Os números de fevereiro mostram aparente animada, após a ressaca do mês anterior. Foram 200.997 emplacamentos totais, sendo 193.299 de veículos leves, ou 1,6% superior a mesmo mês do ano passado. Nada mau, pois este ano tivemos carnaval em fevereiro, o que significou 3 dias úteis a menos. Assim, utilizando o parâmetro bastante conhecido dos emplacamentos diários, tivemos uma média de 10.739, que supera até mesmo o número atingido em 2015, antes da grave crise que nos abateu.
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Se considerarmos porém as vendas no varejo, outro importante termômetro de mercado, as figuras já não são tão flores. As concessionárias faturaram -3,7% automóveis e -6,1% de comerciais leves, em relação ao mesmo fevereiro de ’19. Houve um “boost” nas vendas diretas que saltou de 32,8% dos automóveis em janeiro, para 42,3% em fevereiro, o que acabou elevando o número total. Das 10 maiores marcas, seis delas tiveram queda no varejo, a Toyota ficou no zero a zero, VW cresceu 1%, Nissan 2% e Chevrolet 5% (ver quadro abaixo). Depois de um janeiro ruim, fechar o bimestre com -1% sobre ’19 não estava mal e apontava um ano promissor.
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Porém, o otimismo do PIB de crescimento de 2,2-2,5% começava a arrefecer, vieram as primeiras revisões para baixo, por conta da demora em promover as reformas fiscal e administrativa, embates entre parlamento e executivo e um mundo esquisito lá fora. Conversei com alguns colegas do setor e já havia a sensação de que 2020 repetiria 2019 no total, ou talvez leve crescimento de baixos 3-5%, com algumas trocas de posição entre os players, quando os compradores correm atrás das novidades em detrimento daqueles sem lançamentos e com produtos envelhecendo.
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Mas fevereiro teve o coronavírus que começou na China e em um mês a OMS (Organização Mundial de Saúde) o declarou como pandemia. Os efeitos no mundo e nas sociedades ainda estão para ser conhecidos, mas do outro lado do planeta já vimos alguns desastres. Vendas de veículos na China caíram 80% em fevereiro. A Itália foi o segundo país onde essa pandemia se espalhou e de ali para demais países da OCDE. O fator Brexit também aumenta a turbulência. Alguns fabricantes de autopeças europeus trabalham com prognósticos de 44% de queda naquele mercado na média dos próximos três meses. Os efeitos estão se mostrando muito mais devastadores que a crise de 2008, até então a maior de todas.
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Enquanto escrevo esta coluna, assisto a uma sequência desastres sendo anunciados. O comércio de veículos ficará paralisado no mês de março em muitas capitais e cidades brasileiras e mundo afora. Produção também paralisada nos EUA, Canadá, países europeus e no Brasil. As consequências no setor de serviços são igualmente devastadoras, com emprego e renda fortemente afetados. Começáramos o ano bem e cheios de planos e agora temos de forçar o governo que se faça algo, estímulos econômicos anunciados que o mercado de capitais vem entendendo como insuficientes. A queda nas principais bolsas do mundo estão assustadoras.
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RANKING DO MÊS E DO PRIMEIRO BIMESTRE
A GM seguiu mais líder que nunca graças ao ótimo desempenho da dupla Onix e Onix Plus, os dois modelos mais vendidos do mercado. Abocanhou 20% de participação entre os automóveis e 18,4% do total de leves, com 34.145 licenciamentos. E vem o novo Tracke (foto de abertura)r para impulsionar ainda mais as vendas da marca da gravata-borboleta. Sobre mesmo mês de ’19, a GM teve crescimento de 1,4%, mais ou menos em linha com o mercado.
A VW vem em segundo com 31.628 e um crescimento de 13% no bimestre e tem três modelos dentre os Top10 do ranking, respectivamente Gol, Polo e T-Cross, que liderou novamente o segmento de suves.
Fiat em 3º, Hyundai em 4º, Ford em 5º, Toyota, Renault, Jeep, Honda e Nissan fecham a lista dos dez primeiros. Notável o desempenho da CAOA Chery, em 11º e 56% de crescimento nos primeiros dois meses, ultrapassando as tradicionais Citroën, Peugeot e Mitsubishi no ranking.
Nos comerciais leves a dupla da Fiat Strada e Toro mantém seu predomínio, com 36% do total do segmento. A Strada nova já foi mostrada em fotos e deve reforçar a presença da marca italiana assim que estiver nas lojas.
O coronavírus também causou mudanças nos lançamentos. O novo Tracker ficou sem apresentação coletiva e não foi experimentado pelos jornalistas especializados, e a nova Strada provavelmente seguirá o mesmo caminho.
A pandemia chegou ao Brasil, fábricas anunciaram paralisação de produção e talvez tenhamos alguns lançamentos retardados.
Caberá a nós cidadãos brasileiros uma forte dose de conscientização e participação coletiva para conter o alastramento da doença Covid-19. Busquemos formas criativas de lidar com as dificuldades e até o mês que vem!
MAS
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