• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

FORD TERRITORY FAZ BONITO ENTRE OS SUVES MÉDIOS. MAS NÃO SERÁ PÁREO PARA O COMPASS

AS QUALIDADES DO NOVO MODELO CHINÊS NÃO DEVEM COMPENSAR O ERRO NA ESTRATÉGIA DO PREÇO EM UM MERCADO QUE CRESCEU 33% EM DOIS ANOS

identicon por Zeca Chaves
15/08/2020
em Destaques, Panorama, ZC
(Fotos Divulgação)

(Fotos Divulgação)







O Jeep Compass é um assombro. Goste-se ou não dele, temos de reconhecer que é um legítimo fenômeno de vendas. Quando ele foi lançado no Brasil, em setembro de 2016, os outros suves médios ocupavam uma fatia inexpressiva no mercado. Eram carros de nicho.

Depois que o Compass deu as caras, o cenário mudou. Em 2017, fechou o ano como o 9º automóvel mais vendido do país, segundo a Fenabrave, à frente de modelos de entrada como VW up!, Toyota Etios e Hyundai HB20S, que custavam menos da metade. E todos os demais que vinham abaixo dele até a 40ª posição no ranking eram mais baratos.

O sucesso do Compass despertou a cobiça da concorrência. Em setembro de 2017, a GM apresentou o Equinox, que tinha o motor potente como ponto forte. Em 2018, a Volkswagen renovou o Tiguan, que ficou muito maior. Mesmo assim o Compass seguiu firme e forte: sozinho representa 56% das vendas da categoria. Quer dizer que ele vende mais do que todos os outros rivais somados – são mais de 10.

Como o segmento dos suves médios cresceu 33% em apenas dois anos (de 74.444 unidades em 2017 para 99.060 em 2019), é natural que outros queiram beliscar um pedaço desse bolo. E o primeiro da fila é o Ford Territory (foto de abertura), que desembarca nas lojas em setembro.

Tive a oportunidade de dirigir o modelo por uma semana e gostei do que vi. Não fossem três problemas, ele teria potencial para causar estragos no Compass.

Comecemos pelo que ele tem de bom. O design chamou a atenção de todos com quem conversei. Na garagem do prédio, virou uma atração. Mas se você achou que as linhas revelam uma dose do antigo Land Rover Evoque na lateral e traseira, não está sozinho.

O espaço interno é impressionante. Dá para cruzar as pernas sem dificuldade

O ponto forte, porém, está lá dentro. O espaço no banco traseiro é quase um exagero. Literalmente dá para cruzar as pernas — apesar do espaço para cabeça reduzido para quem tem mais de 1,80 m. E ainda acomoda três pessoas lado a lado sem apertos.

O nível de equipamentos e tecnologia é outro benefício. A versão básica SEL vem com teto solar panorâmico, central multimídia de 10,1 polegadas com Apple CarPlay sem fio, faróis e lanternas de LEDs, seis bolsas infláveis, ar-condicionado automático (de uma só zona, mas com saídas de ar na traseira) e quatro entradas USB.

Diferencial mesmo é o recurso FordPass Connect. Por um aplicativo do celular, dá para ver informações como quilometragem, nível de combustível e calibragem dos pneus, travar e destravar portas a distância, checar no mapa onde está o veículo e até ligar o motor e acionar o ar-condicionado ainda dentro da sua casa.

Se o Territory é espaçoso, confortável, bem equipado e cheio de tecnologia, então por que ele não será páreo para o Compass? A principal razão está na estratégia de preço adotada pela Ford.

Começando em R$ 165.900 com opção única de motor 1,5 turbo (150 cv), ele está distante dos R$ 121.990 do preço básico do Jeep Compass 2.0 (166 cv). Na verdade, está acima até do Compass 4×4 diesel (170 cv), hoje vendido por R$ 161.990. Há ainda o Territory Titanium, que custa salgados R$ 187.900.

Na briga pelo preço, o lançamento da Ford também perde para os demais rivais. O Tiguan 1,4 turbo (150 cv) começa em R$ 143.990 e o Equinox 1,5 turbo (172 cv) sai de R$ 137.260.

É bom deixar claro que o Territory traz mais equipamentos que os equivalentes da concorrência. No entanto não dá para negar que a diferença de preço é grande demais.

Melhor teria sido depenar o Territory para baixar seu custo e permitir que mais pessoas pudessem comprá-lo e funcionassem como propaganda informal. Seja divulgando no boca a boca ou apenas despertando a curiosidade dos vizinhos de garagem. O fenômeno PcD comprova que essa estratégia de suves mal equipados funciona muito bem no Brasil.

Se o preço alto não for suficiente para afastar o comprador interessado, outros dois inconvenientes podem ajudar a restringir o potencial de vendas.

Modelos importados da China ainda têm uma grande resistência no mercado de automóveis. A Chery só perdeu esse estigma quando os veículos passaram a ostentar a marca Caoa e ser produzidos por aqui, apesar de terem o mesmo projeto da versão chinesa e usarem boa parte das peças importadas de lá. E não podemos nos esquecer do caminhão de dinheiro que a Caoa tem investido em publicidade para relançar a marca como sendo “100% brasileira”.

Porta-malas decepciona: com 348 litros, ele é menor que o do irmão menor EcoSport

Por fim, há o porta-malas, um atributo muito valorizado para donos de suves, especialmente os modelos médios. Quem abrir a tampa traseira para conferir o espaço da bagagem vai se decepcionar. Os números ajudam a entender do que estamos falando. O Territory oferece 348 litros, o Compass tem de 390 a 410 litros, o Equinox traz 468 e o Tiguan conta com 710. Para encerrar esta discussão, basta dizer que o Territory tem porta-malas menor do que o EcoSport, que vai de 356 a 362 litros.

Nem vou colocar em pauta o motor, criticado por parte da imprensa especializada. Pessoalmente eu não acredito que isso seja um problema, já que seus 150 cv e 22,9 kgfm (em conjunto com o câmbio CVT de 8 marchas) dão conta do recado apesar de não empolgar. Afinal, se desempenho fraco e consumo alto fosse determinante para decretar o fracasso de um suve, Renegade e Compass nas versões flex não teriam sido líderes do seu segmento.

Assim, resta à Ford seguir os passos da Caoa e gastar um caminhão de dinheiro na publicidade para o Territory mostrar suas qualidades. E torcer para ninguém comparar os preços com a concorrência.

Para ler uma avaliação completa do Territory Titanium, clique aqui.

ZC

A coluna “Panorama” é publicada quinzenalmente às sextas-feiras e é de exclusiva responsabilidade do seu autor

E você, o que acha? Faça um comentário ou dê uma sugestão para as próximas colunas no espaço em seguida à matéria, que terei o maior prazer em responder





Anterior

TIGGO 8 É APRESENTADO

Próximo

EMPURROTERAPIA: TEM CONCESSIONÁRIA QUE NÃO PERDOA...

identicon

Zeca Chaves

Consultor do mercado automobilístico e jornalista especializado na área há 26 anos, Zeca Chaves é colunista do AUTOentusiastas e do site Automotive Business, foi editor do caderno Veículos da Folha de S. Paulo e trabalhou por 19 anos na revista Quatro Rodas, onde foi redator-chefe.

Próximo
Imagem: mecancaonline.com.br

EMPURROTERAPIA: TEM CONCESSIONÁRIA QUE NÃO PERDOA...

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In