• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

OTIMISMO NO FIM DO TÚNEL

F-1 REDUZ CUSTOS E PENSA EM PROVAS SEM PÚBLICO, CATEGORIAS MENORES ANUNCIAM CALENDÁRIOS

identicon por Wagner Gonzalez
07/04/2020
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, Destaques do Editor - Motores Clássicos, WG
Foto: FIA/Shutterstock

Foto: FIA/Shutterstock







A movimentação no automobilismo europeu reflete o gigantismo da F-1 e a agilidade de categorias menores: enquanto a primeira ainda estuda o que poderá acontecer com a temporada 2020, equipes reduzem salários de pilotos e diretores, dispensam alguns e dão férias a muitos, categorias como a F-Renault e a DTM anunciam calendários revistos com início programado para o final de junho e início de julho, respectivamente na Holanda e na Alemanha. Como que a dar sua contribuição aos seus filiados, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) postergou o pagamento de taxas de seus filiados e criou uma plataforma de ensino a distância em colaboração com a escola ESADE, de Barcelona, cujo currículo envolve técnicas de comunicação, negócios e planejamento estratégico focados em épocas de crise (foto de abertura)

Ontem dirigentes da FIA e da Liberty Media coordenaram uma teleconferência com os representantes dos 10 times que disputam a F-1 para discutir os rumos da categoria no cenário atual. O panorama é complexo, beira a tristeza: aquelas duas instituições negociam com promotores de corridas possíveis formas de cancelar parte ou toda a temporada e encontrar um meio de garantir algum ingresso financeiro a ambas e, principalmente, às equipes. Um calendário reduzido em número de etapas e na duração dos eventos de três para dois dias é uma das opções em aberto. É bem provável que hoje seja anunciada a extensão do período de férias coletivas, atitude das mais bem-vindas: ainda há vários países europeus sustentando o período de isolamento social e parar suas fábricas significa, além de proteção sanitária, reduzir custos, medicação altamente recomendada no atual clima de incertezas.

Zak Brown joga pesado para ganhar prestígio político na categoria (Foto: McLaren)

Por parte das equipes o troféu da semana, pelo menos por enquanto, vai para Zak Brown, o americano que comanda o renascimento da McLaren. Ontem ele lançou um balão de ensaio para dar força à sua cruzada visando reduzir o teto de gastos das equipes. Dos US$ 150 milhões anuais já parcialmente aceito pelos seus pares e que não inclui os salários com pilotos ou gastos com motores, agora Brown advoga que a quantia-limite de US$ 100 milhões, em iguais condições, é necessária para impedir o desaparecimento de quatro equipes. O valor final deverá ficar no meio termo, confirmando que a atitude de Brown é apenas uma arma de negociação para obter outras vantagens e ganhar peso político junto aos construtores, à FIA e à Liberty Media. Seu histórico profissional revela um executivo extremamente agressivo e sagaz.

Limite de gastos mais baixo ajudaria a Alfa Romeo a cobrir seus gastos (Foto: Alfa Romeo-Orlen)

Brown não declarou quais seriam os quatro times passíveis de encerrar atividades, mas as apostas são de que Williams, Haas, AlphaTauri (que já se foi alvo de comentários similares nos tempos em que se chamava Toro Rosso) e Alfa Romeo são as mais vulneráveis. O nome desta última entra nessa lista em função do seu histórico: já foi financiada pela Mercedes, comprada pela BMW e administrada por um banco suíço. Declarações recentes de Fréderic Vasseur, o líder dessa escuderia, ao jornal francês L’Equipe, alimentam essa hipótese ao indicar que à sua organização limites mais baixos são atraentes: “Adotar um teto de gastos na casa de US$ 100 milhões anuais é uma proposta justa. Espero que nesta crise a categoria possa ter consciência e garantir o futuro da F-1”.

Mais do que reavaliar os custos financeiros praticados pelas equipes, a mudança trará duas consequências práticas: aumentará a competitividade das equipes menores — já habituadas a sobreviver com orçamentos mais baixos —, e criará um novo mecanismo de busca por soluções que contornem essa limitação. A disseminação de parcerias tecnológicas será inevitável e a primeira a ser explorada: os gastos dessas parcerias, em princípio, não poderiam ser incluídos como orçamento das equipes… Em épocas de vacas magras, McLaren, Williams e Racing Point, nesta ordem, já reduziram seu número de funcionários e o salário dos seus pilotos e diretores. Os pilotos da Ferrari — Sebastian Vettel e Charles Leclerc — devem ser os próximos a anunciar sua adesão à essa nobre causa.

Arquibancadas vazias podem ser a solução para realizar o campeonato de 2020 (Foto: McLaren)

Uma redução mais drástica, significativa e abrangente pode ser o item que permitirá a realização do campeonato de 2020 com um calendário enxuto e a iniciar com o GP da Grã-Bretanha, possivelmente dia 19 de julho. A data já está prevista no calendário original de 2020 e tem como grande trunfo o de ser reservada à única prova disputada desde 1950, quando o Campeonato Mundial foi criado. A proposta mais consistente da FIA e pela Liberty Media para resolver o impasse inclui a realização de um número reduzido de etapas, todas com portões fechados ao público, forma de evitar aglomeração nas arquibancadas e de convidados com acesso ao paddock. Paralelamente, a medida preservaria o faturamento advindo dos direitos de transmissão de TV, um dos mais importantes no fluxo de caixa da categoria. A semana promete muitas novidades.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Tags: Campeonato Mundial de F-1 2020DTMF-Renault EurocupFIAFrédéric VasseurLiberty MediaZak Brown
Anterior

AVANÇO DA COVID-19 DERRUBA NÚMEROS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Próximo

A HISTÓRIA DE UMA CAPA DE REVISTA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: Reprodução da capa de Quatro Rodas de março de 1989

A HISTÓRIA DE UMA CAPA DE REVISTA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In