Desde 2018 o Brasil é importador de Avgas, quando a refinaria de Cubatão, única fornecedora deste combustível para o país inteiro sofreu uma parada programada para uma reforma.
Desde então, volta e meia surgem relatos nas redes sociais e grupos de discussão questionando a conformidade do produto vendido com as especificações e, particularmente no ano passado, surgiram relatos de acúmulos de chumbo em velas, aumentando ainda mais a suspeita de algo diferente no combustível aeronáutico.
Naquele momento a Petrobrás reafirmou que embora o teor de chumbo das amostras estivessem dentro das normas, ele era de fato mais alto que do combustível produzido no Brasil. Entretanto dia 8 de julho ultimo relatos de agressiva corrosão aos tanques de combustível, juntas, bicos injetores de motor, mangueiras, enfim, partes em contato com o combustível, tomaram conta dos meios aeronáuticos, levando a Associação e Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA Brasil) a recomendar o groundeamento de todas as aeronaves que utilizassem gasolina aeronáutica.
Após alguns dias de intenso debate e comentários, a comercialização de Avgas foi suspensa para investigação e embora inicialmente a Petrobrás tenha argumentado não ser a única importadora de combustível aeronáutico, foi detectado num lote importado pela empresa de combustível com teores de hidrocarbonetos e compostos aromáticos inferiores aos normalmente encontrados, levando inclusive a uma alteração na densidade do combustível, inferior a 0,701 g/L especificada em norma.
O fato em si é extremamente grave, pois envolve a segurança de cerca de 11 mil aeronaves potencialmente afetadas pelo combustível fora de conformidade, além dos elevados prejuízos de manutenção e de retenção de aeronaves em solo.
Ou seja, já não bastasse o Brasil, a segunda frota de aviação geral do mundo ter que arcar com preços de combustíveis indecentes (chegou a mais de R$10,00 /L), ainda o aviador/proprietário de aeronave tem que lidar com problemas de especificação de combustível.
* Com informações da AOPA Brasil
DA