• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CF

O GRAVE PROBLEMA DA CIRCULAÇÃO DE MOTOS

identicon por Celso Franco
05/09/2020
em CF, Trânsito
Foto: opovo.com.br

Foto: opovo.com.br







É muito doloroso para mim, com mais de meio século de convivência com o controle do trânsito, tomar conhecimento da mortandade elevada dos condutores de moto, principalmente os entregadores, a ponto de merecerem a sua identificação em algumas faixas de parada para atender à ordem do semáforo.

Tudo se origina no mau conhecimento dos princípios da engenharia de tráfego que constitui a parte dinâmica do urbanismo. Não foi por acaso que a Philips, empresa internacionalmente respeitada, publicou numa revista técnica de sua responsabilidade matéria intitulada “Engenharia de Tráfego, a ciência esquecida”. E ela tem como princípio básico o aproveitamento ao máximo do sistema viário existente. Ela é a solução dinâmica para um problema dinâmico, respeitando o meio ambiente. Pior do que o seu abandono é o enfoque das medidas restritivas, que exigem uma fiscalização de difícil eficácia.

Aqui, no nosso Pindorama, ainda consideram que o motorista deve ser educado, ao invés de ser um “primata condicionado”, como definem os que conhecem bem o assunto. Não me canso de repetir — é a “carapuça” que se encaixa na maioria das cabeças com poder de atuar — a frase de G.K. Chesterton, escritor inglês, ao dizer que “Não me preocupam os que não enxergam a solução e sim os que não a encontram porque não enxergam o problema”.

Afinal, o que a engenharia de tráfego pode fazer para disciplinar o “motoqueiro” apressado a fim de fazer mais entregas para faturar mais, no difícil momento de  pandemia que estamos vivendo?

Apesar de já haver escrito que não mais sugeriria soluções, gratuitamente, por “estar pregando no deserto”, a ponto de estar pensando em publicar um livro com uma selecionada coleção de artigos por mim publicados em vários meios de comunicação, com o título “Crônicas inúteis”, o meu sentimento de amor ao próximo me fez escrever esta artigo eminentemente construtivo. Afinal, tenho mais de meio século de “janela”.

O início de tudo, para quem dirige, é o trânsito urbano, onde o motorista deve ser condicionado pela sinalização correta no que concerne à velocidade. O absurdo sistema atual, em que se considera sinalização sincronizada a abertura de vários semáforos ao mesmo tempo na sequência de vários cruzamentos, nas vias de trânsito rápido de 60 km/h é a maior responsável pelos acidentes com motos. Sistema que é um incentivo ao abuso da velocidade, verdadeira disputa entre os integrantes do tráfego presente a fim de pegarem o maior número de cruzamentos livres e, convenhamos, as motos sempre levarão vantagem, nesta verdadeira “corrida por espírito de emulação” pelos motoboys de entrega, infração GRAVÍSSIMA prevista no CTB, no seu Artigo 173. A eficácia da mobilidade urbana tem como principio basilar o deslocamento em conjunto de veículos surfando na “onda verde”. O individualismo é seu inimigo mortal, até porque os isolados, fora dos “pelotões,” encontrarão sempre o próximo sinal fechado.

Para os motoboys tudo é válido para andar mais depressa e, por isto correm um risco maior, até porque existem motoristas que odeiam o motociclista que “serpenteia” entre eles.

A solução capaz de reduzir os acidentes urbanos com motocicletas é e adoção do sistema de “onda verde”, com a abertura dos semáforos em sequência, obedecendo à velocidade máxima das vias de trânsito rápido, geralmente 60 km/h.

Presenciei, na Alemanha em 1977, onde nasceu o sistema, uma perfeita demonstração numa via de aceso à Colônia, quando ainda havia, por estarmos numa estrada vicinal, três indicações a informar o limite de velocidade a ser obedecido, de 30, 40 e 50 km/h, afim se poder “surfar na onda verde”, num tráfego comandado por computadores, com medição de seu volume em tempo real.

Até quando os nossos técnicos, cuja competência em alguns casos é discutível, levarão os meios  de comunicação a ter o desprazer de noticiar, em números estatísticos, as vítimas do atraso injustificável da gerência da bem-denominada, na Europa, “A ciência do controle do trânsito”?

CF

Celso Franco escreve para o AE, quinzenalmente aos sábados, matérias sobre trânsito.





Anterior

FORD E VW: DOIS FRACASSOS E UMA TENTATIVA

Próximo

RENAULT ANUNCIA ALPINE NA F-1

Próximo
Foto: divulgação Alpine

RENAULT ANUNCIA ALPINE NA F-1

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Drugovich marcou o terceiro tempo no primeiro livre em Abu Dhabi (Foto: Aston Martin)

DRUGOVICH ENFRENTA ESCOLHA COMPLICADA

05/12/2023
Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Drugovich marcou o terceiro tempo no primeiro livre em Abu Dhabi (Foto: Aston Martin)

DRUGOVICH ENFRENTA ESCOLHA COMPLICADA

05/12/2023
Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.