• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Destaques do Editor - Motores Clássicos

HOMENAGENS E OPORTUNIDADES

MCLAREN LANÇA VERSÃO COMEMORATIVA DA VITÓRIA EM LE MANS 1995

identicon por Wagner Gonzalez
19/06/2020
em Destaques do Editor - Motores Clássicos, Matérias, Mercado, WG
Foto: divulgação McLaren Automotive

Foto: divulgação McLaren Automotive







Tática por demais explorada nos carros de alta produção, fábricas de modelos exclusivos e sofisticados também usam e abusam de datas e ícones para promover versões que ajudem a mante vendas e fluxo de caixa em alta. Exemplo mais recente deste business case é o McLaren 720S Le Mans, especificação comemorativa da vitória da marca na clássica prova francesa em 1995, e que é baseado na mesma estrutura usada pelos modelos Senna, Speedtail, GT e Elva.

Vencedor em Le Mans foi montado sobre o chassi nº 019 de série (Motorsport Images/ McLaren Automotive)

Esta versão tem origem no modelo F1 GTR inscrito pela Kokusai Kaihatsu Racing (equipe liderada por Minoru Yasukawa e baseado na estrutura da Lanzante Motorsport) com o qual o finlandês JJ Lehto, o francês Yanick Dalmas e o japonês Masanori Sekiya conquistaram o primeiro lugar e garantiram o triunfo do modelo projetado por Gordon Murray e Peter Stevens em sua primeira aparição no traçado de Sarthe. Curiosidade sobre o principal patrocinador da equipe: a Ueno Clinic é uma rede japonesa de clínicas especializadas em cirurgia cosmética para homens. Esse apoio é reverenciado no acabamento da lateral inferior da carroceria e nos para-choques dianteiro e traseiro pintados em cinza Ueno…

O modelo 720S Le Mans na cor Cinza Sarthe (Foto: McLaren Automotive)

O McLaren 720S será fabricado em série única de 50 unidades (16 delas reservadas para o mercado europeu) e disponíveis em duas cores externas: laranja McLaren ou cinza Sarthe. Todas serão identificadas pelo logotipo “McLaren 25 Anniversary Le Mans” adesivado próximo às caixas de roda traseiras e identificadas com 298 nos três algarismos iniciais em seu número de chassi. Não há previsão de nenhuma delas ser exportada para o Brasil.

O perfil da versão Le Mans identifica a estrutura do modelo 720 (Foto: McLaren Automotive)

O carro vencedor em Le Mans tem o chassi identificado nº 01R, derivado do nº 019 construído para uso normal e usava o motor BMW S70 V-12 6,1 litros capaz de produzir 618 cv de potência e 66,3 m·kgf de torque; já o 720S Le Mans é equipado com o motor M840T fabricado pela própria McLaren, um V-8 biturbo de 720 cv, conectado a um câmbio  dupla embreagem Graziano de sete marchas.

Detalhes em cinza Ueno nos para-choques e laterais identificam o 720S Le Mans (Foto: McLaren Automotive)

Sua velocidade máxima é de 341 km/h e a aceleração 0-100 km/h é em feita em 2,9 s e 0-200 km/h, em 7,8 s . Tal como os modelos da série 720 o Le Mans usa a estrutura Monocage II, construída em compósito de fibra de carbono e suspensão Proactive Control II. Para diferenciar ainda mais do modelo 720 “normal” são oferecidos como opcionais bancos de competição construídos em compósito de fibra de carbono e rodas de cinco raios com desenho que remete ao modelo pelo carro vencedor em Le Mans. O acabamento interno usa revestimento em alcântara (um tecido de textura similar ao couro, porém 1/3 mais leve).

Revestimento interno em alcântara, tecido sintético com textura similar ao couro (Foto: McLaren Automotive)

WG







Tags: 720SEdição EspecialGordon MurrayLe MansmclarenPeter Stevens
Próximo
Foto: divulgação/Ram

O ATRASO TECNOLÓGICO DOS NOSSOS CARROS VEM AÍ

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17