A ZF, de Friedrichshaffen, Alemanha, apresenta o primeiro freio de estacionamento dianteiro eletromecânico da indústria e, desse modo, amplia a oferta desse tipo de freio de estacionamento para uma variedade bem maior de veículos.
Com esta solução, os fabricantes podem agora dotar veículos menores com o avançado sistema de freio de estacionamento combinado com maior liberdade para o projeto do interior, sem precisar recorrer à clássica alavanca ou ao pedal para acionar o freio de estacionamento. Em vez desses itens, basta um simples interruptor elétrico para esse papel. Com isso, o ganho de espaço na região dos bancos dianteiros é considerável.
O freio de estacionamento eletromecânico (EPB) já é bastante empregado nos carros de maior porte há praticamente 20 anos e sua eficácia e comodidade são indiscutíveis. Agora a tecnologia pode ser estendida a carros menores. O início da produção em série e aplicação já começou na Coreia do Sul e na China.
A eliminação da alavanca do freio de estacionamento do interior do veículo, hoje comum naqueles de maior porte ou premium equipados com freio de estacionamento traseiro eletromecânico, era considerada muito difícil para os projetistas de carros compactos. Com a produção em série do primeiro freio de estacionamento dianteiro eletromecânico do setor, a ZF agora permite que essa tecnologia seja aplicada em carros menores. O início da produção em série ocorre atualmente na Coréia e na China.
Manfred Meyer, vice-presidente sênior da divisão de engenharia de segurança ativa da ZF, comentou: “Com esta introdução no mercado, a ZF traz a tecnologia do freio de estacionamento eletromecânico e todos os seus benefícios para as fabricantes de carros compactos e populares, que normalmente só precisam de freios a tambor no eixo traseiro. A novidade aumenta a comodidade,o conforto e a segurança para os clientes finais”.
Funções adicionais para carros compactos
Além da finalidade clássica do freio de estacionamento, com o EPB dianteiro qualquer carro, por menor que seja, pode ser dotado de assistente de parida em aclives.Além disso, os carros assim equipados podem receber o freio de estacionamento de inserção automática nas paradas (auto-hold), de grande utilidade no trânsito urbano ou nos engarrafamentos. Além disso, a maior distribuição de carga estática no eixo dianteiro proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em pisos escorregadios.
O EPB dianteiro da ZF elimina os componentes necessários para a operação manual do freio de estacionamento nos freios a tambor e a disco traseiros e requer apenas pequenas modificações nas pinças do eixo dianteiro, integrando os componentes e softwares eletrônicos, necessários na unidade de controle de estabilidade existente. Desta forma, é possível reduzir ainda mais o peso do sistema de freio de estacionamento manual traseiro. “Trata-se de outro exemplo de como estamos aperfeiçoando os produtos existentes para torná-los mais acessíveis conforme os requisitos do mercado. Desta forma, transferimos as vantagens do produto para veículos de outros segmentos”, Meyer concluiu.
Além disso, como o freio de estacionamento também é freio de emergência em caso de falha hidráulica total do freio de serviço, é preferível que seja na dianteira, onde sua eficácia e segurança são incomparavelmente superiores em razão de os freios dianteiros serem bem mais eficazes que os traseiros em qualquer automóvel. Cabe lembrar que modelos Citroën como XM e Xantia tinham freio de estacionamento mecânico nas rodas dianteiras.
A ZF também foi pioneira na tecnologia de freio de estacionamento eletromecânico em 2001 e, desde então, mais de 75 milhões de veículos foram equipados com este sistema.
AE