Depois do pre-lançamento realizado no final de 2019, onde a Audi levou toda sua linha de suves para a Chapada do Guimarães, MT, para o evento batizado “Q Territory” que teve a cobertura do editor Josias Silveira, desta vez o foco foi no novo Audi Q3 que estará disponível nas concessionárias da marca a partir de 14 de fevereiro.
A versão avaliada foi a topo de gama, chamada Black, e que conta com um maior número de equipamentos. Todas as versões possuem a mesma motorização 1,4-l turbo e contam apenas com câmbio automatizado de dupla embreagem banhada a óleo, batizado de S-tronic.
Preços:
Prestige R$ 179.990
Prestige Plus R$ 189.990
Black R$ 209.990
A versão Black tem teto solar panorâmico como equipamento de série, que pode ser incluído na versão Prestige Plus por R$ 8.000. Porém o preço da versão Black pode atingir a marca de R$ 226.990 se acrescido dos opcionais de pintura metálica (R$ 1.500), pacote de luzes ambientes customizáveis (R$ 3.500), itens de acabamento em couro Alcantara no painel e painéis de porta (R$ 4.000) e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (R$ 4.000). Esses opcionais, exceto a pintura metálica, são exclusivos da versão Black.
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O Audi Q3 era nacionalizado e produzido na fábrica do Paraná e passa a ser importado da Hungria. A especulação é que a adoção do motor 1,4-l turbo para a versão Brasil, ao invés do novo motor 1,5-l turbo (de mesmos potência e torque) já em produção na Europa, é para facilitar uma eventual futura nacionalização do modelo. Neste cenário o suve poderia ser produzido na mesma fábrica do grupo que produz o T-Cross para a VW, visto que ambos os modelos são a mesma plataforma modular MQB do grupo alemão e compartilhariam o mesmo motor.
Motor e câmbio
O motor que equipa o Q3 versão Brasil é o conhecido EA211 R4 1,4-l TFSI a gasolina que equipa outros veículos da Audi e VW: 4 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento e acionamento por correia dentada, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, e turbocompressor com interresfriador.
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A potência máxima é de 150 cv a 5.000 rpm e o torque máximo de 25,5 m·kgf é encontrado entre 1.500 e 3.500 rpm. A relação peso potência é de 9,37 kg/cv.
O câmbio S-tronic de 6 marchas é conectado ao motor através de um eficiente sistema de dupla embreagem banhada a óleo que proporciona trocas de marchas muito precisas tanto na progressão quanto na redução. Nota-se que não há patinação excessiva nem hesitação nas trocas.
O test drive foi realizado entre a cidade de São Paulo e Campos do Jordão na serra da Mantiqueira, divisa dos estados de SP e MG. No trajeto escolhido de mais de 300 quilômetros foi possível dirigir o veículo em vários tipos de piso, elevações e curvas.
A sensação de arrancada do carro é inferior aos 9,3 segundos divulgados pelo fabricante para sair da imobilidade e atingir 100 km/h. O mesmo acontece para as retomadas de velocidade. Após alguns quilômetros de condução nota-se que essa sensação de baixo desempenho é originado pelo longo curso do pedal do acelerador e pela calibração ajustada para um modo mais econômico. Para minimizar esse efeito é possível mudar a configuração de condução, passando ao modo Dinâmico, que é um dos quatro modos disponíveis (ECO, Off-Road, Conforto e Dinâmico), onde a resposta do pedal do acelerador é mais rápida, minimizando essa sensação.
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As trocas de marcha são feitas automaticamente quando selecionado os modos Drive ou Sport. Neste último as trocas ocorrem em rotações mais altas, porém nunca acima de 6.200 rpm. Adicionalmente há o modo Manual onde as trocas de marchas podem ser feitas através da alavanca seletora ou das borboletas atrás do volante. Mesmo em modo D ou S é possível utilizar as borboletas para uma troca de marcha desejada, e após alguns segundos o sistema volta à automação.
O consumo de combustível declarado pela Audi e registrado no Inmetro é de 10,2 km/l no uso urbano e 12 km/l no uso rodoviário. No retorno da avaliação fiz uma medição no trecho entre Jacareí e São Paulo, trafegando pela rodovia Ayrton Senna a 120 km/h com o controle de velocidade de cruzeiro acionado e obtive a média de 13,5 km/l.
Com tanque de combustível de 58 litros a autonomia é de 700 km, considerando o consumo declarado pelo fabricante. Nada mau!!
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Suspensão e direção
O novo Q3 utiliza suspensão dianteira independente McPherson e traseira também independente, multibraço, ambas com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem,
O ajuste da suspensão é voltado para o conforto sem ser exageradamente macio. A rolagem da carroceria em curvas é bem controlada pela ação das barras antirrolagem, e mesmo ao trafegar nas curvas da serra de Campos do Jordão não foi notado nenhum desconforto.
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Em um trajeto de 15 km de estradas de terra com muita erosão, pedras no piso e parcialmente molhado, foi acionado o modo de condução Off-Road que deixa a resposta do pedal do acelerador mais suave e o controle de tração menos intrusivo. Foi possível notar a boa capacidade para essa situação mais adversa, mesmo tendo o veículo tração apenas dianteira. Parabéns aos engenheiros da Audi pelo bom ajuste desenvolvido.
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Ruído de rolagem e aspereza estão em nível muito bom para um carro equipado com rodas/pneu de 19”. A versão Black avaliada estava equipada com pneus 235/50R19 Hankook ventusSlevo2 de fabricação húngara (a versão Prestige utiliza 215/65R17 e a Prestige Plus, 235/55R18 – cada uma com roda de desenho específico).
Freios são a disco nas quatro rodas com discos ventilados na dianteira. Todos com pinças deslizantes e o freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico atuando diretamente nas pinças traseiras, incorporando o sistema Auto-Hol para maior comodidade no trânsito urbano do anda e para.
Esforço do sistema de direção eletroassistida permite o ajuste em três níveis de esforço e progressão indexada à velocidade. O volante multifuncional possui ótima empunhadura e é revestido em couro.
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Conforto, espaço interno e comodidades
O entre-eixos de 2.680 mm permite uma boa distribuição do espaço interno, propiciando um bom espaço para acomodar os passageiros do banco traseiro, que contam com o conforto térmico proporcionado pelas saídas de ar climatizado na extremidade do console de túnel.
O banco traseiro oferece o recurso de ajuste longitudinal, ajuste de reclinação do encosto e descansa-braço com porta-copos. Tais ajustes traduzem-se em flexibilidade para acomodar maior volume no porta-malas de 530 litros, podendo chegar a 1.525 litros com banco traseiro todo à frente com os encostos rebatidos. Este sistema está disponível nas três versões comercializadas.
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Na versão Black os dois bancos dianteiros tem todos os ajustes com comandos elétricos, inclusive a pressão lombar. O revestimento é em couro Alcântara e além do bonito desenho o conforto é muito bom, e permite uma boa retenção lateral do corpo.
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As versões Prestige Plus e Black possuem o sistema de chave presencial para entrar no carro e dar partida e a tampa do porta-malas tem a facilidade do sistema mãos livres. Para abertura basta estar com a posse da chave e passar o pé sob o para-choque traseiro.
A central multimídia localizada no centro do painel de instrumento é de série para as três versões e vem equipada com tela tátil de alta definiçãoe de 8.8”. A interface de conexão a smartphones é através de cabo para Android Auto e Apple CarPlay ou por Bluetooth para telefone e streaming de áudio.
O quadro de instrumentos tem boa visibilidade e é constituído de uma tela em cores de LCD de 10,25” configurável pelos comandos no volante. É possível selecionar as funções de maior interesse para que fiquem visíveis no centro da tela.
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O teto solar panorâmico que equipa a versão Black, é opcional na Prestige Plus, estende-se até o banco traseiro sendo dividido em duas partes em que a dianteira pode ser aberta e a traseira não. Para proteção de raios solares há uma tela de fechamento. Todos os comandos são elétricos.
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Na versão Black o forro do teto e das colunas são na cor preta, o que causa uma sensação de menor espaço interno, principalmente para quem ocupa o banco traseiro quando o teto solar está totalmente fechado. Nas demais versões o forro do teto tem cor clara o que deve ajudar a melhorar essa sensação.
O sistema de controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, opcional exclusivo da versão Black, tem cinco níveis de ajuste da distância do veiculo da frente. A faixa de funcionamento de 0 a 200 km/h permite utiliza-lo também no anda/para de trajetos urbanos.
A preocupação com segurança é percebida pela inclusão de vários dispositivos auxiliares que equipam todas as versões, como: câmera de ré, controle de descida em ladeira e assistente de partida em rampa. O “Audi pre sense” detecta situações críticas envolvendo pedestres, ciclistas e outros veículos usando o radar, fornecendo ao motorista advertência visual, sonora e sensível. Se necessário inicia uma frenagem de emergência.
Novidades no exterior
O desenho da carroceria do novo Audi Q3 assemelha-se ao seu irmão mais novo e maior, o Audi Q8. A grande dianteira tem desenho octogonal com o emblema dos quatro anéis ao centro. A coluna traseira tem inclinação mais acentuada e as lanternas traseiras com iluminação em LED são maiores, ocupando a coluna e parte da tampa do porta-malas.
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O novo Audi Q3 cresceu em tamanho, agora tem 4.484 mm de comprimento total, 2.024 mm de largura (com retrovisores) e altura de 1.616 mm. O peso em ordem de marcha é de 1.580 kg. O coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) é de 0,32 com área frontal de 2,44 m² e área corrigida de 0,781 m².
Na dianteira o destaque fica para o conjunto ótico totalmente em LED que incorpora através de diferentes projetores a luz de rodagem diurna, farol baixo, farol alto, farol de neblina e luz de manobra. Sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva estão disponíveis em todas as versões.
Se por um lado a falta de frisos cromados nos vidros, janelas e grade chama a atenção, por outro lado as linhas marcantes das laterais, a cintura alta do veículo e o defletor no teto traseiro reforçam o lado esportivo do modelo.
Expectativa de mercado
Segundo os representantes da Audi, o novo Q3 chega para competir no seguimento premium de suves compactos. E seus principais concorrentes seriam o BMW X1 e o Volvo XC40. O nível de acabamento e materiais utilizados no novo Q3 posicionam o veículo muito bem nesse segmento.
A projeção inicial de vendas é de 2.500 a 3.000 unidades ao ano com maior participação da versão Prestige Plus. Este volume não justificaria a nacionalização deste modelo para produção local.
Especulando, se o veículo tiver uma boa aceitação no mercado brasileiro. e em outros mercados latino-americanos. poderemos ter o Q3 nacional no futuro. Isto poderia trazer até uma redução de preços ao ter menor dependência da volatilidade do câmbio monetário.
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O lançamento do novo Audi Q3 complementa a família Q de suves da marca alemã, composta atualmente pelos modelos Q5, Q7 e Q8, e a partir de maio deve receber o reforço do Audi e-tron, que será o primeiro modelo 100% elétrico da marca comercializado no Brasil. A conferir!
Assista ao vídeo:
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/KB7qv68ZWxA/hqdefault.jpg)
GB
FICHA TÉCNICA AUDI Q3 2020 1,4L TFSI | |
MOTOR | |
Denominação | EA211 R4 1.4 TFSI |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada. variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcro hidráulico para compensação da folga de válvulas, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, gasolina |
Diâmetro e curso (mm) | 74,5 x 80 |
Cilindrada (cm³) | 1.395 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência (cv/rpm) | 150/5.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 25,5/1.500~4.000 |
Comprimento da biela (mm) | 140 |
Relação r/l | 0,285 |
Corte de rotação (rpm) | 6.200 |
Ignição | Bobinas individuais |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Robotizado S-tronic, duas embreagens a banho de óleo |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação do diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço inferior triangular, mola helicoidal, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | 11,8 |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro do volante (mm) | 360 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem |
Circuito hidráulico | Duplo em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7Jx19 |
Pneus | 235/50R19 |
Estepe | T145/85R18 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve 2-volumes subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,32 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,44 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,781 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.484 |
Largura (sem/com espelhos) | n.d./2.024 |
Altura | 1.616 |
Distância mínima do solo | 140 |
Distância entre eixos | 2.680 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 530 |
Tanque de combustível | 58 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.580 |
Carga útil | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,3 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 207 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 10,2 |
Estrada (km/l) | 12 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | n.d. |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | n.d. |
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/anual |
Óleo do câmbio | Não requer troca |
Garantia | 4 anos sem limite de quilometragem |
LISTA DE EQUIPAMENTOS – AUDI Q3 2020 1,4L TFSI | Prestige | Prestige Plus | Black |
CONFORTO E COMODIDADE | |||
Acabamento interno em cinza micrometálico | – | S | S |
Apoio de braço dianteiro | S | S | S |
Apoio lombar com ajuste elétrico | S | S | S |
Ar-condicionado automático bizona com saída para o banco traseiro | – | S | S |
Banco do motorista com ajuste elétrico | S | S | S |
Banco do passageiro com ajuste elétrico | S | S | S |
Banco traseiro rebatível com ajuste de inclinação do encosto | S | S | S |
Bancos dianteiros conforto | S | S | – |
Bancos dianteiros esportivos | – | – | S |
Bancos em couro sintético | S | S | – |
Bancos em couro Alcântara | – | – | S |
Chave codificada com SafeLock | S | – | – |
Chave presencial | S | S | |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro | S | S | S |
Descansa-braço central com 2 porta-copos no banco traseiro | – | – | S |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior | S | S | S |
Espelho interno prismático | S | – | – |
Espelho interno eletrocromico | – | S | S |
Painel de instrumentos digital | S | S | S |
Porta-malas c/ abertura/fechamento elétrico e sistema mãos livres | – | S | S |
Seletor de modo de condução Audi Drive Select | S | S | S |
Sensores crepuscular e de chuva | S | S | S |
Sobretapetes dianteiros e traseiros | S | S | S |
Teto moldado em tecido | S | S | S |
Teto solar panorâmico | – | – | S |
Tomada 12 V e 2 portas USB para o banco traseiro | S | S | S |
Volante esportivo em couro, multifuncional e c/ borboletas de câmbio | – | – | S |
EXTERIOR | |||
Carcaça dos espelhos externos na cor do veículo | S | S | – |
Espelhos externos com ajuste elétrico | S | S | S |
Estrado de teto tipo longarinas preto | S | S | S |
Frisos decorativos pretos | S | S | S |
Vidros laterais e traseiro com isolante térmico | S | S | S |
RODAS | |||
Rodas de liga de alumínio 7J x17 com pneus 215/65R17 | S | – | – |
Rodas de liga de alumínio 7J x18 com pneus 235/55R18 | – | S | – |
Rodas de liga de alumínio 7J x19 com pneus 235/50R19 | – | – | S |
SEGURANÇA | |||
Alarme | S | S | S |
Assistente de partida em aclives e controle de descida | S | S | S |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina | S | S | S |
Câmera de ré | S | S | S |
Cintos de segurança com sensor de afivelamento | S | S | S |
Comando de voz | S | S | S |
Controle de estabilidade e tração | S | S | S |
Faróis de LED | – | S | S |
Faróis com ajuste de altura automático | – | S | S |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de atuação automática nas paradas | S | S | S |
Luz de neblina traseira | S | S | S |
Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro | S | S | S |
Sensor de estacionamento traseiro/dianteiro com Parking assist | – | – | S |
Travamento central com controle remoto | S | S | S |
SISTEMA DE ÁUDIO | |||
Bluetooth | S | S | S |
Interface para smartphone (Android Auto e Apple CarPlay) | S | S | S |
MMI Touch/Rádio Plus com tela de 8,8 polegadas | S | S | S |
Seis alto-falantes | S | S | S |
OPCIONAIS | |||
Controle de automático de cruzeiro adaptativo e pre sense com frenagem automática | – | – | S |
Itens de acabamento em Alcântara (Marrom, Laranja ou Cinza) | – | – | S |
Pacote de luzes ambientes customizáveis | – | – | S |
Pintura metálica, perolizada e sólida especial | S | S | S |
Teto solar panorâmico | – | S | – |