Um ponto a ser considerado nesta prova foi o desempenho da equipe Racing Point: usando um chassi baseado (cópia 99% fiel diriam muitos…) no Mercedes do ano passado, o time de Lawrence Stroll, o pai de Lance, consegue se colocar como grande força do segundo pelotão. Nesse processo é importante destacar o trabalho de Andy Green, projetista que se destaca por acertar chassis equilibrados e que causam mínimo desgaste de pneus, sempre dentro de orçamentos mais restritos que o disponível a seus pares. Uma bem-vinda dose de sorte e duas ou três de calma para seus dois pilotos, em particular ao mexicano, poderá levar o time a resultados ainda mais destacados. Horas depois da prova a Renault protestou contra o formato dos dutos de refrigeraçãodos freios dianteiros dos carros da Racing Point, alegando que seriam copiados dos usados no Mercedes W10. O assunto vai render durante a semana.
A temporada prossegue domingo com a disputa do GP da Hungria, em Budapeste; Bottas lidera com 43 pontos, contra 37 de Hamilton e 24 de Lando Norris.
O resultado do GP da Styria
1) Lewis Hamilton, Inglaterra, Mercedes W11, 1h22’50”683;
2) Valtteri Bottas, Finlândia, Mercedes W11, a 13”179;
3) Max Verstappen, Países Baixos, Red Bull RB16- Honda, a 33”698;
4) Alexander Albon, Tailândia, Red Bull, a 44”400;
5) Lando Norris, Inglaterra, McLaren, MCL35-Renault, a 61”470;
6) Sérgio Pérez, México, Racing Point RP20-Mercedes, a 62”387;
7) Lance Stroll, Canadá, Racing Point RP20- Mercedes, a 62”453;
8) Daniel Ricciardo, Austrália, Renault R.S.20, a 62”591;
9) Carlos Sainz Jr, Espanha, McLaren, MCL35-Renault, a uma volta;
10) Daniil Kvyat, Rússia, AlphaTauri C39-Honda, a uma volta:
Melhor volta da prova: Carlos Sainz
Posições no campeonato:
1) Valtteri Bottas, 43 pontos
2) Lewis Hamilton, 37
3) Lando Norris, 26
4) Charles Leclerc, 18
5) Sérgio Pérez, 16
6) Max Verstappen, 15
7) Carlos Sainz Jr, 13
8) Alexander Albon, 12
9) Pierre Gasly e Lance Stroll, 6
11) Esteban Ocon e Daniel Ricciardo, 4
13) Antonio Giovinazzi, 2
14) Sebastian Vettel e Daniil Kvyat, 1
WG