A Volkswagen apresentou hoje (25) à imprensa, em transmissão ao vivo pela internet, seu novo produto, o suve Nivus. Chega em duas versões, Comfortline (R$ 85.890) e Highline (R% 98.290).
Na matéria prévia, o editor de testes Gerson Borini estimou o preço da versão de “entrada” Comfortline em R$ 86.000. Passou raspando!
Ambas têm exatamente a mesma mecânica, o bem conhecido motor EA211 tricilindro 1-litro turbo 200 TSI de 116/128 cv a 5.500 rpm e 20,4 m·kgf de 2.000 a 3.000 rpm (indiferente se com gasolina ou álcool), que propulsiona também Polo, Virtus e T-Cross, acoplado unicamente ao câmbio automático epicíclico Aisin AQ250 de seis marchas.
Veja algumas diferenças entre o Nivus e o T-Cross:
Nivus x T-Cross | ||
Nivus | T-Cross | |
Comprimento (mm) | 4.266 | 4.199 |
Largura (mm) | 1.757 | 1.760 |
Altura (mm) | 1.493 | 1.568 |
Entre-eixos (mm) | 2.566 | 2.651 |
Porta-malas (L) | 415 | 373 |
Peso (kg) | n.d | 1.252 |
Infelizmente o peso não foi divulgado. O entre-eixos é mesmo do Polo, mas a grande diferença é a altura, 75 menor que a do T-Cross — 7 mm mais baixo que o Fusca e up!.
O consumo de homologação é 10,7/7,7 km/l na cidade e 13,2/9,4 km/l, na estrada. Para comparação, o consumo do Polo é 11,6/8 km/l cidade e 14,1/9,8 km/l estrada. Menor peso ajuda o hatchback, 1.147 kg.
Foi informada aceleração 0-100 km/h em 10 segundos e velocidade máxima de 189 km/h (álcool). Perguntei se era limitada ou não, mas não responderam (as perguntas eram por escrito num campo de mensagens, com informação do nome do jornalista).
Equipamentos
o Nivus traz de série em todas as configurações direção eletroassistida, seis bolsas infláveis (duas frontais obrigatórias, duas laterais e duas de cortina), assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade e de tração, faróis de LED com função luz de acompanhamento e afastamento, luzes de rodagem diurna em LED integrado, lanternas traseiras em LED, câmera de ré, volante multifuncional, engates Isofix para dois bancos infantis com ponto de fixação superior, sensor de estacionamento traseiro, freio a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos de ajuste elétrico com função de abaixar orientação no lado direito ao selecionar ré, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e entrada USB para esse banco, entre muitos outros equipamentos.
Para o Highline, além dos itens acima, são de série o controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência na cidade, assistente frontal, frenagem pós-colisão, ar-condicionado Climatronic (controle eletrônico de temperatura), faróis de neblina em LED com função luz de curva, revestimento dos bancos com material sintético ‘Native’, rodas de liga de alumínio de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, detector de fadiga, sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com borboletas de câmbio, o mesmo utilizado pelo Novo Golf na Alemanha.
Opcionais, só dois pacotes
Para o Comfortline há pacote VW Play & Tech, por R$ 3;520, que engloba multimídia VW Play, controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência contra objetos, e volante de direção multifuncional revestido de couro e com borboletas para troca de marchas.
Para o Highline é disponível o pacote Launching Edition (Edição de Lançamento), R$ 1.700, que traz teto preto, retrovisores, emblemas e rodas escurecidas, apliques externos em cores diferenciadas, e cor especial, vermelho Sunset e cinza Moonstone..
Em todos as três primeiras revisões são sem custo para quem comprar em pré-venda (que começou hoje), o que elimina uma despesa total de R$ 1.600. Os estímulos para a aquisição em pré-venda vão além: um ano sem parcelas de financiamento,um ano de seguro gratuito, um ano de mensalidade do Sem Parar, um ano de Áudio Book 12-minutos.
Há a versão PcD, que sem o recolhimento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cuja alíquota para carros de motor até 1,000 cm³ é 7%, mais o desconto da VW de 10%, sai por R$ 72.346.
Deveremos receber em breve um Nivus para teste, quando já deverá haver ficha técnica e lista de equipamentos, e faremos o vídeo, claro. A maior curiosidade é como será o comportamento com a menor altura em relação ao seu irmão T-Cross.
BS