“Tenho planos de ter outro V-6 na garagem, mas tenho outros planos no curto/médio prazo, porém ele segue na lista de desejos.”
Inicio este relato com o penúltimo parágrafo de uma outra história escrita por mim que trata da experiência em possuir um Ford Mondeo V-6 automático.
Bom, depois de escrever o relato acima, fiquei ventilando a possibilidade de ter outro V-6 na garagem em curto prazo. Segui minha vida, mas liguei o radar nas plataformas de compra e venda disponíveis na internet. Até que um dia, apareceu à venda no site Mercado Livre um carro que me chamou atenção, por um preço bem convidativo: Era um Ford Mondeo Ghia V-6, fabricado em 1998 (precisamente dia 20/08), modelo 1999, na cor azul Sevilha, de Goiânia.
Esse carro tinha três diferenciadores., O primeiro pela placa CYM, que levantava suspeitas sobre a possibilidade de ser um carro ex-frota Ford SBC. Segundo, o câmbio dele era manual. Terceiro, o mesmo era equipado com as raras rodas ano 16, chamadas de “catavento”, rodas estas que vieram somente nas unidades fabricadas em 1998. Uma curiosidade sobre as rodas 16 é que a Ford achou que estas não combinavam com o perfil executivo e conservador dos compradores de Mondeo, passando para aro 15 nos modelos pós-1999.
Feito o contato com o vendedor, como já conheço algumas particularidades do carro, foi questionado sobre alguns pontos-chave, a maioria bons e outros nem tanto, mas no geral o carro parecia muito acima da média. Todos os itens de série funcionando (ar-condicionado, controlador automático de velocidade, aquecimento dos bancos, estes de ajuste elétrico, teto solar de acionamento elétrico). Possuía alguns detalhes de funilaria (principalmente no para choque traseiro), emblemas errados, com o restante da lataria em bom estado.
Como a negociação foi em plena pandemia, nenhum dos meus contatos na cidade pôde ir ver o carro, nesse caso adquiri-o somente por fotos. Antes de fechar negócio, fiz uma vídeo-chamada com o vendedor para ele mostrar os detalhes, a foto do número do chassi e do DUT (e a veracidade das informações por ele relatadas). A foto do DUT é importante, pois o mesmo tem um número de segurança que pode ser consultado no site do Denatran para confirmar sua veracidade.
DUT assinado, carro em posse da transportadora com vistoria de recebimento feita e assinada e recebida por e-mail, foi finalmente efetuada a TED para o vendedor. Dentro de sete dias corridos, o carro chegou, essa foi a primeira foto dele em terras gaúchas, ainda sujo de placenta…
A revisão foi feita nessa ordem:
– Troca de óleo, filtro e filtro de combustível;
– Lavagem;
– Conserto de um vazamento em uma conexão do escapamento;
– Troca do para-brisa que estava com uma trinca de uns 25 cm no pé do retrovisor;
– Troca dos 4 pneus (Bridgestone 205/55R16), geometria e balanceamento;
– Troca do jogo de cabos de vela (o do primeiro cilindro estava rompido e tinha sido emendado);
– Troca da flange e junta tripoide do lado do motorista (o carro vibrava em acelerações);
– Limpeza do sistema de arrefecimento com a colocação de aditivo na proporção correta;
Além da revisão mecânica/itens de segurança, foi realizado:
– O retorno dos repetidores laterais do pisca para a cor laranja original (o dono anterior tinha mudado para branco);
– Troca do rádio pelo original CDR4600;
– Retrofit dos emblemas para os modelos originais (Mondeo em letra cursiva na tampa traseira e “V6” em ambos para-lamas dianteiros);
– Troca de diversas lâmpadas que eram de LED por tipo a filamento, originais;
Acompanharam o carro, no seu porta-malas, diversas peças sobressalentes, como, por exemplo, pastilhas de freio, sensores, mangueiras do arrefecimento, borrachas dos pedais, etc.
Uma curiosidade sobre os emblemas: o que fica no para-lama dianteiro em ambos os lados com a inscrição “V6” não existem mais a venda no mercado. Um amigo do Rio de Janeiro que comentou na matéria anterior, o Sr.Giancarlo (também proprietário de um V-6) gentilmente cedeu um emblema para ser realizada uma reprodução em impressora 3D, impressão essa feita pela empresa Replace Parts, de Bento Gonçalves, RS.
Outra curiosidade descoberta depois foi consultando o meu “cadastro nacional de Mondeo V-6” (com 238 unidades atualmente), que este exemplar tem o chassis mais baixo do Brasil (14454). Teoricamente é o primeiro destes carros em terras brasileiras, sendo o mais próximo registrado em sequência com serial 14457, outro azul Sevilha com câmbio manual (emplacado em Caxias do Sul, RS atualmente).
Outro ponto é que estas primeiras unidades importadas para o Brasil são na verdade 98/98 (letra W no chassi), mas no Brasil foram emplacadas como 98/99. O início da produção dos V-6 destinados ao Brasil foi em 20/08/98, quinta-feira (a fábrica de Genk, na Bélgica, atendia diversas partes do mundo).As cores disponíveis para a linha V-6 inicialmente foram verde Charcoal, azul Sevilha, azul Steel, vermelho Nouveau, prata Quebec e preto New York. No ano de fabricação acima de 99, reduziram as cores para azul Sevilha, prata Quebec e preto New York.
Amostra das 238 unidades do cadastro nacional dos V-6, a maioria automáticos (os números das placas foram omitidos por segurança):
CADASTRO BR FORD MONDEO V-6 | |||||||
Placa | Serial | Cor | Ano | Modelo | Cidade | Estado | Câmbio |
CXL | 14488 | Verde | 98 | 99 | Arapongas | PR | Manual |
CXL | 14492 | Vermelho | 98 | 99 | Varginha | MG | Manual |
CXL | 14505 | Azul | 98 | 99 | S.B. do Campo | SP | Automático |
CXL | 14556 | Azul | 98 | 99 | Arujá | SP | Automático |
CXL | 14575 | Prata | 98 | 99 | Cascavel | PR | Automático |
CXL | 14607 | Preto | 98 | 99 | Pelotas | RS | Automático |
CXL | 14645 | Vermelho | 98 | 99 | São Paulo | SP | Automático |
CXL | 14560 | Prata | 98 | 99 | Rio de Janeiro | RJ | Automático |
CXL | 14542 | Azul | 98 | 99 | Goiania | GO | Automático |
CXL | 14538 | Azul | 98 | 99 | Campinas | SP | Automático |
CXL | 14504 | Azul | 98 | 99 | São Paulo | SP | Automático |
CXL | 14524 | Azul | 98 | 99 | Campinas | SP | Automático |
CXL | 14521 | Azul | 98 | 99 | São Paulo | SP | Automático |
CXL | 14513 | Azul | 98 | 99 | Monte Carmelo | MG | Automático |
CXL | 14572 | Prata | 99 | 99 | Porto Alegre | RS | Automático |
CXL | 14605 | Preto | 99 | 99 | S.C. do Sul | SP | |
CYM | 34010 | Azul | 98 | 99 | Erechim | RS | |
CYM | 14592 | Prata | 98 | 99 | Curitiba | PR | Automático |
CYM | 14477 | Prata | 98 | 99 | Áurea | RS | Manual |
CYM | 34023 | Azul | 98 | 99 | Passo Fundo | RS | |
CYM | 14615 | Verde | 98 | 99 | Araçatuba | SP | Automático |
CYM | 14619 | Verde | 98 | 99 | São Paulo | SP | Automático |
CYM | 14598 | Preto | 98 | 99 | Cafelândia | SP | Automático |
CYM | 34247 | Azul | 98 | 99 | Tramandaí | RS | |
CYM | 31134 | Vermelho | 98 | 99 | Tangará | SC | |
CYM | 14631 | Vermelho | 98 | 99 | Goiânia | GO | Automático |
CYM | 14531 | Azul | 98 | 99 | S. José da Lapa | MG | Automático |
CYM | 14499 | Azul | 98 | 99 | Cascavel | PR | Automático |
CYM | 14546 | Azul | 98 | 99 | Porto Alegre | RS | Automático |
CYM | 34269 | Azul | 98 | 99 | Jales | SP | |
CYM | 34634 | Vermelho | 98 | 99 | Nova Esperança | PR | |
CYM | 34119 | Vermelho | 98 | 99 | Votorantim | SP | |
CYM | 34038 | Azul | 98 | 99 | Cotia | SP | |
CYM | 14454 | Azul | 98 | 99 | Canoas | RS | Manual |
CYM | 14552 | Azul | 98 | 99 | Pouso Alegre | MG | Automático |
CYM | 14624 | Vermelho | 98 | 99 | Curitiba | PR | Automático |
CYM | 43320 | Preto | 98 | 99 | São Paulo | SP | |
CYM | 34187 | Azul | 98 | 99 | Taubaté | SP | |
CYM | 34255 | Azul | 98 | 99 | Sorocaba | SP | |
CYM | 34339 | Azul | 98 | 99 | São Paulo | SP | |
CYM | 34150 | Azul | 98 | 99 | Tietê | SP |
Sobre as 238 unidades importadas oficialmente pela Ford, creio que menos de 40% delas estejam rodando, por ter uma manutenção mais criteriosa e existir dificuldade em conseguir determinadas peças. Muitos deles ao apresentar algum defeito maior (e por falta de conhecimento) acabam indo para o desmanche. Esse V-6 é um sobrevivente dos neocolecionáveis.
Assim termina mais um relato sobre esse maravilhoso veículo. Espero que esse texto encoraje mais pessoas a cultuarem a preservação dos automóveis.
Saudações e sucesso a todos.
Felipe Assumpção
Canoas – Rio Grande do Sul
(Atualizada em 28/07/20 às 20h50, correção de dado referente ao carro seguinte ao do autor a chegar ao país)
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