Tática por demais explorada nos carros de alta produção, fábricas de modelos exclusivos e sofisticados também usam e abusam de datas e ícones para promover versões que ajudem a mante vendas e fluxo de caixa em alta. Exemplo mais recente deste business case é o McLaren 720S Le Mans, especificação comemorativa da vitória da marca na clássica prova francesa em 1995, e que é baseado na mesma estrutura usada pelos modelos Senna, Speedtail, GT e Elva.
Esta versão tem origem no modelo F1 GTR inscrito pela Kokusai Kaihatsu Racing (equipe liderada por Minoru Yasukawa e baseado na estrutura da Lanzante Motorsport) com o qual o finlandês JJ Lehto, o francês Yanick Dalmas e o japonês Masanori Sekiya conquistaram o primeiro lugar e garantiram o triunfo do modelo projetado por Gordon Murray e Peter Stevens em sua primeira aparição no traçado de Sarthe. Curiosidade sobre o principal patrocinador da equipe: a Ueno Clinic é uma rede japonesa de clínicas especializadas em cirurgia cosmética para homens. Esse apoio é reverenciado no acabamento da lateral inferior da carroceria e nos para-choques dianteiro e traseiro pintados em cinza Ueno…
O McLaren 720S será fabricado em série única de 50 unidades (16 delas reservadas para o mercado europeu) e disponíveis em duas cores externas: laranja McLaren ou cinza Sarthe. Todas serão identificadas pelo logotipo “McLaren 25 Anniversary Le Mans” adesivado próximo às caixas de roda traseiras e identificadas com 298 nos três algarismos iniciais em seu número de chassi. Não há previsão de nenhuma delas ser exportada para o Brasil.
O carro vencedor em Le Mans tem o chassi identificado nº 01R, derivado do nº 019 construído para uso normal e usava o motor BMW S70 V-12 6,1 litros capaz de produzir 618 cv de potência e 66,3 m·kgf de torque; já o 720S Le Mans é equipado com o motor M840T fabricado pela própria McLaren, um V-8 biturbo de 720 cv, conectado a um câmbio dupla embreagem Graziano de sete marchas.
Sua velocidade máxima é de 341 km/h e a aceleração 0-100 km/h é em feita em 2,9 s e 0-200 km/h, em 7,8 s . Tal como os modelos da série 720 o Le Mans usa a estrutura Monocage II, construída em compósito de fibra de carbono e suspensão Proactive Control II. Para diferenciar ainda mais do modelo 720 “normal” são oferecidos como opcionais bancos de competição construídos em compósito de fibra de carbono e rodas de cinco raios com desenho que remete ao modelo pelo carro vencedor em Le Mans. O acabamento interno usa revestimento em alcântara (um tecido de textura similar ao couro, porém 1/3 mais leve).
WG