Um mês depois do Polo GTS, chega o Virtus de mesmo sufixo, dando ao sedã lançado há pouco mais de dois anos mais desenvoltura com o motor 1,4 TSI de 150 cv, ante o 1,0 TSI de 116/128 cv. É a própria VW que lembra: é o primeiro sedã da marca a receber a sigla que sinaliza temperamento esportivo — embora em 1984 o Passat também tenha tido GTS no nome, mas complementado pela palavra Pointer.
O Virtus GTS, de preço público sugerido de R$ 104.940, tem a mesma mecânica do Polo GTS, já descrita pelo Gerson Borini, que esteve no lançamento no autódromo Velo Città. Inclusive o exclusivo câmbio automático epicíclico Aisin de 6 marchas e altura de rodagem igual, a específica “para maus caminhos”, quando ele e eu (e muita gente) esperava que fosse menor por se tratar de uma versão mais focada em desempenho. Ao se desembarcar “demora-se” a encontrar o solo devido à altura.
O Virtus GTS custa R$ 26.350 mais que o Comfortline e R$ 20.650 mais que o Highline, mas a diferença deve-se também ao fato de carros com motores até 1 litro recolherem 7% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e até 2 litros flex, 11%.
Os opcionais se restringem às cores — as metálicas azul Biscay, cinza Platinum, prata Sirius (R$ 1.570), e a sólida branco Cristal (R$ 490); a preto Onix não tem acréscimo. E o pacote Beats Sound, de R$ 2.160, que traz quatro alto-falantes, dois tweeters. amplificador e subwoofer com ajustes especiais, mais o porta-malas com ajuste variável de espaço, e rede. E as três primeiras revisões, que custam R$ 1.500 no total, são livres desse débito.
Ao dirigi-lo percebe-se ser mais alto do que deveria, não “casa” com o espírito GTS. Para o grande público isso passa despercebido; para alguns, não. Vantagem mesmo, só transpor mais relaxadamente os dejetos viários que infestam o país.
A outra questão “anti-GTS” é, como no Polo, só existir com câmbio automático, que insiste em interferir com o motorista quando em modo automático, provendo reduções que não se fariam normalmente, especialmente aquelas determinadas pelo interpretação de como o pedal do acelerador.é acionado. O incômodo só inexiste ao se efetuar trocas manualmente deslocando a alavanca para a direita, quando fica parecendo câmbio manual.
Estranha-se a falta do controle de neutro, existente no Comfortline/Highline de motor menor, mas continua a estratégia de bloqueio do conversor de torque da segunda marcha em diante. O conversor de torque estola 2.300 rpm.
Como anda
Com 1.255 kg de peso em ordem de marcha e 150 cv a relação peso-potência é de 8,4 kg/cv e favorece o desempenho. A fábrica declara 0-100 km/h em 8,7 segundos e velocidade máxima de 210 km/h, superando o hatchback Polo em 3 km/h. O Cx é omitido, como no Polo (a alegação é não passar esse dado aos concorrentes — absurdo), mas sabe-se que hoje os sedãs são melhores do que os hatchbacks nesse quesito, o que explica a maior velocidade com a mesma potência. As áreas frontais são iguais até à segunda casa decimal, 2,06 m². Mas o Polo acelera mais por pesar 41 kg menos: 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.
Com mesmas relações de marchas e de diferencial, e mesmos pneus, os dois GTS têm v/1000 na última marcha iguais, 53,6 km/h, o que resulta em 120 km/h, velocidade verdadeira, com motor a 2.240 km/h. Infelizmente a VW não informou o consumo de homologação no Denatran, mas pode-se considerar bastante próximo dos 11/7,5 km/l na cidade e 13,7/9,6 km/l, na estrada, do Polo GTS.
DNA Volkswagen
O Virtus GTS porta o DNA da marca com uma suspensão que proporciona um rodar no ponto certo, perfeita conciliação de conforto com plena aptidão para ser dirigido mais rapidamente. Em relação ao Virtus “civil”, constantes das molas e cargas dos amortecedores são maiores. Dá mesmo prazer. Os pneus são 205/50R17V com estepe temporário e conferem comportamento irrepreensível.
A direção eletroassistida é primorosa, de relação baixa (14,8:1), as rodas esterçam bastante , evidente pelas 3 voltas do volante (de 370 mm de diâmetro) entre batentes com diâmetro mínimo de curva de 10,3 metros entre guias e 10,9 metros entre paredes. O centro da direção é bem definido e indexação à velocidade é perfeita. O freio a disco nas quatro rodas é potente e sua a modulação é das melhores.
Há os quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) abrindo-se esse menu por interruptor no console central e escolhendo-se o modo por toque na tela. No modo Sport o som do motor é amplificado para o interior, um recurso que conheci pela primeira vez no BMW Z4, de 2005, e que tem também no Jetta GLI. Pode agradar a alguns, mas eu dispenso.
O quadro de instrumentos é digital e ativo, de série, e tem várias configurações. Sua iluminação é vermelha, cor bastante usada na decoração interna com o objetivo de conferir personalidade GTS.
Espaçoso
Um dos atributos mais importantes do Virtus é bem conhecido: espaço interno. Passageiros do banco traseiro se acomodam bem, com ampla distância entre as pernas e os bancos dianteiros. A largura da carroceria pura, 1.751 mm, permite três pessoas sentarem com mínimo de aperto e ainda contarem com saída de climatização dedicada. O porta-malas é generoso com seus 521 litros.
A sensação de amplitude interna é real e para isso contribui a distância entre eixos de 2.649 mm. O comprimento é de 4.492 mm, a altura, 1.476 mm. Mas lamentável e incompreensivelmente, o Virtus (e o Polo) não conta com as úteis alças de teto. Tampouco com a sempre reclamada faixa degradê na parte superior do para-brisa (sou teimoso, não desisto).
Para encerrar
O Virtus GTS veio para atender dois propósitos. Um, para quem se lembra e tem saudade dos GTS da marca de cerca de 35 anos atrás, dentro do princípio de que recordar é viver. Outro, atender quem gostaria que o Virtus Comfortline/Highline tivesse motor mais potente. Se a VW permite uma sugestão do AE, poderiam ser oferecidos dois Virtus com esse motor, que é excelente. Um seria exatamente igual ao testado, GTS; outro, com câmbio manual de 6 marchas e altura de rodagem 20 mm menor: GTR. Seria um super-Virtus.
Para produzi-lo, moleza.
BS
FICHA TÉCNICA VIRTUS GTS | |
MOTOR | |
Designação | EA211 R4 250 TSI |
Descrição | 4-cilndros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento. 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcro hidráulico para compensação automática da folga de válvula, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 80 |
Cilindrada (cm³) | 1.395 |
Pressão de supecarregamento | 1,4 bar |
Taxa de compressão | 10 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 150/150/4.500~6.000 |
Torque máximo (m·kgf, G/A) | 25,5/3.800 // 25,5/1.400 a 4.000 |
Gerenciamento do motor | Bosch MED |
Rotação de corte, limpo | n.a. |
Comprimento de biela (mm) | 140 |
Relação r/l | 0,272 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo Aisin AQ 250-F com câmbio automático epicíclico de 6 marchas mais ré, conversor de torque, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª. 4,459; 2ª. 2,508:1; 3ª. 1,556:1; 4ª.1,142:1; 5ª 0,851:1; 6ª 0.672; ré 3,185:1 |
Relação do diferencial (:1) | 3,234 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido a vácuo por bomba, ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens fortes |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/276 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/230 |
De estacionamento | Mecânico por cabos, ação nas rodas traseiras |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,3 entre guias/10,9 entre paredes |
Relação de direção média (:1) | 14,8 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5Jx17 |
Pneus | 205/50R17V |
Estepe | Temporário de seção estreita |
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.255 |
Peso bruto total | 1.680 |
Carga útil | 425 |
Carga admissível sobre o teto | 45 |
Peso máximo rebocável com/sem freio | 400 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.492 |
Largura sem / com espelhos | 1.751/1.964 |
Altura | 1.476 |
Distância entre eixos | 2.649 |
Bitola dianteira/traseira | 1.503/1.484 |
Distância mínima do solo | n.d. |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal (m²) | 2,07 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 521 |
Tanque de combustível | 52 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 210/210 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 8,7/8,7 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV) | |
Cidade (km/l, G/A) | n.d. |
Estrada (km/l, G/A) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v1000 (rpm, 6 (km/h) | 53,6 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.240 |
Rotação à velocidade máxima. 5ª (rpm) | 4.900 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos integral, 6 anos para perfuração de chapa |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km//meses) | 10.000/12 |
Troca de óleo do motor (km/meses) | 10.000/12 |
Óleo do câmbio (km/meses) | Não requer troca |
EQUIPAMENTOS DO VIRTUS GTS |
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura |
Acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor |
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida e subida |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
Ajuste elétrico dos espelho externos, direito abaixa orientação ao engatar ré |
Alarme com controle remoto |
Alarme sonoro de faróis ligados |
Alarme sonoro e visual de cintos dianteiros desatados |
Alerta de frenagem de emergência por luzes de freio piscantes |
Antena de teto Diversity tubarão |
Apoios de cabeça ajustáveis em altura no banco traseiro (3) |
Ar-condicionado digital Climatronic com filtro de poeira e pólen |
Assistente de partida em aclive |
Bancos dianteiros esportivos com inscrição GTS |
Bloqueio eletrônico do diferencial com vetoração por torque |
Bossas infláveis dianteiras (obrigatórias), laterais e de cortina |
Câmbio automático de 6 marchas |
Câmera de ré |
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador |
Cintos de segurança traseiros de três pontos (3) |
Colunas centrais e traseiras externas com aplique preto brilhante |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de estabilidade e tração |
Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB |
Detector de fadiga |
Direção eletroassistida |
Emblema GTS |
Encosto do banco traseiro bipartido |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Faróis com função de aproximação e afastamento do veículo |
Faróis de neblina com função de luz de curva estática |
Frenagem pós-colisão |
Faróis principais de LED |
Grade do radiador em preto brilhante com inserto vermelho |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Instrumento combinado digital (Active Info Display) |
I-System com Eco Comfort e computador de bordo |
Lanternas traseiras escurecidas |
Luz de cortesia dianteira e traseira |
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina |
Maçanetas das portas e espelhos retrovisores em preto |
Manopla da alavanca seletora de câmbio em couro |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Palhetas do limpador de para-brisa com desenho aerodinâmico |
Para-choque esportivo GTS |
Para-sóis com espelhos e iluminação |
Porta-luvas refrigerado e com iluminação |
Porta-óculos no console central de teto |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Quatro alto-falantes e dois tweeters |
Regulagem automática e dinâmica dos faróis |
Revestimento dos bancos em tecido preto (Titânio) |
Rodas de liga de alumínio de 17 polegadas com pneus 205/50 R17 |
Sapatas dos pedais esportivas |
Seleção do perfil de condução Normal / Esporte / Eco / Individual) |
Sensores de chuva e crepuscular |
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros |
Sistema de frenagem automática pós colisão |
Sistema de infotenimento “Discovery Media” com toca-CD, navegador, App-Connect e comando de voz |
Sistema desliga/liga motor nas paradas (Start/Stop) |
Sobretapetes |
Tomada de 12 V no console central |
Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e portinhola do tanque de combustível |
Volante multifuncional em couro com borboletas de troca de marcha |