A Volkswagen fez ontem uma apresentação virtual do novo suve Nivus, ainda camuflado. Seu lançamento será ainda neste semestre.
Pelas duas fotos disponíveis, o Nivus é suve compacto “acupezado”, com acentuada caída do teto na parte traseira, uma tendência que vem se observando mundialmente nesse tipo de veículo. Se fosse um sedã dir-se-ia ser um fastback. A base estrutural é a mesma dos VW mais recentes. Dimensões não foram reveladas.
Foi desenvolvido no Brasil e será produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo Campo. Seu conjunto motriz é o mesmo já utilizado no Polo, Virtus e T-Cross, o 1-litro tricilindro 200 TSI (turbo) de 116/128 cv e 20,4 m·kgf com gasolina ou álcool, acoplado ao câmbio automático epicíclico de 6 marchas Aisin AQ250-6F
Embora não falado, o chassi rolante será o mesmo do Polo, Virtus e T-Cross: suspensão dianteira McPherson e traseira, por eixo de torção. Freios deverão ser também a disco nas quatro rodas.
Foi dito que o balanço traseiro (distância do centro da roda traseira ao para-choque) é “mais pronunciado” — dá para notar na vista de traseira — para conferir maior volume do porta-malas, 415 litros (T-Cross, 373 litros com o encosto do banco traseiro em posição normal e 420 litros, deixando o encosto na posição mais para vertical).
Faróis são totalmente em LED e há luz de rodagem diurna com mesmo tipo de fonte de luz, e de assinatura visual “inédita nos modelos Volkswagen”, segundo foi informado. O visual do Nivus se vale também de rodas de 17 polegadas de diâmetro.
No campo dos auxílios ao motorista o Nivus terá controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência autônoma. e o assistente frontal que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego à frente e avisa o motorista do perigo de colisão frontal por meio de aviso sonoro e visual.
Por último o novo sistema de infotenimento, chamado de VW Play, que inclui uma tela de altíssima resolução e diversas funcionalidades.
BS