Nesses dias que antecedem a troca de ano ficamos, pelo menos eu fico, muito introspectivos, pensa-se na vida, coisas assim. Um dia me veio à cabeça, não sei por quê, a palavra transferência. E me pus a pensar nela e verificar como a transferência tem presença forte nas nossas vidas.
Nos automóveis há vários tipos de transferência. De peso, da traseira para a dianteira ao frear (foto de abertura) ou o contrário ao acelerar. De roda interna para a roda externa num curva, sendo que essa transferência é maior ou menor conforme a resistência à rolagem é maior ou menor, seja pela constate das molas mais alta ou mais baixa.ou pela resistência à torção maior ou menor da barra antirrolagem, relativa ao seu diâmetro.
Muitos veículos 4×4 possuem caixa de transferência (transfer case) que recebe torque do motor. geralmente por uma corrente multifileira reforçada, para se poder selecionar uma das duas reduções disponíveis (uma direta e outra, desmultiplicada), e dela saírem as árvores de transmissão, ou cardãs, para cada eixo.
Motores de dois tempos de ciclo Otto de admissão pelo cárter, têm nos canais de transferência a maneira de levar a mistura ar-combustível para os cilindros de maneira iniciar o tempo de admissão propriamente dito.
Nas operações bancárias é normal fazermos a transferência da conta pessoa física para a conta pessoa jurídica ou vice-versa, bem como efetuarmos a transferência de determina importância uma conta de terceiros, seja entre agências do mesmo banco, seja para outra instituição financeira.
Bancos fazem transferência de valores entre agências ou para a unidade central.
Quando alguém deseja nos pagar por algum serviço ou compra de algo, faz uma transferência para a conta informada, geralmente por DOC ou TED.
Quando se compra um carro usado, tem-se 30 dias para efetuar a transferência de propriedade, bem com quem vende precisa informar ao órgão de trânsito a operação para transferência de responsabilidade por multas que venham a ocorrer.
Ao se vender um carro e comprar outro, é costume fazer a transferência do seguro do carro anterior, ainda válido, para a nova aquisição.
Quando um carro nosso é dirigido por outrem e é autuado por infração de trânsito, devemos indicar o condutor para a devida transferência dos pontos para s CNH.de quem o dirigia. Se a indicação não for feita em até 30 dias, não poderá haver a transferência de pontos para o autor da infração.
Nos sistemas de freios há transferência de força aplicada ao pedal ou manete para os elementos que contêm o material de atrito, como pastilhas ou sapatas, seja por meio mecânico, como cabos, seja meio hidráulico usando o princípio de que os líquidos são incompressíveis.
Freios se baseiam em atrito e estes geram calor. Este é trocado com o ar por transferência. Em carros mais rápidos dutos na dianteira levam ar dinâmico para os freios dianteiros e em certos casos, para o traseiros. Tudo para acelerar a transferência de calor para o ar.
Todo arrefecimento envolve troca de calor, que significa a sua transferência de um meio para outro. No motor como conhecemos há transferência do calor gerado pele combustão para o líquido em circulação nas câmaras d’água do bloco e do cabeçote. O líquido é conduzido ao radiador, onde seu calor é trocado com o ar por transferência.
Nos motores arrefecidos a ar, inclusive o boxer dos Fuscas e afins, cilindros e cabeçotes são dotados de aletas para a finalidade única de aumentar a área de contato com ar, de modo a acelerar a transferência de calor do motor para o ar.
Enquanto nas motocicletas em geral é apenas ar dinâmico, resultado do movimento do veiculo, no Fusca o ar é forçado por uma turbina radial acionada pelo próprio motor por correia trapezoidal, já que o alternador compartilha a árvore do seu rotor com a turbina. Nos motores de construção plana a turbina é axial e solidária ao virabrequim.
No sistema de aquecimento da cabine, parte do líquido quente é conduzido a um radiador no interior do veículo, que ao receber um fluxo de ar produzido por um ventilador, provoca uma transferência de calor do líquido para o ar, que vai aquecer o interior do veículo (veja no desenho acima).
Com o ar-condicionado também há transferência, nesse caso do evaporador no interior do veículo sob o painel, em que o gás refrigerante ao se expandir perde temperatura e esfria o evaporador. Um ventilador faz passar ar pelo evaporador e ocorre transferência da baixa temperatura do evaporador para o ar, esfriando-o e assim refrigerando o interior do carro.
De acordo com a necessidade, as autoridades carcerárias efetuam transferência de presos de uma unidade prisional para outra.
Quando um hospital ou pronto-socorro não tem condições de tratar de um doente ou ferido grave, é feita a transferência do paciente para um hospital mais capacitado.
No caso de um caminhão ser flagrado com excesso de peso, é feito um transbordo da carga, que é a transferência de parte da carga para outro caminhão. O mesmo em caso de embarcações paradas por problema nas máquinas, em que é feita a transferência dos passageiros para uma embarcação de socorro.
Ocorre com relativa frequência a transferência da guarda dos filhos para apenas um dos cônjuges quando um juiz de vara de família assim o determinar.
Nas cerimônias de posse de um presidente eleito ocorre a mudança de mandato, simbolizada pela transferência da faixa presidencial.
Quando um avião pousa há uma transferência do meio em que a aeronave está, do ar para a terra. Na decolagem se dá o inverso.
Se pensarmos mais há outros exemplos de transferência, mas por ora chega.
Feliz 2020 a todos!
BS