• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

MEU SEGUNDO MONDEO V-6 – POR FELIPE ASSUMPÇÃO

ELE CHEGOU À MINHA GARAGEM DEZ ANOS DEPOIS DO PRIMEIRO

identicon por Autoentusiastas
28/07/2020
em AE, Carros dos Leitores, Destaques
Fotos: leitor, a menos que informado diferentemente

Fotos: leitor, a menos que informado diferentemente







“Tenho planos de ter outro V-6 na garagem, mas tenho outros planos no curto/médio prazo, porém ele segue na lista de desejos.”

Inicio este relato com o penúltimo parágrafo de uma outra história escrita por mim que trata da experiência em possuir um Ford Mondeo V-6 automático.

Meu primeiro Mondeo: dez anos o separam do segundo, mostrado na foto de abertura

Bom, depois de escrever o relato acima, fiquei ventilando a possibilidade de ter outro V-6 na garagem em curto prazo. Segui minha vida, mas liguei o radar nas plataformas de compra e venda disponíveis na internet. Até que um dia, apareceu à venda no site Mercado Livre um carro que me chamou atenção, por um preço bem convidativo: Era um Ford Mondeo Ghia V-6, fabricado em 1998 (precisamente dia 20/08), modelo 1999, na cor azul Sevilha, de Goiânia.

Esse carro tinha três diferenciadores., O primeiro pela placa CYM, que levantava suspeitas sobre a possibilidade de ser um carro ex-frota Ford SBC. Segundo, o câmbio dele era manual. Terceiro, o mesmo era equipado com as raras rodas ano 16, chamadas de “catavento”, rodas estas que vieram somente nas unidades fabricadas em 1998. Uma curiosidade sobre as rodas 16 é que a Ford achou que estas não combinavam com o perfil executivo e conservador dos compradores de Mondeo, passando para aro 15 nos modelos pós-1999.

 

Feito o contato com o vendedor, como já conheço algumas particularidades do carro, foi questionado sobre alguns pontos-chave, a maioria bons e outros nem tanto, mas no geral o carro parecia muito acima da média. Todos os itens de série funcionando (ar-condicionado, controlador automático de velocidade, aquecimento dos bancos, estes de ajuste elétrico, teto solar de acionamento elétrico). Possuía alguns detalhes de funilaria (principalmente no para choque traseiro), emblemas errados, com o restante da lataria em bom estado.

Como a negociação foi em plena pandemia, nenhum dos meus contatos na cidade pôde ir ver o carro, nesse caso adquiri-o somente por fotos. Antes de fechar negócio, fiz uma vídeo-chamada com o vendedor para ele mostrar os detalhes, a foto do número do chassi e do DUT (e a veracidade das informações por ele relatadas). A foto do DUT é importante, pois o mesmo tem um número de segurança que pode ser consultado no site do Denatran para confirmar sua veracidade.

Na transportadora em Goiás sendo vistoriado para ser embarcado para o Rio Grande do Sul (Foto: Eliones Fausto)
Embarcado rumo ao Rio Grande do Sul, 1.883 km ( Foto: Goiás Transportes)

DUT assinado, carro em posse da transportadora com vistoria de recebimento feita e assinada e recebida por e-mail, foi finalmente efetuada a TED para o vendedor. Dentro de sete dias corridos, o carro chegou, essa foi a primeira foto dele em terras gaúchas, ainda sujo de placenta…

Primeira foto no RS, notem os emblemas todos errados, do Mondeo Ghia 2002; esse carro estava precisando de um dono

A revisão foi feita nessa ordem:
– Troca de óleo, filtro e filtro de combustível;
– Lavagem;
– Conserto de um vazamento em uma conexão do escapamento;
– Troca do para-brisa que estava com uma trinca de uns 25 cm no pé do retrovisor;
– Troca dos 4 pneus (Bridgestone 205/55R16), geometria e balanceamento;
– Troca do jogo de cabos de vela (o do primeiro cilindro estava rompido e tinha sido emendado);
– Troca da flange e junta tripoide do lado do motorista (o carro vibrava em acelerações);
– Limpeza do sistema de arrefecimento com a colocação de aditivo na proporção correta;

Troca de pneus com balanceamento e geometria, sem nenhuma folga na suspensão

Além da revisão mecânica/itens de segurança, foi realizado:
– O retorno dos repetidores laterais do pisca para a cor laranja original (o dono anterior tinha mudado para branco);
– Troca do rádio pelo original CDR4600;
– Retrofit dos emblemas para os modelos originais (Mondeo em letra cursiva na tampa traseira e “V6” em ambos para-lamas dianteiros);
– Troca de diversas lâmpadas que eram de LED por tipo a filamento, originais;

Acompanharam o carro,  no seu porta-malas, diversas peças sobressalentes, como, por exemplo, pastilhas de freio, sensores, mangueiras do arrefecimento, borrachas dos pedais, etc.

Depois de revisado, lavado e com as placas do Mercosul

 

 

Motor Duratec 2,5-liitros V-6 com 170 cv e 22,4 m·kgf de torque, atualmente com 138 mil quilômetros.

 

O carro não acompanhou seu rádio original, instalei posteriormente o CDR4600 original do modelo, com botão de volume de pressionar. Esse carro tem o raro opcional do check/control (verificação e controle) no painel.

 

 

Detalhe que confirmou que o veículo foi da frota da Ford em SBC

Uma curiosidade sobre os emblemas: o que fica no para-lama dianteiro em ambos os lados com a inscrição “V6” não existem mais a venda no mercado. Um amigo do Rio de Janeiro que comentou na matéria anterior, o Sr.Giancarlo (também proprietário de um V-6) gentilmente cedeu um emblema para ser realizada uma reprodução em impressora 3D, impressão essa feita pela empresa Replace Parts, de Bento Gonçalves, RS.

 

Outra curiosidade descoberta depois foi consultando o meu “cadastro nacional de Mondeo V-6” (com 238 unidades atualmente), que este exemplar tem o chassis mais baixo do Brasil (14454). Teoricamente é o primeiro destes carros em terras brasileiras, sendo o mais próximo registrado em sequência com serial 14457, outro azul Sevilha com câmbio manual (emplacado em Caxias do Sul, RS atualmente).

Outro ponto é que estas primeiras unidades importadas para o Brasil são na verdade 98/98 (letra W no chassi), mas no Brasil foram emplacadas como 98/99. O início da produção dos V-6 destinados ao Brasil foi em 20/08/98, quinta-feira (a fábrica de Genk, na Bélgica, atendia diversas partes do mundo).As cores disponíveis para a linha V-6 inicialmente foram verde Charcoal, azul Sevilha, azul Steel, vermelho Nouveau, prata Quebec e preto New York. No ano de fabricação acima de 99, reduziram as cores para azul Sevilha, prata Quebec e preto New York.

Amostra das 238 unidades do cadastro nacional dos V-6, a maioria automáticos (os números das placas foram omitidos por segurança):

 

CADASTRO BR FORD MONDEO V-6
Placa Serial Cor Ano Modelo Cidade Estado Câmbio
CXL 14488 Verde 98 99 Arapongas PR Manual
CXL 14492 Vermelho 98 99 Varginha MG Manual
CXL 14505 Azul 98 99 S.B. do Campo SP Automático
CXL 14556 Azul 98 99 Arujá SP Automático
CXL 14575 Prata 98 99 Cascavel PR Automático
CXL 14607 Preto 98 99 Pelotas RS Automático
CXL 14645 Vermelho 98 99 São Paulo SP Automático
CXL 14560 Prata 98 99 Rio de Janeiro RJ Automático
CXL 14542 Azul 98 99 Goiania GO Automático
CXL 14538 Azul 98 99 Campinas SP Automático
CXL 14504 Azul 98 99 São Paulo SP Automático
CXL 14524 Azul 98 99 Campinas SP Automático
CXL 14521 Azul 98 99 São Paulo SP Automático
CXL 14513 Azul 98 99 Monte Carmelo MG Automático
CXL 14572 Prata 99 99 Porto Alegre RS Automático
CXL 14605 Preto 99 99 S.C. do Sul SP
CYM 34010 Azul 98 99 Erechim RS
CYM 14592 Prata 98 99 Curitiba PR Automático
CYM 14477 Prata 98 99 Áurea RS Manual
CYM 34023 Azul 98 99 Passo Fundo RS
CYM 14615 Verde 98 99 Araçatuba SP Automático
CYM 14619 Verde 98 99 São Paulo SP Automático
CYM 14598 Preto 98 99 Cafelândia SP Automático
CYM 34247 Azul 98 99 Tramandaí RS
CYM 31134 Vermelho 98 99 Tangará SC
CYM 14631 Vermelho 98 99 Goiânia GO Automático
CYM 14531 Azul 98 99 S. José da Lapa MG Automático
CYM 14499 Azul 98 99 Cascavel PR Automático
CYM 14546 Azul 98 99 Porto Alegre RS Automático
CYM 34269 Azul 98 99 Jales SP
CYM 34634 Vermelho 98 99 Nova Esperança PR
CYM 34119 Vermelho 98 99 Votorantim SP
CYM 34038 Azul 98 99 Cotia SP
CYM 14454 Azul 98 99 Canoas RS Manual
CYM 14552 Azul 98 99 Pouso Alegre MG Automático
CYM 14624 Vermelho 98 99 Curitiba PR Automático
CYM 43320 Preto 98 99 São Paulo SP
CYM 34187 Azul 98 99 Taubaté SP
CYM 34255 Azul 98 99 Sorocaba SP
CYM 34339 Azul 98 99 São Paulo SP
CYM 34150 Azul 98 99 Tietê SP

 

Sobre as 238 unidades importadas oficialmente pela Ford, creio que menos de 40% delas estejam rodando, por ter uma manutenção mais criteriosa e existir dificuldade em conseguir determinadas peças. Muitos deles ao apresentar algum defeito maior (e por falta de conhecimento) acabam indo para o desmanche. Esse V-6 é um sobrevivente dos neocolecionáveis.

Assim termina mais um relato sobre esse maravilhoso veículo. Espero que esse texto encoraje mais pessoas a cultuarem a preservação dos automóveis.

Saudações e sucesso a todos.

Felipe Assumpção
Canoas – Rio Grande do Sul

(Atualizada em 28/07/20 às 20h50, correção de dado referente ao carro seguinte ao do autor a chegar ao país)
.





Anterior

STOCK CAR: COMEÇA NESTE FIM DE SEMANA A MAIOR MENTIRA DAS PISTAS BRASILEIRAS

Próximo

AVGAS: ABASTECIMENTO COMEÇA A ENTRAR NA NORMALIDADE APÓS PROBLEMAS DE ESPECIFICAÇÃO

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo
(Foto: flyer.co.uk)

AVGAS: ABASTECIMENTO COMEÇA A ENTRAR NA NORMALIDADE APÓS PROBLEMAS DE ESPECIFICAÇÃO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022
Fotos: Renato Bellote

JAGUAR E-TYPE: FELINO COM SANGUE AZUL (COM VÍDEO)

11/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In