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Home BS

GTS, APENAS UM VW VIRTUS MAIS POTENTE

identicon por Bob Sharp
25/02/2020
em BS, Destaques, Lançamentos
Fotos: divulgação

Fotos: divulgação







Um mês depois do Polo GTS, chega o Virtus de mesmo sufixo, dando ao sedã lançado há pouco mais de dois anos mais desenvoltura com o motor 1,4 TSI de 150 cv, ante o 1,0 TSI de 116/128 cv. É a própria VW que lembra: é o primeiro sedã da marca a receber a sigla que sinaliza temperamento esportivo — embora em 1984 o Passat também tenha tido GTS no nome, mas complementado pela palavra Pointer.

O Virtus GTS, de preço público sugerido de R$ 104.940, tem a mesma mecânica do Polo GTS, já descrita pelo Gerson Borini, que esteve no lançamento no autódromo Velo Città. Inclusive o exclusivo câmbio automático epicíclico Aisin de 6 marchas e altura de rodagem igual, a específica “para maus caminhos”, quando ele e eu (e muita gente) esperava que fosse menor por se tratar de uma versão mais focada em desempenho. Ao se desembarcar “demora-se” a encontrar o solo devido à altura.

O Virtus GTS custa R$ 26.350 mais que o Comfortline e R$ 20.650 mais que o Highline, mas a diferença deve-se também ao fato de carros com motores até 1 litro recolherem 7% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e até 2 litros flex, 11%.

Desenho imponente e desses que demoram bastante a envelhecer; na tampa do porta-malas há um discreto defletor e se pode notar na foto como a altura de rodagem é exagerada

Os opcionais se restringem às cores — as metálicas azul Biscay, cinza Platinum, prata Sirius (R$ 1.570), e a sólida branco Cristal (R$ 490); a preto Onix não tem acréscimo. E o pacote Beats Sound, de R$ 2.160, que traz quatro alto-falantes, dois tweeters. amplificador e subwoofer com ajustes especiais, mais o porta-malas com ajuste variável de espaço, e rede. E as três primeiras revisões, que custam R$ 1.500 no total, são livres desse débito.

Ao dirigi-lo percebe-se ser mais alto do que deveria, não “casa” com o espírito GTS. Para o grande público isso passa despercebido; para alguns, não. Vantagem mesmo, só transpor mais relaxadamente os dejetos viários que infestam o país.

 

A outra questão “anti-GTS” é, como no Polo, só existir com câmbio automático, que insiste em interferir com o motorista quando em modo automático, provendo reduções que não se fariam normalmente, especialmente aquelas determinadas pelo interpretação de como o pedal do acelerador.é acionado. O incômodo só inexiste ao se efetuar trocas manualmente deslocando a alavanca para a direita, quando fica parecendo câmbio manual.

Estranha-se a falta do controle de neutro, existente no Comfortline/Highline de motor menor, mas continua a estratégia de bloqueio do conversor de torque da segunda marcha em diante. O conversor de torque estola 2.300 rpm.

Como anda

Com 1.255 kg de peso em ordem de marcha e 150 cv a relação peso-potência é de 8,4 kg/cv e favorece o desempenho. A fábrica declara 0-100 km/h em 8,7 segundos e velocidade máxima de 210 km/h, superando o hatchback Polo em 3 km/h. O Cx é omitido, como no Polo (a alegação é não passar esse dado aos concorrentes — absurdo), mas sabe-se que hoje os sedãs são melhores do que os hatchbacks nesse quesito, o que explica a maior velocidade com a mesma potência. As áreas frontais são iguais  até à segunda casa decimal, 2,06 m². Mas o Polo acelera mais por pesar 41 kg menos: 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.

 

Com mesmas relações de marchas e de diferencial, e mesmos pneus, os dois GTS têm v/1000 na última marcha iguais, 53,6 km/h, o que resulta em 120 km/h, velocidade verdadeira, com motor a 2.240 km/h. Infelizmente a VW não informou o consumo de homologação no Denatran, mas pode-se considerar bastante próximo dos 11/7,5 km/l na cidade e 13,7/9,6 km/l, na estrada, do Polo GTS.

DNA Volkswagen

O Virtus GTS porta o DNA da marca com uma suspensão que proporciona um rodar no ponto certo, perfeita conciliação de conforto com plena aptidão para ser dirigido mais rapidamente. Em relação ao Virtus “civil”, constantes das molas e cargas dos amortecedores são maiores. Dá mesmo prazer. Os pneus são 205/50R17V com estepe temporário e conferem comportamento irrepreensível.

Rápido e obediente nas curvas

A direção eletroassistida é primorosa, de relação baixa (14,8:1), as rodas esterçam bastante , evidente pelas 3 voltas  do volante (de 370 mm de diâmetro) entre batentes com diâmetro mínimo de curva de 10,3 metros entre guias e 10,9 metros entre paredes. O centro da direção é bem definido e indexação à velocidade é perfeita. O freio a disco nas quatro rodas é potente e sua a modulação é das melhores.

Há os quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) abrindo-se esse menu por interruptor no console central e escolhendo-se o modo por toque na tela. No modo Sport o som do motor é amplificado para o interior, um recurso que conheci pela primeira vez no BMW Z4, de 2005, e que tem também no Jetta GLI. Pode agradar a alguns, mas eu dispenso.

Aponta para as curvas muito bem; a aparente inclinação é devida a ter subido na lavadeira.

O quadro de instrumentos é digital e ativo, de série, e tem várias configurações. Sua iluminação é vermelha, cor bastante usada na decoração interna com o objetivo de conferir personalidade GTS.

Espaçoso

Um dos atributos mais importantes do Virtus é bem conhecido: espaço interno. Passageiros do banco traseiro se acomodam bem, com ampla distância entre as pernas e os bancos dianteiros. A largura da carroceria pura, 1.751 mm, permite três pessoas sentarem com mínimo de aperto e ainda contarem com saída de climatização dedicada.  O porta-malas é generoso com seus 521 litros.

No padrão AE de o testador se sentar atrás dele próprio, bastante espaço para pernas (Foto: Márcio Salvo)

A sensação de amplitude interna é real e para isso contribui a distância entre eixos de 2.649 mm. O comprimento é de 4.492 mm, a altura, 1.476 mm.  Mas lamentável e incompreensivelmente, o Virtus (e o Polo) não conta com as úteis alças de teto. Tampouco com a sempre reclamada faixa degradê na parte superior do para-brisa (sou teimoso, não desisto).

Para encerrar

O Virtus GTS veio para atender dois propósitos. Um, para quem se lembra e tem saudade dos GTS da marca de cerca de 35 anos atrás, dentro do princípio de que recordar é viver. Outro, atender quem gostaria que o Virtus Comfortline/Highline tivesse motor mais potente. Se a VW permite uma sugestão do AE, poderiam ser oferecidos dois Virtus com esse motor, que é excelente. Um seria exatamente igual ao testado, GTS; outro, com câmbio manual de 6 marchas e altura de rodagem 20 mm menor: GTR. Seria um super-Virtus.

Para produzi-lo, moleza.

BS

 

FICHA TÉCNICA VIRTUS GTS
MOTOR
Designação EA211 R4 250 TSI
Descrição 4-cilndros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento. 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcro hidráulico para compensação automática da folga de válvula, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, flex
Diâmetro x curso (mm) 74,5 x 80
Cilindrada (cm³) 1.395
Pressão de supecarregamento 1,4 bar
Taxa de compressão 10
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 150/150/4.500~6.000
Torque máximo (m·kgf, G/A) 25,5/3.800 // 25,5/1.400 a 4.000
Gerenciamento do motor Bosch MED
Rotação de corte, limpo n.a.
Comprimento de biela (mm) 140
Relação  r/l 0,272
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo Aisin AQ 250-F com câmbio automático epicíclico de 6 marchas mais ré, conversor de torque, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª. 4,459; 2ª. 2,508:1; 3ª. 1,556:1; 4ª.1,142:1; 5ª 0,851:1; 6ª 0.672; ré 3,185:1
Relação do diferencial (:1) 3,234
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido a vácuo por bomba, ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens fortes
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/276
Traseiros (Ø mm) Disco/230
De estacionamento Mecânico por cabos, ação nas rodas traseiras
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,3 entre guias/10,9 entre paredes
Relação de direção média (:1) 14,8
N° de voltas entre batentes 3
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio,  6,5Jx17
Pneus 205/50R17V
Estepe Temporário de seção estreita
CONSTRUÇÃO Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.255
Peso bruto total 1.680
Carga útil 425
Carga admissível sobre o teto 45
Peso máximo rebocável com/sem freio 400
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.492
Largura sem / com espelhos 1.751/1.964
Altura 1.476
Distância entre eixos 2.649
Bitola dianteira/traseira 1.503/1.484
Distância mínima do solo n.d.
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal (m²) 2,07
Área frontal corrigida (m²) n.d.
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 521
Tanque de combustível 52
DESEMPENHO
Velocidade máxima  (km/h, G/A) 210/210
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 8,7/8,7
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO/PBEV)
Cidade (km/l, G/A) n.d.
Estrada (km/l, G/A) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v1000 (rpm, 6 (km/h) 53,6
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.240
Rotação à velocidade máxima. 5ª (rpm) 4.900
GARANTIA
Termo 3 anos integral,  6 anos para perfuração de chapa
MANUTENÇÃO
Revisões (km//meses) 10.000/12
Troca de óleo do motor (km/meses) 10.000/12
Óleo do câmbio (km/meses) Não requer troca

 

EQUIPAMENTOS DO VIRTUS GTS
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
Acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida e subida
Ajuste de altura e distância do volante de direção
Ajuste elétrico dos espelho externos, direito abaixa orientação ao engatar ré
Alarme com controle remoto
Alarme sonoro de faróis ligados
Alarme sonoro e visual de cintos dianteiros desatados
Alerta de frenagem de emergência por luzes de freio piscantes
Antena de teto Diversity tubarão
Apoios de cabeça ajustáveis em altura no banco traseiro (3)
Ar-condicionado digital Climatronic com filtro de poeira e pólen
Assistente de partida em aclive
Bancos dianteiros esportivos com inscrição GTS
Bloqueio eletrônico do diferencial com vetoração por torque
Bossas infláveis dianteiras (obrigatórias), laterais e de cortina
Câmbio automático de 6 marchas
Câmera de ré
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador
Cintos de segurança traseiros de três pontos (3)
Colunas centrais e traseiras externas com aplique preto brilhante
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Controle de estabilidade e tração
Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e entrada USB
Detector de fadiga
Direção eletroassistida
Emblema GTS
Encosto do banco traseiro bipartido
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Faróis com função de aproximação e afastamento do veículo
Faróis de neblina com função de luz de curva estática
Frenagem pós-colisão
Faróis principais de LED
Grade do radiador em preto brilhante com inserto vermelho
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Instrumento combinado digital (Active Info Display)
I-System com Eco Comfort e computador de bordo
Lanternas traseiras escurecidas
Luz de cortesia dianteira e traseira
Luz de rodagem diurna (DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina
Maçanetas das portas e espelhos retrovisores em preto
Manopla da alavanca seletora de câmbio em couro
Monitoramento da pressão dos pneus
Palhetas do limpador de para-brisa com desenho aerodinâmico
Para-choque esportivo GTS
Para-sóis com espelhos e iluminação
Porta-luvas refrigerado e com iluminação
Porta-óculos no console central de teto
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Quatro alto-falantes e dois tweeters
Regulagem automática e dinâmica dos faróis
Revestimento dos bancos em  tecido preto (Titânio)
Rodas de liga de alumínio de 17 polegadas com pneus 205/50 R17
Sapatas dos pedais esportivas
Seleção do perfil de condução Normal / Esporte / Eco / Individual)
Sensores de chuva e crepuscular
Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
Sistema de frenagem automática pós colisão
Sistema de infotenimento “Discovery Media” com toca-CD, navegador, App-Connect e comando de voz
Sistema desliga/liga motor nas paradas (Start/Stop)
Sobretapetes
Tomada de 12 V no console central
Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e portinhola do tanque de combustível
Volante multifuncional em couro com borboletas de troca de marcha

 

 

 







Tags: Bob SharpBScâmbio automáticoVirtusVolkswagenVW
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