• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

F-1 MAIS PRÓXIMA DO RETORNO

EQUIPES VOLTAM AO TRABALHO E ITÁLIA PENSA EM SEGUNDO GP ESTE ANO

identicon por Wagner Gonzalez
02/06/2020
em Conversa de Pista, WG
Foto: Ferrari

Foto: Ferrari







A aprovação do Ministro da Saúde da Áustria para duas provas em Spielberg, a isenção de quarentena para quem trabalha na F-1 garantida pelo governo britânico e a possível realização de uma segunda prova na Itália movimentam cada vez mais as equipes da categoria rumo ao verdadeiro início da temporada 2020. Além do trabalho de preparação e logística os bastidores da categoria (foto de abertura) também mostram atividade política em busca de soluções que possam aumentar o interesse do público; fim de semana com duas corridas e grid invertido são algumas dessas possibilidades. Um programa com apenas dois dias de atividades (sábado e domingo) é dado como fato consumado.

Na pista de Fiorano foi montado um hospital de campanha para realizar testes clínicos  (Ferrari)

Em todas as corridas será adotado um protocolo de segurança que inclui desde o alojamento de uma equipe por hotel, passa por fazer o trajeto até o autódromo, e respectivo retorno, sem interrupções e inclui não interagir com as demais equipes. As arquibancadas deverão ficar vazias em todas as provas até segunda ordem. De acordo com o jornalista e atual Ministro da Saúde da Áustria, Rudolf Anschober, todos os detalhes de prevenção e segurança estão previstos: “O organizador da prova apresentou um conceito baseado nos requerimentos especiais para a F-1 e as medidas protetivas necessárias para evitar o contágio do coronavírus.”

Rudolf Anschober autorizou provas em Spielberg (Ministério da Saúde da Áustria (Foto: Red Bull/Getty Images)

Um calendário revisto da temporada 2020, que deveria ter sua oitava etapa, em Baku (Azerbaijão) no próximo fim de semana, deverá ser finalmente anunciado até o final desta. Até o momento foram canceladas quatro provas (Austrália, Mônaco, França e Países Baixos) enquanto as etapas do Bahrein, Vietnã, China, Espanha, Canadá e Azerbaijão foram oficialmente adiadas.

Outras etapas, como Cingapura, ainda correm risco de não se realizaram. O GP do Brasil está programado para o dia 15 de novembro, mas a reformulação das datas poderá antecipar a prova em uma semana; essa é a última edição da prova dentro do contrato atual, ainda não renovado oficialmente. Já o ACI (Automóvel Clube da Itália) garantiu a presença de Monza no calendário da F-1 por mais cinco anos e negocia a possibilidade de uma segunda etapa este ano, etapa que poderia ser em Imola ou em Misano.

Monza está garantida no calendário até 2025, ACI fala em segunda prova ainda este ano (Foto: Alfa Romeo)

Em meio a tudo isso, a maioria das equipes já voltaram a trabalhar em regime especial, fato que reforça a situação de volta próxima à normalidade. A Ferrari montou o programa “Back on Track” (“De volta à pista” em uma tradução livre) e montou uma espécie de hospital de campanha na pista de Fiorano para avaliar e testar os funcionários que aceitassem passar por uma análise medica que inclui checagem de possível contaminação do Covid-19.

Funcionários da AlphaTauri são checados diariamente sobre possível contágio (Foto: Red Bull/Getty Images)

Perto dali, em Faenza, a AlphaTauri (antiga Toro Rosso) instalou proteção entre os postos de trabalho, além de check-ups regulares em seus colaboradores. Na Inglaterra, a Red Bull explorou a área de sua sede para espalhar os funcionários que também voltaram ao trabalho ontem, enquanto a Racing Point programou o reinício de suas atividades para amanhã.  De acordo com Franz Tost, executivo principal da AlphaTauri, cada GP não disputado significa uma queda de faturamento entre US$ 1,5 milhão e US$ 2 milhões (algo entre R$ 8 milhões e R$ 11,4 milhões) no orçamento das equipes.

Christian Horner sugere grid invertido para aumentar o interesse pela F-1 (Red Bull/Getty Images)

Em 2021 entra em vigor o teto de gastos de US$ 145 milhões/ano (R$ 826,5 milhões ao câmbio de R$ 5,7 por US$ 1), e para diminuir esse prejuízo equipes e a FOM (braço da Liberty Media que explora os direitos comerciais da categoria) buscam soluções para aumentar a audiência e os valores de patrocínio. Uma ideia já aprovada é a realização de dois GPs no mesmo circuito — a Áustria, por exemplo, terá provas nos dias 5 e 12 de julho — e discute-se a realização de uma corrida curta no sábado, evento que serviria como prova de classificação para o grid da corrida principal no domingo. Este formato será usado em quatro etapas do calendário da Stock Car brasileira.

Christian Horner, líder da equipe Red Bull, defende que, nesse caso, o grid da corrida de domingo deveria ser invertido, algo que Toto Wolff, seu correspondente na equipe Mercedes, não concorda. Para Horner, que já sugeriu a venda de carros para equipes menores, o momento de crise que a F-1 atravessa é para fazer experiências como essas. Em uma temporada das mais atípicas, senão a mais atípica na história da F-1, ele tem boa dose de razão.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram







Tags: Alfa RomeoAlpha-TauriChristian HornerFerrariMonzaRudolf Anschober
Próximo
Foto\\; TCR

AUTOMOBILISMO SUL-AMERICANO GANHA CATEGORIA INTERNACIONAL

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17