• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

VETTEL VAI SE ISOLAR DA FERRARI NO FIM DO ANO

CONTRATO DE UM ANO E PROPOSTA DE SALÁRIO REDUZIDO TERMINAM RELAÇÃO SEM FINAL FELIZ

identicon por Wagner Gonzalez
12/05/2020
em Conversa de Pista, Destaques do Editor - Motores Clássicos, WG
Foto: Ferrari

Foto: Ferrari







Em meio a uma pandemia que altera valores, hábitos e estruturas sociais, e tantas outras coisas, o mercado de pilotos da F-1 acaba de ser contaminado por uma reviravolta. Quando esta terça-feira (12/5) mal começava na Europa as mídias alemãs Auto Motor und Sport e Bild estamparam que o tetracampeão mundial Sebastian Vettel decidiu não renovar seu atual contrato com a Ferrari (foto de abertura) , que vale até o final do ano, por questões financeiras.. O coquetel composto por doses de salário alto, o protagonismo crescente de Charles Leclerc e sem notas de título mundial harmoniza com o cardápio de vacas magras que o mundo começa a vivenciar.

O australiano Daniel Ricciardo e o espanhol Carlos Sainz Jr. são apontados como possíveis substitutos. Os tifosi não perderam tempo em lembrar que o atual contrato de Lewis Hamilton com a Mercedes também termina em dezembro. Os de perfil mais ousado nessa legião de torcedores fanáticos da Scuderia apostam em quebrar a banca e cogitar a mudança de Hamilton e Toto Wolff, líder do time alemão, para Maranello.

Após cinco temporadas na Ferrari, futuro de Sebastian Vettel aponta para a McLaren (Foto: Ferrari)

Ainda se desconhece o futuro CEP de Sebastian Vettel no mapa da F-1: substituir ou ser parceiro de Lewis Hamilton na Mercedes é um palpite ousado, ao contrário de uma transferência para a McLaren, que volta e meia é apontada como herdeira da marca alemã, cuja permanência na categoria volta e meia é colocada em xeque. De fato, a equipe inglesa voltará a usar o motor alemão a partir do ano que vem e tem amplas condições de se tornar o melhor cliente da marca ante as rivais Racing Point (futura Aston Martin) e Williams.

Daniel Ricciardo, atualmente na Renault, e Carlos Sainz Jr, piloto da McLaren, são nomes apontados como prováveis futuros companheiros de Charles Leclerc, que tem contrato assinado com a Ferrari até 2024. A partida de Vettel, quando confirmada, causara grandes alterações na formação das equipes para 2021 e adiante.

Planos da Mercedes para a próxima década ainda não são claros (Foto: Mercedes)

O rompimento da relação entre piloto e equipe acontece em uma época na qual as dez equipes inscritas no campeonato discutem a renovação do Acordo de Concórdia, documento que determina direitos e deveres entre construtores e a Formula One Management (FOM), braço da Liberty Media que explora os direitos comerciais da F-1. Historicamente, a Ferrari sempre foi privilegiada na divisão dos lucros e prêmios distribuídos a cada temporada, situação criada por Bernie Ecclestone para conter os arroubos políticos que emanam de Maranello em bases mais frequentes do que seria desejável. Exemplo recente disso é a postura da Scuderia em rejeitar as limitações de gastos anuais que Ross Brawn, diretor técnico da FOM, quer implementar e já é praticamente unanimidade entre as outras nove escuderias.

Daniel Ricciardo, atualmente na Renault, é nome cotado para substituir Vettel (Foto: Renault)

Usar um drone para entender esse quadro e o futuro da F-1 pode destacar um fato paralelo e com repercussão intrigante no automobilismo mundial. Nos últimos dias o nome de Luca Di Montezemolo passou a ser mencionado como futuro presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA). Tal como Jean Todt, atual mandatário da entidade, Montezemolo tem laços forte com a Ferrari e a família Agnelli; apesar de ter sua influência bastante reduzida quando Sergio Marchionne o substituiu na direção executiva da marca italiana, Montezemolo soube preservar seu nome no universo da F-1. O que justifica o destaque à notícia é que o termo atual de Todt termina em dezembro…de 2021.

Mesmo fora da Ferrari, Luca Di Montezemolo jamaiss cortou os laços com a Scuderia (Foto: Ferrari)

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor






Tags: Carlos Sainz JrDaniel RicciardoFerrariLuca di MontezemolomclarenMercedesSebastian VettelToto Wolff
Próximo
Foto: divulgação Ysmshs

NOVAS OPÇÕES NO MERCADO DE SCOOTERS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17