• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

POR QUE O BRASILEIRO AMA TANTO OS SUVES

MAIS QUE DESIGN OU ESTILO DE VIDA, ESSES CARROS ENTREGAM TRÊS VANTAGENS PRÁTICAS E OBJETIVAS QUE OUTROS MODELOS NÃO CONSEGUEM OFERECER

identicon por Zeca Chaves
01/08/2020
em Destaques, Panorama, ZC
Foto: divulgação Jeep

Foto: divulgação Jeep







Não sou um fã dos suves. O mesmo vale para os jornalistas especializados em automóveis, com quem convivi por duas décadas. Mas eu e meus colegas somos voto vencido quando confrontados com a preferência do consumidor do mercado nacional. O brasileiro adora suve. Homens, mulheres, jovens e velhos. Quem experimenta não quer saber de outro carro. E a maioria que não gosta é porque ainda não dirigiu um.

Parece exagero? Não culpe a mim, são os números que dizem isso. Um estudo do ranking de vendas oficial da Fenabrave revela como o suve se tornou o objeto de desejo do brasileiro. Dê uma boa olhada no gráfico abaixo.

No primeiro semestre de 2010, a categoria de SUVs representava apenas 7,6% das vendas. Cinco anos depois eles já ocupavam 12,8% do mercado. Hoje somam espantosos 29,5%. Significa que sua participação quase quadruplicou em 10 anos, enquanto outros segmentos encolheram. É impressionante esse crescimento.

E garanto que os números poderiam ser bem maiores não fossem dois fatores limitantes. O principal: os suves são mais caros que os hatches de entrada ou pequenos, historicamente as categorias mais vendidas, segundo a Fenabrave.

O automóvel mais barato do país é o Renault Kwid, por R$ 34.990. Entre os suves, o título é do Caoa Chery Tiggo 2, por R$ 59.790. Se não for ele (pois alguns alegam que não é um suve), será outro ainda mais caro. Líder do segmento, o Jeep Renegade (foto de abertura) vende mais que VW Polo, Fiat Mobi ou Renault Sandero, todos mais baratos.

O segundo fator limitante é que o suve ainda é um desconhecido por boa parte do público. Muito motorista nunca teve poder aquisitivo suficiente para colocar esse carro na sua garagem.

Quer dizer que toda essa massa consumidora passou a comprar suves loucamente pelo seu design de veículo robusto, estilo de vida aventureiro ou por algum aspecto aspiracional? Só isso não explica um produto que cresce a taxas alucinantes e ainda é bem mais caro que a concorrência.

Além dos fatores emocionais, os suves entregam três benefícios bem racionais que cativam rapidamente quem tem a oportunidade de dirigi-lo por alguns dias. Vamos a eles.

Ponto H mais elevado

Geralmente o suve possui um ponto H mais alto. É a medida que vai da bacia do ocupante do veículo até o solo (o H vem de “hip”, quadril em inglês). Portanto, quanto maior o ponto H, mais elevada é a posição de dirigir. É tão importante para a engenharia que o veículo é todo projetado a partir dele.

Quanto mais alto o ponto H, melhor é a visão do trânsito à frente

 

 

 

 

 

 

 

 

Na prática, o ponto H elevado entrega ao motorista duas vantagens que ele não encontra num hatch ou sedã tradicional. Dirigindo um suve na cidade ou estrada, temos uma visão privilegiada e podemos acompanhar melhor o trânsito por cima do veículo da frente. Assim, nossas reações ao volante são mais rápidas.

Se um carro lá na frente parar de repente, você consegue frear ou desviar antes de o fluxo parar. Pode até escapar de um acidente. Depois de alguns dias encarando situações como essa, fica difícil voltar a um automóvel mais baixo.

Ao parar no sinal junto à calçada, percebe-se o segundo benefício do ponto H elevado, mais sutil. Qualquer pedestre ou vendedor ambulante que se aproximar da sua janela, mesmo fechada, vai causar apreensão. Nunca se sabe se é um assalto. Quando o motorista está mais baixo, há um grande desconforto psicológico, pois ele assume uma situação de submissão.

Já no suve, o condutor se sente menos intimidado. Basta você se imaginar sentado na cadeira de um escritório quando um convidado chega e conversa com você, enquanto ele permanece de pé.

O ângulo de entrada maior evita que a frente raspe em rampas inclinadas

Ângulo de entrada maior

É o ângulo que se forma entre o piso e a parte inferior frontal do veículo. Também chamado de ângulo de ataque, quanto maior ele for, mais fácil subir uma rampa inclinada ou uma calçada sem raspar o bico do veículo. É um atributo técnico muito valorizado em modelos off-road, mas na cidade ele tem mais utilidade do que parece.

Sabe qual é uma das primeiras alegrias do motorista que acaba de comprar um suve? Quando volta para casa, encara a rampa da garagem e vê que a frente não raspou. Antes, ele precisava passar devagar com seu sedã. Agora, percebe que pode até entrar mais rápido garagem.

Um Hyundai Creta tem altura do solo maior do que um HB20 hatch ou sedã

Suspensão alta

Um suve que se preze tem o conjunto suspensão/pneu mais elevado do que seu equivalente hatch ou sedã. É verdade que essa característica tende a reduzir a estabilidade do veículo em curvas. Por isso, o fabricante precisa ajustar a rigidez das molas e amortecedores para amenizar essa tendência.

No entanto, se o dono de suve pode perder por um lado, ganha ao trafegar no piso tão irregular das ruas e rodovias brasileiras. O que se traduz em conforto e segurança no dia a dia.

Visualize a cena: você está dirigindo à noite. Numa via mal iluminada, surge de repente um grande buraco. Seu instinto é desviar desesperadamente, pois sabe que o obstáculo pode estourar o pneu e danificar a roda. Ou pior, deixá-lo a madrugada toda esperando pelo socorro. Se for numa rodovia deserta, o cenário piora exponencialmente.

Agora substitua o veículo por um suve e imagine sua surpresa ao encarar o buraco e perceber que o impacto foi bem menor do que esperava. Afinal, pneus de suves costumam ter um perfil mais alto e são mais resistentes, assim como a suspensão tem mais curso de atuação.

Em uma situação como essa, dificilmente o motorista pensará em voltar a dirigir um hatch ou sedã. Quando eu trabalhava na revista Quatro Rodas, recebia vários comentários de leitores que não gostavam do comportamento dinâmico do suve e eram apaixonados pela dirigibilidade de um sedã, mas diziam que optaram pelo suve por causa do nosso asfalto ruim, mesmo nas grandes cidades.

Nem o custo maior de manutenção era suficiente para fazê-los mudar de ideia, mesmo sabendo que boa parte das peças de reposição é mais cara que as de um sedã equivalente. É o caso dos pneus, que costumam custar de 70% a 120% a mais. E por que em um suve tudo é mais caro? Isso já é tema para outra coluna.

E você, o que acha dos suves?

ZC

A coluna “Panorama” é publicada quinzenalmente às sextas-feiras e é de exclusiva responsabilidade do seu autor

E você, o que acha? Faça um comentário ou dê uma sugestão para as próximas colunas no espaço em seguida à matéria, que terei o maior prazer em responder





Anterior

JEEP RENEGADE LONGITUDE 1,8 AT 4X2, NO USO (COM VÍDEO)

Próximo

NOVA GASOLINA: É MELHOR, MAS AINDA PODE SER ADULTERADA

identicon

Zeca Chaves

Consultor do mercado automobilístico e jornalista especializado na área há 26 anos, Zeca Chaves é colunista do AUTOentusiastas e do site Automotive Business, foi editor do caderno Veículos da Folha de S. Paulo e trabalhou por 19 anos na revista Quatro Rodas, onde foi redator-chefe.

Próximo
Foto: tododia.com.br

NOVA GASOLINA: É MELHOR, MAS AINDA PODE SER ADULTERADA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In