Esta matéria complementa a publicada dois dias atrás com base nas informações da apresentação virtual.
A avaliação de lançamento do novo Peugeot 208 consistiu de eu e o editor de Testes do AE , Gerson Borini, irmos de uma concessionária, a Green da av. das Nações Unidas, ao Haras Tuiuti pela rodovia Fernão Dias. Deu para conhecer bastante do modelo, versão-topo Griffe. O motor EC5M é bem conhecido, bem como o câmbio automático epicíclico Aisin EAT6. Os carros franceses da PSA sempre foram pródigos em comportamento dinâmico e um novo 208 não seria diferente. Portanto, nesse percurso rodoviário o novo 208 mostrou qualidades tanto de conforto de marcha quanto no fazer curvas bem rápidas.
O motor prima pela suavidade provavelmente mostraria boa elasticidade se atrelado a um câmbio manual. A potência máxima a 5.750 rpm é relativamente contida para um motor de aspiração atmosférica embora o torque máximo pareça ocorrer em rotação muito elevada, com pico a 4.750 rpm, a variação de fase do comando de admissão concorre para haver boa potência em rotações menores. Um destaque desse motor é sua suavidade, “liso”, como se diz.
O motor 1,6 EC5M de 115/118 cv e 15,4/15,5 m·kgf movimenta bem o novo 208, que nessa versão Griffe pesa 1.178 kg. O veículo estava abastecido com gasolina. A fabricante declara aceleração 0-100 km/h em 12,6/12 segundos e velocidade máxima de 190 km/h com gasolina e álcool.
O câmbio Aisin, sem surpresa, embora fosse desejável contar com controle de neutro — questão de calibração, o Gol automático, de mesmo câmbio, tem — e aceleração interina nas reduções, fácil quando o acelerador é elétrico sob comando eletrônico. Há bloqueio de conversor de torque da quarta marcha em diante e o conversor de torque estola a 2.300 rpm. A 120 km/h o motor está a 3.000 rpm.
Há dois modos de condução, Eco e Sport com os efeitos já conhecidos de no segundo as marchas serem retidas mais tempo, a relação do pedal do acelerador ficar mais rápida e a assistência de direção ser reduzida. A trocas manuais sequenciais podem ser feitas pela alavanca seletora no esquema subir marcha com toque nela para trás e reduzir, para frente. O câmbio sempre sobe marcha quando o motor chega a 6.000 rpm, independente de se a operação é automática ou manual ou do modo de condução.
A direção eletroassistida tem indexação correta com a velocidade — bem leve em velocidades de manobra, bom peso em velocidades mais altas — e perfeita definição de centro. A relação de direção não foi informada, mas parece rápida, algo como 15:1 a 15,5:1. São 2,8 voltas entre batentes é o diâmetro mínimo de curva, 11,2 metros, indicando pouco ângulo de esterço. Afinal, o entre-eixos não é tão grande, 2.538 mm.
Estranhamente, na ficha técnica do e-GT, no site da Peugeot na França, é dado diâmetro mínimo de curva entre guias, como a maioria dos que informamos no AE, é de 10,4 metros. A conferir com a PSA daqui e depois corrigir tanto no texto quando na ficha técnica, se for o caso.
Como dito acima, o comportamento em curvas tomadas mais rapidamente mostra bom acerto de suspensão, com firmeza sem desconforto. Bem pouca rolagem e bom controle nas oscilações, mas um pouco mais de carga de distensão nos amortecedores traseiros seria bem-vinda, opinião que coincide com a do Gerson. Freios — disco ventilado na frente e tambor atrás —respondem bem às intenções, tanto em potência quando em modulação. Os pneus são Pirelli P7 195/55R16V (na informação de fábrica são “H”) e estão compatíveis com o desempenho e o peso de 1.178 kg da versão Griffe.
Assim como o Gerson, dirigi o e-GT na pista do Haras Tuiuti e gostei bastante. Como acelera e faz curva! Honra plenamente a sigla “GT”, autêntico brinquedo de gente grande. É admirável a ausência total de patinagem da roda interna à curva devido ao perfeito controle de tração que em momento algum interfere com a pilotagem como ocorre em outros carros (o Arnaldo Keller reclamou muito dessa interferência no Citroën DS3, “matava” o motor. isso ocorre também no up! TSI).
O controle de tração do e-GT pode ser desligado, mas volta automaticamente quando o carro atinge 50 km/h, e se não houver comando de desativação, volta a atuar por só abaixo dessa velocidade. Aliás, motor elétrico e controle de tração foram feitos um para o outro, é mero controle da energia fornecida ao motor, de resposta imediata, ao contrário do motor a combustão, em que é necessário mexer na injeção e/ou no avanço de ignição.
Com a função B (brake = freio) ativada pode-se dispensar o freio na hipótese de uma corrida longa, o efeito é bem forte. Só andando “à moda” é que uso do freio é imprescindível.
BS
Quadro de instrumentos
É marca registrada e patenteada da marca desde 2010 o quadro de instrumentos visto por sobre o aro do volante, que exige um diâmetro de volante menor que a média encontrada hoje, 370 mm: o volante é um “retângulo estilizado” com 350 mm na horizontal e 330 mm na vertical. Esse arranjo para mim é estranho, mas dá para conviver bem com ele. A questão da visão 3D por meio da holografia não ajuda nem prejudica, é mais mostra de tecnologia do que qualquer outra coisa, uma curiosidade. Crítica mesmo vai para a leitura das informações do quadro configurável, muito ruim, pelo menos no período diurno. Isso sem estar usando os óculos de sol; usando-os só se lê mesmo a velocidade. A Peugeot precisa corrigir isso rápido.
Os auxílios ao motorista, já citados na matéria de apresentação anterior e especificados todos na lista de equipamentos (colocada nesta matéria também, bem como a ficha técnica), são realmente úteis, com o alerta de saída de faixa seguido de correção automática e a frenagem de emergência autônoma..
Espaço interno
No vídeo do teste do 208 1,2 Puretech em junho de 2016 ficou evidente o pouco espaço no banco traseiro com o banco do motorista ajustado para uma pessoa da minha estatura (1,80 m), o “eu atrás de mim”. Quando fomos fazer a mesma verificação no novo 208, vi, surpreso, que este espaço diminuiu. Sem explicação, uma vez que entre-eixos é apenas 2 mm menor que o da geração anterior. O Gerson (1,81 m) nem conseguiu se ajeitar no banco traseiro, fora a dificuldade para entrar e sair.
Esse ponto não é exclusivo do novo 208. No hatch híbrido Lexus CT 200h que o Gerson testou há um ano, de 2.600 mm de entre-eixos e 4.360 mm de comprimento, mesma coisa. Intrigante.
De qualquer maneira, para outros perfis de consumidores essa questão não é tão importante. O novo 208 é indiscutivelmente atraente, moderno, tem dotes de usabilidade muito bons e certamente agradará. É mais um contendor hatch no mercado, o que é salutar nesses tempos em que os fabricantes só pensam “naquilo” — o suve.
BS
Mais fotos, em seguida ficha técnica e lista de equipamentos
FICHA TÉCNICA NOVO PEUGEOT 208 | |||
MOTOR | |||
Denominação | EC5M 1,6 flex | ||
Descrição | 4 cil. em libnha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçpte de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase no de admissão, correia dentada, 4 válvulas por cilndro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcro hidráulico para ompensação da folga de válvulas, ineção no duto, flex | ||
Cilindrada (cm³) | 1.587 | ||
Diâmetro x curso (mm) | 78,5 x 82 | ||
Potência (cv/rpm, G/A) | 115/5.750/118/5.750 | ||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 15,4/4.000/15,5/4.750 | ||
Taxa de compressão (:1) | 12,5 | ||
SISTEMA ELÉTRICO | |||
Tensão/bateria/alternador | 12 V / 60 A·h / 120 A | ||
TRANSMISSÃO | |||
Câmbio | Transeixo com câmbio automático epicíclico (Aisin) de 6 marchas à frente e ré, conversor de torque, tração dianteira | ||
Relações das marchas | n.d. | ||
Relação de diferencial | n.d. | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagen integrada ao eixo | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade | ||
Relação de direção (:1) | n.d. | ||
Diâmetro do volante (mm) | 350 na horizontal/330 na vertical | ||
Diâmetro mínimo de curva | n.d. | ||
FREIOS | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor /n.d. | ||
Operação | Servoassistência a vácuo, ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Aço ou lifga de alumínio conforme versão, 6Jx16 | ||
Pneus | 195/55R16V Pirelli P7 (estepe temporário T125/80R16M, Fate) | ||
CONSTRUÇÃO | |||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares; subchassi dianteiro | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,33 | ||
Área frontal (m²) | 2,09 | ||
Área frontal corrigida (m²) | 0,69 | ||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 4.055 | ||
Largura (espelhos rebatidos/abertos) | 1.738/1.960 | ||
Altura | 1.453 | ||
Distância entre eixos | 2.538 | ||
Bitola dianteira/traseira | n.d. | ||
PESOS E CAPACIDADES | |||
Peso em ordem de marcha | 1.139 a 1.178 conforme a versão | ||
Carga útil | n.d. | ||
Peso rebocável sem freio/com freio | n.d. | ||
Capacidade do tanque (L) | 47 | ||
Capacidade do porta-malas (L VDA) | 265 | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (G/A, s) | 12,6/12 | ||
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 190/190 | ||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |||
Cidade (km/L, G/A) | n.d. | ||
Estrada km/l. G/A) | n.d. | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
V/1000 em 6ª (km/h | 40 | ||
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 3.000. | ||
Rotação à velocidade máxima | n.d | ||
Alcance nas marchas (6.000 rpm) | n.a. |
EQUIPAMENTOS NOVO PEUGEOT 208 | ||||
Active | Active Pack | Allure | Griffe | |
ESTÉTICA EXTERIOR | ||||
Antena de teto | x | x | x | x |
Carcaça dos espelhos retrovisores em preto brilhante | – | – | – | x |
Carcaça dos espelhos retrovisores na cor da carroceria | x | x | x | – |
Defletor de teto esportivo preto brilhante | – | – | – | x |
Defletor de teto na cor da carroceria | x | x | x | – |
Faróis com detalhes cromados | x | x | x | – |
Faróis de LED | – | – | – | x |
Friso preto piano interligando as lanternas traseiras | x | x | x | x |
Grade dianteira co detalhes cromados | x | x | x | x |
Luzes de rodagem diurna (DRL) “dente de sabre” | x | x | x | x |
Repetidoras de seta nos retrovisores | x | x | x | x |
Rodas de aço de 16″ | x | – | – | – |
Rodas de liga de alumínio diamantadas de 16″ | – | x | x | x |
Saída de escapamento com ponteira cromada | – | – | x | x |
ESTÉTICA INTERIOR | ||||
Acabamento dos painéis de porta em preto brilhante | x | x | x | x |
Bancos revestidos com Alcantara | – | – | x | x |
Bancos revestidos com tecido | x | x | – | – |
Difusores de ar no painel com friso cromado | x | x | x | x |
Maçanetas internas com acabamento cromado | x | x | x | x |
Painel com revestimento manta de fibra de carbono | x | x | – | – |
Painel com revestimento manta de fibra de carbono leve | – | – | x | x |
Painel de instrumentos com matriz LCD, ponteiros vermelhos e orientação invertida | x | x | – | – |
Peugeot i-Cockpit 3D | – | – | x | x |
Quadro de instrumentos em posição elevada | x | x | x | x |
Volante de direção revestido de couro | – | – | x | x |
Volante de direção Sport Drive de diâmetro reduzido | x | x | x | x |
SEGURANÇA | ||||
Acendimento automático do pisca-alerta após imobilização brusca | x | x | x | x |
Alerta de colisão | x | x | x | – |
Alerta e correção de permanência na faixa | x | x | x | – |
Alerta sonoro e cintos dianteiros desatados | x | x | x | x |
Apoios de cabeça com regulagem de altura nos 5 lugares | x | x | x | x |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina | x | x | x | x |
Cintos de segurança de três pontos e retráteis nos 5 lugares | x | x | x | x |
Comutação farol alto/baixo automática | x | x | x | – |
Controle de estabilidade e tração | x | x | x | x |
Detetor de fadiga | x | x | x | – |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior | x | x | x | x |
Estrutura com deformação programada nos impactos frontais | x | x | x | x |
Freios com ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens de emergência | x | x | x | x |
Frenagem de emergência autônoma | x | x | x | – |
Lavador e limpador do vidro traseiro | x | x | x | x |
Reconhecimento automático de sinalização de velocidade | x | x | x | – |
Travamento automático de portas e porta-malas a partir de 10 km/h | x | x | x | x |
Travas para crianças nas portas traseiras | x | x | x | x |
TECNOLOGIA | ||||
Abertura de portas e porta-malas com sensor presencial | – | – | x | x |
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) | – | – | – | x |
Acionamento automático do limpador de para-brisa (sensor de chuva) | – | – | – | x |
Alarme perimétrico | x | x | x | x |
Câmera de ré | – | x | x | x |
Carregamento de smartphone por indução | – | – | x | x |
Chave tipo canivete com comandos de abertura das portas | x | x | x | x |
Computador de bordo | x | x | x | x |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade | x | x | x | x |
Faróis de acompanhamento e aproximação | – | – | x | x |
Fechamento automático dos vidros pela trava elétrica | x | x | x | x |
Limpador de vidro traseiro indexado à marcha ré | x | x | x | x |
Modos de condução Sport e Eco | x | x | x | x |
Sensores de estacionamento traseiros | – | – | – | x |
Visiopark 180º | – | – | – | x |
MULTIMÍDIA | ||||
Alto-falantes (4) e tweeters (2) | x | x | x | x |
Audio streaming | x | x | x | x |
Bluetooth | x | x | x | x |
Central multimídia com tela tátil de 7″ integrada ao painel | x | x | x | x |
Comandos no volante para áudio e telefone | x | x | x | x |
Entradas USB (2) – Central multimídia (dados e carregamento) e console central (carregamento) | x | x | x | x |
Espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay via cabo | x | x | x | x |
Rádio com MP3 | x | x | x | x |
CONFORTO | ||||
Acionamento interno da portinhola do tanque de combustível | x | x | x | x |
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida/subida | x | x | x | x |
Apoio de braço escamoteável para o motorista | – | – | x | x |
Ar-condicionado | x | x | x | x |
Ar-condicionado automático digital | – | – | x | x |
Assistente de partida em aclives | x | x | x | x |
Banco do motorista com ajuste de altura | x | x | x | x |
Console de teto com luz de leitura | x | x | x | x |
Encosto inteiriço do banco traseiro rebatível | x | x | x | x |
Ganchos para sacolas no porta-malas | x | x | x | x |
Iluminação no porta-malas | x | x | x | x |
Interruptores tipo dedo no centro do painel | x | x | x | x |
Para-sóis com espelhos | x | x | x | x |
Porta-objetos nas portas dianteiras | x | x | x | x |
Teto de vidro panorâmico | – | x | x | x |
Travamento elétrico de portas e porta de carga com interruptor no painel | x | x | x | x |
Volante com ajuste de altura e distância | x | x | x | x |
CORES | ||||
Branco Banquise (sólida0, branco Nacré (perolizada), cinza Aluminium, preto Perla Nera, azul Quasar | x | x | x | x |
– Não disponível x Sim |