dos Leitores
Fotos: cars-data.com

Fotos: cars-data.com





Sou casado e tenho dois filhos, um com 4 e outro com 7 anos. O menor tem sua bicicletinha aro 16, o maior estava sem bicicleta.

No fim de semana entrei nesses classificados de internet em busca de uma bicicleta aro 20 usada. Encontrei uma que fosse do agrado dele e cujo preço fosse do meu agrado. Combinei com o vendedor e fui buscar.

Tenho dois carros, um Polo MSI e um Escort Zetec. Decidi ir com o Escort, pois seu interior é um pouco mais comprido e de qualquer forma eu teria de rebater o banco traseiro. Só que meu filho estava ansioso por ir junto comigo ver a bicicleta, e não pude levá-lo pela falta da cadeirinha, o local era distante. Tive de ir sozinho.

Fiquei decepcionado, gostaria de ter levado a família junto. Nesse momento pus-me a pensar, que carro novo atualmente atenderia esse meu desejo/necessidade? Resposta, um Logan MCV — ou qualquer perua derivada de um hatch pequeno.

Dacia Logan MCV 2019 – Motor TCe 0,9 L turbo, 90 cv; 0-100 km/h em 11,2 s, 175 km/h

Em outras palavras, nenhum (a moribunda Weekend é precificada pela Fiat de modo a impedir que qualquer cidadão em sã consciência possa comprá-la como pessoa física, se é que já não saiu de linha nesse momento).

Lembrei de outra ocasião em que para a festa das crianças peguei emprestadas meia dúzia de cadeiras de plástico e uma mesa. Rebati o banco traseiro do Polo e trouxe os equipamentos sem problema, novamente sozinho. Eu não teria conseguido fazer isso em um sedã, ou as cadeiras não passariam pela abertura da porta-malas ou não caberiam dentro devido à altura. Dentre outros modelos de carros, já tive Escort SW, Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Nissan Livina. E não encontro substituto para eles.

Aí vem a questão dos suves, antes que alguém afirme que eu poderia comprar um desses eu digo que para mim não servem por três motivos:

1) Os suves pequenos estão em faixa de preço superior à que eu posso e gostaria de pagar;
2) Os porta-malas dos suves pequenos estão longe de ter espaço similar aos das peruas, basta comparar o espaço da já mencionada Weekend com qualquer suve pequeno atual;
3) Eu simplesmente não gosto da posição alta de dirigir.

Soluções como comprar uma perua usada também não servem: um dia esses carros vão acabar, e eu estou falando de carro novo. O Brasil tem um mercado potencial estimado de uns 4 milhões de veículos por ano, estando há muito tempo entre os 10 maiores do mundo.

Será mesmo que não há mercado para essas peruas, desde que vendidas a preço próximo de suas versões hatch e não com diferença de 20 mil reais, que foi a forma que as fábricas encontraram para matar a SpaceFox e a Weekend?

Em um país pobre como o Brasil, será que todos esses 4 milhões de potenciais consumidores estão realmente dispostos a fazer um esforço adicional e se endividar mais para comprar um suve, como parece nos querer fazer crer os dirigentes das fábricas, porque lhes convém, já que a margem de lucro desse tipo de veículo é maior?

Que carro os donos de restaurantes, de comércios, de pequenas indústrias vão comprar, que tenha ao mesmo tempo preço acessível, possa ser usado para carregar mercadorias e também transportar a família? E o mercado de usados, daqui 10 ou 20 anos os pedreiros e pintores continuarão usando Quantum, Belina, Weekend e similares, esses carros vão resistir tanto tempo?

Será que é pedir muito, que essa enorme e poderosa indústria automobilística tratasse o consumidor brasileiro como gente digna e trabalhadora e não como um monte de tontos que compra carro com o intuito única e exclusivamente de fazer inveja ao vizinho (embora esse tipo de consumidor obviamente exista e não deva ser desprezado)?

Porta-malas de 573 litros, expansível para 1.515 litros; peso em ordem de marcha 1.071 kg, carga útil 549 kg

Enfim, é muito pedir um carro simples, com preço acessível, que possa carregar minha família e suas bicicletas no porta-malas?

Diogo Oliveira Santos
São Paulo – SP

P.S.: Aceito sugestões de veículos disponíveis no Brasil que atendam aos requisitos que mencionei. Não tenho preconceito algum com marca ou modelo.







Próximo

REAPARECE O SEGUNDO VEMP

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17