• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

EFEITOS DA COVID-19 MOVIMENTAM F-1

RESPOSTA RÁPIDA DA DA CATEGORIA AJUDA A CRIAR RESPIRADORES

identicon por Wagner Gonzalez
31/03/2020
em Conversa de Pista, Destaques do Editor - Motores Clássicos, WG
Foto: James Tye/UCL

Foto: James Tye/UCL







Enquanto o mundo busca soluções para superar e neutralizar a pandemia da Covid-19, a F-1 atua igualmente em duas frentes para explorar o momento e garantir seu futuro. No primeiro caso está a utilização da tecnologia de ponta utilizada pela categoria para desenvolver e fabricar respiradores artificiais em tempo recorde (foto de abertura); no segundo aparecem as possíveis variantes para contornar os problemas criados com o adiamento, quase cancelamento, da temporada, fato inédito desde a criação do Campeonato Mundial em 1950. Paralelamente, várias ações são embrulhadas pelo papel da solidariedade e necessidade pipocam pelo mundo.

Um dos grandes trunfos da F-1 é a mistura de necessidade e poder para resolver problemas enormes em prazos exíguos, combinação que leva empresas automobilísticas de produção em larga escala a capitalizar sua participação na categoria como canal para treinar e refinar o potencial de engenheiros e técnicos de alto nível. Exemplo prático desta situação é a criação de um respirador artificial desenvolvido pela equipe Mercedes em conjunto com engenheiros e médicos do Faculdade de Medicina da Universidade de Londres (UCL na sigla em inglês).

De acordo com Tim Baker, professor de engenharia mecânica dessa instituição, a versatilidade do time anglo-alemão foi crucial para o sucesso: “Uma vez definido o projeto trabalhamos ininterruptamente por dias focados em desenvolver um projeto preexistente. Graças ao uso de simulações em computador conseguimos reduzir um processo que levaria anos para apenas alguns dias e criar um ventilador de alta eficiência que pode ser fabricado em larga escala.”

O controle do respirador; equipamento está sendo testado em larga escala no Reuno Unido (Foto: James Tye (UCL)

De acordo com Baker e seu colega Tim Cook, professor de anestesia e terapia intensiva no Royal United Hospital da cidade de Bath, esse equipamento permitirá que pacientes sejam atendidos em enfermarias por equipes de um médico e duas enfermeiras, enquanto uma unidade de UTI para o mesmo número de enfermos demanda três ou quatro médicos e entre cinco e dez enfermeiras. Além da Mercedes várias outras equipes também estão envolvidas em projetos semelhantes, com destaque para a Ferrari e Williams.

Tais ações são desenvolvidas num período em que as fábricas passam por um período de férias coletivas, algo que deveria acontecer em agosto e que foi antecipado para o mês de março como forma de facilitar o remanejamento do calendário. A ação, porém, parece mostrar-se inócua: a chance de que as corridas voltem em julho ou agosto é bastante reduzida e já se fala na possibilidade de fundir as temporadas de 2020 e 2021. Outra hipótese em discussão é adotar uma programação reduzida para apenas dois dias de atividades de pista: treino e classificação no sábado e corrida no domingo. Paralelamente, não será surpresa se no futuro surgirem acusações de que aquela ação benevolente tenha sido usado para encobrir ações de aperfeiçoamento de carros e motores.

Fréderic Vasseus propõe estender férias coletivas para conter custos das equipes (Foto: Alfa Romeo)

Diante da possibilidade de a F-1 adotar o conceito de supertemporada, dirigentes das equipes debatem os pontos básicos para impor uma limitação de desenvolvimento dos carros atuais, que seriam usados em 2021. A ideia se mostra a melhor opção para enfrentar a redução de faturamento que fatalmente decorre de um calendário mais enxuto e, consequente, prêmios menores.

Fréderic Vasseur, o chefe da equipe Alfa Romeo, tem uma visão interessante sobre o tema: “Nós temos a possibilidade de estender o período de férias coletivas para reduzir drasticamente os nossos custos fixos. Acredito que em meados de abril teremos uma visão mais clara para tomar decisões.”

No período de férias coletivas, que se estenderá durante boa parte do mês de abril, as fábricas das equipes não podem funcionar, exceto os departamentos de administração e comunicação. Isso permite que Vasseur e seus pares discutam sobre o acordo que vai definir o que poderá ser alterado para que os carros atuais sejam utilizados em 2021. Como a consolidar a fama de equipe em perene turbulência, a Ferrari já deixou transparecer que congelar os projetos deste ano seria prejudicial às suas chances de lutar pela vitória.

Circuito de Buddh, em Nova Déli, foi transformado em abrigo para trabalhadores da cidade (Foto: Jaypee Sports City)

Outras ações e declarações que também repercutiram na última semana foi a decisão do governo da Índia em interditar o circuito de Buddh para utilizá-lo como abrigo para trabalhadores que residem foram da região de Nova Déli e que não podem retornar às suas casas. O fato de a empresa Jaypee Sports City ter dívidas na casa de US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões) com a prefeitura local facilitou a decisão. Em Londres, Bernie Ecclestone não escondeu que se estivesse no comando da categoria já teria cancelado a temporada atual e que ficará “muito, mas muito, surpreso” se a proposta de Chase Carey (seu sucessor no comando da categoria) em realizar um calendário de 15 a 18 etapas for concretizada.

Ainda na Inglaterra Lando Norris, que se propôs a ficar careca caso arrecadasse US$ 10 mil para contribuir no combate à Codiv-19; superou a meta em 20% e angariou algo em torno de R$ 60 mil. No Brasil, Lucas de Grassi desenvolve ação semelhante.

Lando Norris angariou R$ 60 mil na Inglaterra e  Lucas Di Grassi promove vaquinha no Brasil (Foto: McLaren)

WG

A coluna “conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Tags: Codiv-19Corona VírusFrédéric VasseurLando NorrisLondresMedicina
Anterior

SUCESSOR DO FUSCA, IMPOSSÍVEL

Próximo

AUDI INSTALA PAINÉIS SOLARES EM SEU CENTRO TÉCNICO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: divulgação Audi

AUDI INSTALA PAINÉIS SOLARES EM SEU CENTRO TÉCNICO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022
Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In