A Nova Fiat Strada, lançada ontem (26/6) chega em duas versões de carroceria, cabines dupla e estendida. É a primeira vez que a cabine dupla tem quatro portas e espaço no banco traseiro para três adultos. A cabine dupla até então, lançada em 2013, resolvia em parte a questão de acesso com suas três portas (duas no lado direito), mas o espaço no banco traseiro era crítico, mal acomodava dois adultos, Agora é diferente, é uma real cinco-lugares, única na sua categoria.
A cabine estendida passou a se chamar Cabine Plus e, como tal, é para dois ocupantes somente, mas com a vantagem óbvia da caçamba maior que a da cabine dupla: 1.354 litros ante 844 litros, e maior carga útil, 720 kg contra 650 kg. Comparando com cabine simples anterior, o espaço na caçamba aumentou em 134 litros e carga útil, em 15 kg.
São três versões e duas motorizações na Nova Strada. A versões são Endurance de cabine Plus e dupla com motor Fire EVO1,4 flex de 85/88 cv; Freedom cabine Plus e dupla com motor Firefly 1,3-litro de 101/109 cv; e Volcano, cabine dupla somente com motor Firefly 1,3-litro. O câmbio é manual de cinco marchas em todas as versões.
Os preços públicos sugeridos da nova Strada são:
Endurance Cabine Plus 1.4 Fire – R$ 63.590
Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire – R$ 69.490
Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly – R$ 74.990
Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly– R$ 77.990
Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly – R$ R$ 79.990
Todas as versões trazem controle de estabilidade e tração, que é desligável, assistente de partida em aclive e bloqueio eletrônico do diferencial, o E-Locker, agora por ação dos freios dianteiros e não mais o Locker tipo mecânico de acionamento elétrico. O sistema é voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.
O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em tais pisos.
As cabine-dupla têm as bolsas infláveis frontais obrigatórias e laterais. Na versão Volcano os faróis são de LED.
As versões Endurance têm direção assistida hidráulica e continuam com injeção de gasolina para partidas a frio, enquanto na Freedom e na Volcano a direção é eletroassistida, e por terem motor Firefly dispensam a injeção de gasolina e o pequeno reservatório.
O motor 1,3 Firefly é o mais econômico da categoria e único com nota A de consumo pelo Inmetro. Na cidade,12,1/ 8,4 km/l e na estrada, 13,3/9,4 km/l.
Design inovador
O visual da Nova Strada está em linha com o design bem-sucedido dos últimos lançamentos da Fiat. Mesmo inspirada nos elementos da picape Toro, ela tem identidade própria. Com influência italiana, para ser funcional e emocional ao mesmo tempo, todo o desenvolvimento foi realizado no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim, MG
Sua forte presença é marcada por uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes de rodagem diurna (DRL) na Volcano. O conjunto ótico produz 1.700 lúmens, cerca de 20% mais luminosidade que seu principal concorrente. Ainda na dianteira, a grade imponente abriga o emblema-logo da marca no seu centro e traz a discreta e elegante bandeira Fiat , que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente.
Todo seu desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à Nova Strada uma impressão visual de presença bem marcante.
Com ótimo ângulo de entrada (23,4 graus) e saída (28,6º) e maior altura de solo da categoria (até 214 mm), modelo tem aptidão para trafegar em estradas de terra bem desniveladas e irregulares.
Nova base de desenvolvimento
A total renovação da Nova Strada 2021 começa com novo projeto ( plataforma MPP), dedicado exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape.
Com rigidez torcional 10% maiorl, o modelo aumentou sua já reconhecida resistência e durabilidade estrutural. Isso se deve à utilização de aços nobres estampados a quente, aços esses de alta e ultra alta resistência em 90% de sua base (para inferior do monobloco), garantindo mais segurança pela melhor integridade do habitáculo e maior eficiência energética.
Por meio do novo projeto, também foi possível abrigar uma nova suspensão dianteira e traseira pensando na melhoria do conforto e da dirigibilidade. Há novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra antirrolagem na dianteira, e novo eixo traseiro.
Além disso, o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba
E por falar em versatilidade, a movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio reduzido em 60% por um novo sistema de mola e sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo. O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe de uso temporário localizado sob o assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.
O novo projeto permitiu ainda outras melhorias, a exemplo do diâmetro mínimo de giro de apenas 10,7 metros, o melhor da categoria. Além disso, ele abriga uma moderna arquitetura eletrônica, garantindo novos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento, presentes somente em veículos de segmentos superiores.
Tecnologia de ponta
As versões Endurance são dotadas do motor 1,4 Fire EVO de 85/88 cv a com torque de 12,4,12,5 m·kgf a 3.500 rpm.
A partir da versão Freedom, a Nova Strada dispõe de direção eletroassistida, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, propulsionadas pelo motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, 101 cv a 6.000 rpm e 13,7 m·kgf a 3.500 rpm com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque com álcool..
Outro grande destaque é a nova central multimídia Uconnect 7”, um dos equipamentos mais modernos de infotenimento do Brasil. Com uma tátil de 7 polegadas, traz recursos sofisticados como Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio (wireless). É possível parear até dois smartphones. O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil e é o mais intuitivo, funcional e amigável do mercado, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções: navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming/MP3); reconhecimento de voz; leitura e resposta de mensagem mãos-livres para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.
A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.
A Nova Strada Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos em couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. A versatilidade do modelo fica ainda mais evidente com itens como capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (“santantônio”), além dos pneus 205/60R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga de alumínio de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).
Interior funcional
Além do visual imponente e de todas as evoluções técnicas que a Nova Strada apresenta, o desenvolvimento da nova picape levou em consideração a praticidade que os clientes esperam encontrar em seus deslocamentos nos centros urbanos.
As portas dianteiras abrem-se em ângulo 70º e as traseiras, 80º, facilitando o acesso a motorista e demais ocupantes. O passageiro do banco traseiro no lugar central também conta com cinto de três pontos e apoio de cabeça. Aumentou em 30% o número de porta-objetos na cabine, que agora totalizam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais, sempre à mão dos ocupantes.
Além do maior espaço interno da categoria, o conforto também é garantido pelo baixo índice de ruídos, graças ao novo projeto, que propiciou a instalação estratégica de material fonoabsorvente. Contribui para o silêncio a suavidade de funcionamento do motor 1,3 Firefly.
Outro fator de grande conforto a bordo está no sistema de ar-condicionado, redimensionado especialmente na nova geração da picape, para climatizar a cabine de maneira uniforme para todos os ocupantes.
Segurança
A segurança da Nova Strada é garantida pelo desenvolvimento do projeto mais moderno já realizado em torno de uma picape compacta no Brasil. São as novas suspensões que asseguram ótima estabilidade e dirigibilidade, direção eletroassistida indexada à velocidade , faróis de LED, luzes de posição e lanternas com ótima visualização, além de recursos eletrônicos de última geração, como os controles de estabilidade e tração avançado (TC+) e assistente de partida em aclive,
Além desses equipamentos, a Nova Strada conta com estrutura reforçada, que foi sistematicamente testada no Safety Center da FCA Latam, em Betim. O veículo foi avaliado em testes de impacto convencionais, inclusive com um inédito teste de impacto lateral contra poste.
Além das quatro bolsas infláveis (frontais obrigatórias) de série nas versões de cabine dupla, o modelo dispõe de cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, e bancos que protegem os ocupantes do efeito-chicote que pode leisionar a coluna cervical em acidentes.
A proteção para crianças conta com engates Isofix com fixação superior que impede a rotação do banco infantil. Ainda assim, a Nova Strada foi mais longe e toda a sua área frontal recebeu cuidados especiais de proteção ao pedestre. O indivíduo fica protegido nas partes baixa e alta das pernas, assim como a cabeça, ao ter o corpo amortecido pelo capô.
Mopar: garantia de 3 anos e ampla lista de acessórios
A Nova Fiat Strada não poderia ficar sem um programa de disponibilidade de acessórios à altura. Por isso, a Mopar, marca de peças, acessórios, serviços e atendimento ao cliente da FCA, preparou uma série de novidades para aprimorar a experiência do consumidor da picape (leia mais aqui).
A começar pela garantia de fábrica que, pela primeira vez na história do modelo, passa a ser de 3 anos, com a possibilidade de adquirir um dos planos da Garantia Adicional Fiat de 12 ou 24 meses, para chegar a até 5 anos de cobertura. E o mais importante: essas opções — plano Amplo, com mais de 10 mil itens de cobertura, e plano Motor e Câmbio focado em itens essenciais— podem ser adotadas inclusive por clientes profissionais, uma exclusividade na categoria.
O plano de revisões da Nova Strada é o mais competitivo do segmento e por isso também se destaca. Nas versões com motor 1,3, por exemplo, o valor das três primeiras revisões é de R$ 1.284, 27,3% mais baixo que o da principal concorrente. Quando se analisa o trio de revisões iniciais das versões com motor1,4, o custo total é de R$ 1.336, 22% menos do que na mesma rival em versão equivalente.
Outra área que recebeu muita atenção da Mopar foi a lista de acessórios. Há mais de 50 itens originais para personalizar a nova Fiat Strada, dos quais quase metade é inédita para o modelo. Alguns acessórios que já fazem sucesso na Fiat Toro agora estão disponíveis para a picape mais vendida do Brasil.
Entre as novidades há estribos laterais, arco de proteção (“santantonio”), engate para reboque com lança removível, divisor de caçamba, suporte de bicicleta, bolsas de caçamba, suporte para escada e até suporte interno de estepe, para aproveitar ao máximo o espaço de carga da cabine Plus. Seja para deixá-la mais capaz para o trabalho ou apenas para torná-la mais atraente, nunca foi tão fácil montar uma Strada na medida da necessidade do consumidor.
Opcionais
A gama da Nova Strada dispõe de pacotes de opcionais para atender variados gostos do consumidor. A versão Endurance tem: Pack Worker (alarme, travas e vidros elétricos, 3ª luz de freio, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura); Pack Audio (rádio, alto-falantes, porta USB frontal e volante multifuncional); e Pack Teck (central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento).
A versão Freedom apresenta o seguinte pacote de opcionais: Pack Tech (central multimídia Uconnect 7”, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento).
A versão Volcano tem como opcional roda de liga leve 16 polegadas.
Conclusão
Com a Nova Strada e a picape Toro, a Fiat conta com os dois veículos mais vendidos do Brasil no segmento de comerciais leves. No importante segmento das picapes (12,9% dos veículos comercializados no país em 2019), os dois modelos somados colocaram a marca com 41,4% das vendas na categoria no ano passado. Isso significa que, de dez picapes vendidas no país, quatro são da fabricante instalada em Betim. Os números robustos da picape compacta fizeram com que sua produção batesse o recorde de um milhão de unidades em 2014. Já são mais de 1,5 milhão de exemplares da Fiat Strada vendidos até hoje e, no ano passado, o modelo bateu seu recorde histórico de vendas com 58,2% de participação no segmento.
Com a Nova Strada a marca tem reais condições para melhorar sua posição nesse mercado. Em breve teremos todas as versões para o o nosso teste habitual.
BS
FICHA TÉCNICA NOVA ESTRADA VOLCANO | |
MOTOR | |
Designação | Firefly 1,3 GSE Flex |
Descrição | 4-cil em linha, bloco e cabeçote de alumínio, comando no cabeçote com variador de fase, corrente, 2 válvulas por cilindro |
Cilindrada (cm³) | 1.332 |
Diâmetro e curso (mm) | 70 x 86,5 |
Taxa de compressão (:1) | 13,2 |
Potência (cv/rpm, G/E) | 101/6.000//109/6.250 |
Torque (m·kgf/rpm, G/E) | 13,7/14,2/3.500 |
Corte de rotação (rpm) | 6.400 |
Comprimento de biela (mm) | 149,3 |
Relação r/l | 0,289 |
Formação de mistura | Injeção no duto Magneti Marelli, ignição integrada ao módulo |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Gerador (tipo, A) | Alternador/110 |
Bateria (A·h) | 50 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo Fiat com câmbio manual de 5 marchas mais ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,273; 2ª 2,429; 3ª 1,444; 4ª 1,029; 5ª 0,795; ré 4,200 |
Relação de diferencial (:1) | 4,600 |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, mola longitudinal parabólica e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d |
Número de voltas entre batentes | 3 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,7 |
FREIOS | |
Disposição | Duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/257 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/228,6 |
Controle | ABS (obrigatório) e distrib. eletrônica das forças de frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio: 6Jx15 ET40 (opcional: 6Jx16 ET40) |
Pneus | 205/60R15 ATR (Opcional: 205/55R16) |
Estepe | Temporário, roda de aço, pneu estreito T125/80R16 |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, picape cabine dupla, quatro portas, cinco lugares, subchassi dianteiro |
CAPACIDADES (L) | |
Caçamba | 844 |
Tanque de combustível | 55 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.174 |
Carga útil | 650 |
Peso rebocável sem freio | 400 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.474 |
Largura sem/com espelhos | 1.732/1.967 |
Altura | 1.595 |
Distância entre eixos | 2.737 |
Distância mínima do solo | 214 |
Bitola dianteira/traseira | 1.457/1.480 |
Balanço dianteiro/traseiro | 826/917 |
ÂNGULOS E ALTURA LIVRE | |
Entrada (º, roda 15″/16″) | 23,2/23,4 |
Saída (º, roda 15″/16″) | 28,4/28,6 |
Rampa (º, roda 15″/16″ | 21,6/22 |
Altura livre do solo entre os eixos (mm, roda 15″/’16”) | 232/236 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 12,4/11,2 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 165/168.4 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/E) | 12,1/8,4 |
Estrada (km/l, G/E) | 13,3/9,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 31,3 (roda 15″), 31,6 (roda 16″) |
Rotação a 120 km/h, em 5ª (rpm) | 3.850 (roda 15″), 3.800 (roda 16″ |
Rotação à vel. máxima em 4ª (rpm) | 5.380 (roda 15″), 5.330 (roda 16″) |