O Fiat 500, ou Cinquecento, agora tem versão elétrica, o la Prima, “a primeira” na língua de Dante. Deve ser lembrado que na Itália (e na França) automóvel é gênero feminino. Aqui seria “o Primeiro” por ser justamente o primeiro carro elétrico da marca italiana criada em 1899.
O la Prima surgiu primeiro em março, com carroceria conversível, e agora é a vez do hatchback. Notam-se as linhas mais arredondadas do que as da primeira geração do Novo 500 lançado em julho de 2007 e que conhecemos bem aqui.
O preço público do elétrico é 34.900 euros (R$ 194 mil na conversão dieta sem os nossos impostos, com o sistema de carregamento easyWallbox incluído. O 500 de motor a combustão continuará em produção enquanto houver demanda, segundo a FCA/ Fiat.
O motor elétrico desenvolve nada menos que 118 cv e faz o la Prima acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos; de 0 a 50 km/h não gasta mais que 3,1 segundos. A velocidade máxima, entretanto, é limitada em 150 km/h. O peso não foi informado, mas como o normal pesa 960 kg, o elétrico deve pesar cerca de 20% mais, 1.150 kg.(por enquanto não há essa informação).
A bateria de íons de lítio é de 42 kW·h e propicia alcance de até 320 quilômetros segundo o consumo de energia elétrica dfinidopela nova norma WLTP. Uma recarga que dure apenas 5 minutos é suficiente oararodar 50 qui8lômetros, enquanto abateria totalmente descarregada restabelece 80% de sua carga em 35 minutos. Nesse caso o la Prima pode rodar 256 km.
A francesa Engie Eps desenvolveu o easyWalbox para a FCA, a ser comercializado pela Mopar, nos principais mercados europeus. É uma solução simples e acessível para instalação, que pode ser gerenciada via Bluetooth, permitindo carregar seu carro em casa com até 2,3 kW de energia de carregamento. Também leva em consideração outros aparelhos domésticos sendo usados enquanto você carrega o veículo. O carregador está preparado para um upgrade de potência até 7,4 kW. O modelo é também fornecido com cabo “Modo 3”, que permite o carregamento tanto em casa como em postos públicos de até 11 kW.
Três modos de condução
São três modos de condução no 500 “la Prima”: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução do motorista..O modo “Normal” é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor a combustão normal, enquanto o modo “Range” (Alcance) ativa a função “acionamento de um pedal”. Ao selecionar este modo de condução, o motorista pode dirigir o Novo 500 apenas com o pedal do acelerador, maximizando a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance. De qualquer forma, é necessário pressionar o pedal do freio para parar o carro quando for necessário.
O modo de condução Sherpa atua em vários componentes para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.
Como um “Sherpa do Himalaia”, (xerpa em português) que é responsável por toda a expedição e a guia até o seu destino, este modo de condução ajusta vários parâmetros: velocidade máxima limitada a 80 km/h; menor resposta do acelerador, para reduzir o consumo de energia; e desativação do sistema de ar-condicionado e bancos aquecidos (ambos podem ser religados pelo motorista a qualquer momento).
Condução e conectividade autônoma de nível 2
O Novo 500 “la Prima” é equipado com frenagem de emergência automática, câmera traseira de alta resolução, sensores automáticos de luz externa, chamada de emergência e freio de estacionamento eletromecânico. Traz também os mais recentes sistemas avançados de assistência ao motorista), tornando-o o primeiro carro urbano equipado com direção autônoma de nível 2. Desse modo, a tecnologia de monitoramento de câmera frontal consegue contemplar todas as áreas do carro. Vem também com controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Assistente inteligente de velocidade – , lê os limites de velocidade detectáveis e recomenda a sua aplicação,, enquanto o monitor de pontos cegos usa sensores ultrassônicos para monitorar esses pontos e avisa se outros veículos estão se aproximando com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. Em complemento ao sistema, também há o assistente de atenção, que fornece avisos no mostrador, recomendando que o condutor pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360º oferecem uma “visão de drone” para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras complexas.
UConnect 5 – O “la Prima” também vem com o novo sistema de entretenimento UConnect 5 como padrão: tela TFT completa de 7”, navegador com tela tátil de 10,25”, wireless Android Auto/Apple CarPla e oferece serviços conectados via UConnect Box e conjunto de serviços UConnect. Em particular, o 500 la Prima é o primeiro carro da FCA equipado com o sistema de intotenimento UConnect de quinta geração, a plataforma conectada projetada para o futuro, disponível com uma tela de 10,25”. Desenvolvido com a ideia de oferecer uma experiência simples e cômoda para o usuário, a FCA usa o sistema operacional Android Auto, fácil, intuitivo e personalizável.
Por meio do dispositivo atualizado, é possível usar widgets para configurar funções e aplicativos. O Apple CarPlay já está disponível no modo sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para Android Auto. O Novo 500 oferece integração total com o smartphone, com uma tela tátil de alta definição, um formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro, consistente com suas linhas e projetado para eliminar as distrações do motorista.
Conectuvudade – Uma vez acionado ao UConnect Box, o UConnect 5 ativa a função de chamada de emergência obrigatória (ecall) e oferece aos clientes vários serviços inovadores de conectividade:
– My Assistant: um sistema de assistência que conecta o cliente a um operador para solicitar auxílio em estrada geolocalizada em caso de avaria e receber suporte para resolver quaisquer problemas técnicos relacionados ao carro. Também incluídos no pacote My Assistant, os clientes receberão um relatório mensal por e-mail, no qual poderão verificar o status atual de uso e condição do carro.
– My Remote: através de um aplicativo móvel em seus smartphones, os clientes podem agendar o carregamento do veículo nos horários mais convenientes, checar a localização exata do carro, trancar e destrancar as portas, ligar e desligar as luzes, programar o sistema de ar-condicionado e definir alertas de direção com base na velocidade e na posição do veículo.
– My Car: feito para verificar pelo smartphone o nível de carga da bateria, a pressão dos pneus, a quilometragem e a programação de manutenção.
– My Navigation: por meio de um aplicativo móvel no smartphone, é possível enviar o destino traçado ao sistema de navegação do carro, encontrar uma rota e verificar as condições de tráfego, o clima e a localização das câmeras de velocidade ao longo do caminho. Também possibilita a visualização de pontos de carregamento localizados perto do carro, com indicações visuais no mapa dos pontos que podem ser alcançados com base no nível atual de carga da bateria. Os mapas serão sempre atualizados, sem fio.
– My eCharge: feito para gerenciar todas as sessões de carregamento de bateria, seja nos pontos públicos, que também podem ser reservados e pagos, ou nas feitas no dispositivo instalado na própria casa do motorista.
– My Wi-Fi: um verdadeiro ponto de acesso que conecta simultaneamente até oito dispositivos eletrônicos à rede 4G, como em casa. Com o My Wi-Fi é possível interagir com o carro usando a tecnologia de assistência por voz Alexa, da Amazon, líder do setor.
– My Alert: os clientes são imediatamente notificados no caso de seu carro ser roubado. Assim que o roubo for confirmado pelas autoridades policiais, o call center dedicado fornecerá suporte para recuperar o carro.
Portanto, o Novo 500 está conectado desde o início: ele fala com o motorista, dentro e fora do carro, para que seja definida a rota com antecedência e para que o carro seja climatizado assim que alguma pessoa entrar no veículo. Depois de abrir a porta, o smartphone será conectado em menos de 5 segundos e já será carregado no modo wireless.
O sistema UConnect 5 com tela de 10,25”e navegador integrado também possui o sistema de interface Natural Language com reconhecimento de voz avançado, possibilitando conversar com o carro para controlar suas configurações, programar o ar-condicionado e escolher músicas.
Maior acessibilidade para uma base de clientes mais ampla
Por tudo isso, o Novo 500 “la Prima” será a solução ideal para uma ampla base de clientes que desejam dirigir o carro do futuro, com toda a elegância italiana presente historicamente no modelo. A edição de lançamento é uma verdadeira junção de estilo e tecnologia, direcionada diretamente aos fãs da criatividade e inovação “Made by Fiat”, mas também para quem a sustentabilidade realmente importa.
BS