Notícia Volkswagen
Este ano, no dia 8 último, o modelo mais produzido, vendido e exportado da indústria automobilística brasileira, o Volkswagen Gol, comemora 40 anos, e o destaque fica também para o local onde tudo começou: a unidade VW em Taubaté, no Vale do Paraíba.
A fábrica iniciou atividades em 1976 com a produção de peças para Kombi e Sedã (o nome Fusca só seria oficializado em 1983). Dois anos depois, começou oficialmente a produção de veículos com o Passat e já contava com cerca de 1.600 funcionários. Mas foi em 1980 que Taubaté, a chamada Fábrica 2, abriu caminho para uma nova fase no setor automobilístico com o início da produção do Gol.
Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol foi elaborado levando em conta as condições de uso no país, juntamente com as necessidades e aspirações dos consumidores brasileiros, enfatizando a resistência, economia e durabilidade. A primeira versão tinha motor boxer longitudinal arrefecido a ar de 1.285 cm³ a ar e câmbio de quatro marchas. Sua suspensão era McPherson na frente e por eixo de torção, atrás, com freio dianteiro a disco. Com carroceria hatchback, ele era oferecido nas versões S e L, ambas de duas portas por questão de preferência do mercado à época.
Em 1981, o Gol ganhou um motor boxer mais potente, de 1.585 cm³, também arrefecido a ar, o que ajudou a fábrica Taubaté a atingir em 1982 a marca de 100 mil unidades produzidas do modelo. Logo em seguida foram lançadas a primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, com arrefecimento a líquido, de 1.588 cm³ e câmbio de cinco marchas. Em 1984, chegou ao mercado o primeiro Gol GT, com motor de 1.781 cm³.
Ao longo dos anos o Gol passou por uma contínua evolução tecnológica que guiou a indústria automobilística brasileira e o ajudou a consolidar com um sucesso de vendas. Por exemplo, o Gol GTI, em 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica.
A milionésima unidade foi produzida já em 1990. Já, em 1993, a fábrica recebe investimentos de US$ 200 milhões para modernização e treinamento para a produção do Gol Geração II e se torna a primeira fábrica de automóveis da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002.
Outra grande inovação chega em março 2003 quando é lançado o Gol Total Flex, primeiro carro com motor flexível em combustível do Brasil. No ano de 2008 a unidade ganha novo investimento no valor de R$ 600 milhões e instala a nova armação de carroceria com 308 robôs. Em 2012, ocorre a inauguração do novo e moderno processo de pintura à base de água, que utiliza 110 robôs para tornar a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Ela estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira, pois tornam o processo produtivo favorável ao meio ambiente, permitindo reduções de 30% no consumo de energia elétrica e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.
Com todos estes investimentos e conquistas, o Volkswagen Gol se tornou o carro mais produzido com 8.532.771* unidades fabricadas no Brasil (8.342.260) e Argentina (190.511), o mais vendido (6.952.153* unidades) e o mais exportado (1.515.305* unidades) para 69 países. Ele é também o veículo nacional que permaneceu por mais tempo como líder de vendas do Brasil: 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014.
*Dados considerados até abril de 2020.
Volkswagen Taubaté, linha do tempo:
1973 – Início da construção da fábrica de Taubaté.
1976 – Unidade faz peças estampadas, plásticas, injetadas e de tapeçaria para Sedã e Kombi produzidos em São Bernardo do Campo.
1978 – Primeiros cinco Passat produzidos no local são liberados para venda.
1979 – Início da montagem do Passat em série, de forma quase artesanal.
1980 – Produção do Gol Geração I, com motor de1.285 cm³. Veículo inaugura nova fase na indústria automobilística brasileira.
1982 – Primeiras 100 mil unidades do Gol produzidas.
1986 – Início da produção do Voyage.
1990 – Unidade comemora 1.000.000 de veículos produzidos.
1993 – Fábrica é a primeira da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002. Unidade recebe primeiros robôs para produzir Gol Geração II.
2002 – Fábrica recebe certificado de qualidade ambiental ISO 14.001.
2008 – Novo Gol e Novo Voyage entram em produção. Fábrica recebe investimentos de R$ 600 milhões e instala nova Armação de Carroceria, com 308 robôs.
2009 – Unidade comemora 5.000.000 de veículos produzidos.
2011 – Iniciada a construção da nova Pintura
2012 – Inauguração da nova Pintura com início da pintura em eletroforese catódica
2014 – Inauguração da linha de produção do Volkswagen up!, com investimentos de R$ 1,2 bilhão para a modernização tecnológica da fábrica.
2015 – Primeiras 100 mil unidades do up! produzidas
2016 – 40 anos de operações e o marco de 6,5 milhões de veículos produzidos
2017 – 200 mil up! produzidos; 1,5 milhão de Voyage e 8 milhões de Gol fabricados
2018 – Fábrica inicia produção do Gol e Voyage com câmbio automático; celebra o marco de 7 milhões de veículos produzidos
2019 – Unidade celebra o marco de 300 mil up! produzidos
AE