• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AE

FÁBRICA VW TAUBATÉ: 40 ANOS DE PRODUÇÃO DO GOL

identicon por Autoentusiastas
12/05/2020
em AE, Destaques, Notícias
Linha de montagem do primeiro Gol (Esta foto e todas, divulgação VW)

Linha de montagem do primeiro Gol (Esta foto e todas, divulgação VW)







Notícia Volkswagen

 

Este ano, no dia 8 último, o modelo mais produzido, vendido e exportado da indústria automobilística brasileira, o Volkswagen Gol, comemora 40 anos, e o destaque fica também para o local onde tudo começou: a unidade VW em Taubaté, no Vale do Paraíba.

A fábrica iniciou atividades em 1976 com a produção de peças para Kombi e Sedã (o nome Fusca só seria oficializado em 1983). Dois anos depois, começou oficialmente a produção de veículos com o Passat e já contava com cerca de 1.600 funcionários. Mas foi em 1980 que Taubaté, a chamada Fábrica 2, abriu caminho para uma nova fase no setor automobilístico com o início da produção do Gol.

Fábrica Taubaté em construção

Projetado e desenvolvido no Brasil, o Gol foi elaborado levando em conta as condições de uso no país, juntamente com as necessidades e aspirações dos consumidores brasileiros, enfatizando a resistência, economia e durabilidade. A primeira versão tinha motor boxer longitudinal arrefecido a ar de 1.285 cm³ a ar e câmbio de quatro marchas. Sua suspensão era McPherson na frente e por eixo de torção, atrás, com freio dianteiro a disco. Com carroceria hatchback, ele era oferecido nas versões S e L, ambas de duas portas por questão de preferência do mercado à época.

Em 1981, o Gol ganhou um motor boxer mais potente, de 1.585 cm³, também arrefecido a ar, o que ajudou a fábrica Taubaté a atingir em 1982 a marca de 100 mil unidades produzidas do modelo. Logo em seguida foram lançadas a primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, com arrefecimento a líquido, de 1.588 cm³ e câmbio de cinco marchas. Em 1984, chegou ao mercado o primeiro Gol GT, com motor de 1.781 cm³.

Milionésimo Gol produzido, 1990

Ao longo dos anos o Gol passou por uma contínua evolução tecnológica que guiou a indústria automobilística brasileira e o ajudou a consolidar com um sucesso de vendas. Por exemplo, o Gol GTI, em 1989, foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica.

A milionésima unidade foi produzida já em 1990. Já, em 1993, a fábrica recebe investimentos de US$ 200 milhões para modernização e treinamento para a produção do Gol Geração II e se torna a primeira fábrica de automóveis da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002.

Outra grande inovação chega em março 2003 quando é lançado o Gol Total Flex, primeiro carro com motor flexível em combustível do Brasil. No ano de 2008 a unidade ganha novo investimento no valor de R$ 600 milhões e instala a nova armação de carroceria com 308 robôs. Em 2012, ocorre a inauguração do novo e moderno processo de pintura à base de água, que utiliza 110 robôs para tornar a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Ela estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira, pois tornam o processo produtivo favorável ao meio ambiente, permitindo reduções de 30% no consumo de energia elétrica e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.

Gol com motor EA-2111,6 e câmbio automático ,2019

Com todos estes investimentos e conquistas, o Volkswagen Gol se tornou o carro mais produzido com 8.532.771* unidades fabricadas no Brasil (8.342.260) e Argentina (190.511), o mais vendido (6.952.153* unidades) e o mais exportado (1.515.305* unidades) para 69 países. Ele é também o veículo nacional que permaneceu por mais tempo como líder de vendas do Brasil: 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014.

*Dados considerados até abril de 2020.

Volkswagen Taubaté, linha do tempo:

1973 – Início da construção da fábrica de Taubaté.
1976 – Unidade faz peças estampadas, plásticas, injetadas e de tapeçaria para Sedã e Kombi produzidos em São Bernardo do Campo.
1978 – Primeiros cinco Passat produzidos no local são liberados para venda.
1979 – Início da montagem do Passat em série, de forma quase artesanal.
1980 – Produção do Gol Geração I, com motor de1.285 cm³. Veículo inaugura nova fase na indústria automobilística brasileira.
1982 – Primeiras 100 mil unidades do Gol produzidas.
1986 – Início da produção do Voyage.
1990 – Unidade comemora 1.000.000 de veículos produzidos.
1993 – Fábrica é a primeira da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002. Unidade recebe primeiros robôs para produzir Gol Geração II.
2002 – Fábrica recebe certificado de qualidade ambiental ISO 14.001.
2008 – Novo Gol e Novo Voyage entram em produção. Fábrica recebe investimentos de R$ 600 milhões e instala nova Armação de Carroceria, com 308 robôs.
2009 – Unidade comemora 5.000.000 de veículos produzidos.
2011 – Iniciada a construção da nova Pintura
2012 – Inauguração da nova Pintura com início da pintura em eletroforese catódica
2014 – Inauguração da linha de produção do Volkswagen up!, com investimentos de R$ 1,2 bilhão para a modernização tecnológica da fábrica.
2015 – Primeiras 100 mil unidades do up! produzidas
2016 – 40 anos de operações e o marco de 6,5 milhões de veículos produzidos
2017 – 200 mil up! produzidos; 1,5 milhão de Voyage e 8 milhões de Gol fabricados
2018 – Fábrica inicia produção do Gol e Voyage com câmbio automático; celebra o marco de 7 milhões de veículos produzidos
2019 – Unidade celebra o marco de 300 mil up! produzidos

AE





Anterior

INTERLAGOS 80 ANOS

Próximo

EU SÓ QUERIA ENTENDER…

Próximo
Foto: https://vejasp.abril.com.br/blog/memoria/20-bordoes-inesqueciveis-dos-programas-humoristicos-classicos/

EU SÓ QUERIA ENTENDER...

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

PEUGEOT 208 TURBO STYLE, UM COMPLEMENTO QUE FALTAVA

30/11/2023
BMW X7 M60i (Foto: Divulgação BMW/netcarshow.com)

BMW QUER CONSOLIDAR LIDERANÇA NO MERCADO BRASILEIRO

30/11/2023
Panamera Sport Turismo (Foto: Divulgação Porsche AG)

FIQUE LIGADO

30/11/2023
Carregadores por indução MAHLE (Foto: Divulgação MAHLE)

MAHLE ESTABELECE PADRÃO GLOBAL DE CARREGAMENTO SEM FIO DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS

29/11/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

PEUGEOT 208 TURBO STYLE, UM COMPLEMENTO QUE FALTAVA

30/11/2023
BMW X7 M60i (Foto: Divulgação BMW/netcarshow.com)

BMW QUER CONSOLIDAR LIDERANÇA NO MERCADO BRASILEIRO

30/11/2023
Panamera Sport Turismo (Foto: Divulgação Porsche AG)

FIQUE LIGADO

30/11/2023
Carregadores por indução MAHLE (Foto: Divulgação MAHLE)

MAHLE ESTABELECE PADRÃO GLOBAL DE CARREGAMENTO SEM FIO DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS

29/11/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.