• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

WOLFF NEGA A VENDA DA EQUIPE, MAS NÃO ACABA COM AS ESPECULAÇÕES

IMBATÍVEL DENTRO DA PISTA, FUTURO DA MERCEDES É ALVO DE BULLYING FORA DELA

identicon por Wagner Gonzalez
15/09/2020
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG
Foto:Mercedes

Foto:Mercedes







Em uma entrevista que fiz com Ron Dennis às vésperas de uma abertura de temporada, na África do Sul, ele comentou, acertadamente e com conhecimento de causa, que mais difícil que vencer um Campeonato Mundial de F-1 é manter-se nessa posição. Dito isso, não é difícil enxergar que a vida de Toto Wolff é bastante agitada e pouco tranquila, cortesia do reinado iniciado em 2014 e liderança da atual temporada aumentada após a conquista a terceira dobradinha do ano no final do GP da Toscana (veja aqui o resultado completo dessa prova).

Em meio a um calendário marcado por sequências de provas de três fins de seguidos, decisões como o planejamento adequado, a dificuldade de garantir a renovação do contrato com Lewis Hamilton e comentários sobre a possível venda do time, mantém absurdamente ocupado o austríaco detentor de 30% das ações da empresa.

Em janeiro equipe anunciou a chegada da Ineos como principal parceiro (Foto: Mercedes)

Os primeiros indícios de que algo maior está acontecendo na equipe Mercedes começaram a surgir em meados de junho: no dia 15 daquele mês foi anunciado que Andy Cowell (engenheiro responsável pelo projeto do motor híbrido de F-1 da marca) deixaria ao cargo um mês mais tarde, e aí enxergou-se o início do fim de um ciclo. O envolvimento simbólico de Toto Wolff na transformação da Racing Point em Aston Martin foi outra indicação sutil: ainda que essa participação seja de apenas 0,99%, estamos falando de um negócio avaliado em algumas centenas de milhões de dólares. Sua participação na recuperação de uma marca que estava à beira da falência aqueceu ainda mais os comentários sobre seu futuro no projeto de F-1 do grupo alemão.

Depois de vender sua equipe de F-1 Eddie Jordan passou a trabalhar na TV britânica (Foto: BBC/Top Gear)

Sempre frio, calculista e usando seu faro apurado para estruturar projetos de sucesso, Wolff conseguiu temporariamente manter a situação sob certo controle. No último fim de semana, porém, a notícia de que o grupo Ineos estaria disposto a comprar 70% da operação Mercedes na F-1 soou como alguém ter pisado nada levemente no calo de  estimação no pé de apoio de Toto. Tem a ver com isso o fato do corneteiro dessa possível venda ter sido o fundador da equipe hoje conhecida como Racing Point: antes de ser adquirida por Lawrence Stroll, o time funcionou como Force India (de outubro de 2007 a julho de 2018), Spyker (entre 2005 e 2006) e Midland, que em 2005 adquiriu o controle da Jordan Grand Prix, operação fundada por Eddie Jordan que estreou na F-1 em 1991. Fácil concluir que o ex-contador irlandês ainda tem muitos contatos entre os colaboradores da futura Aston Martin Grand Prix…

Sir Jim Ratcliffe fundou a Ineos em 1998 e nunca parou de expandir seus investimentos (Foto: Mercedes)

A Ineos é parceira da Mercedes desde 2019 e em janeiro deste ano a empresa que fatura US$ 60 bilhões por ano tornou-se o principal parceiro da equipe. Com interesses tão variados quanto ao desenvolvimento do Grenadier (um 4×4 de aparência similar ao Land Rover Defender), química e equipes de ciclismo, o grupo criado e administrado por Sir Jim Ratcliffe tem sede de expansão que a exposição mundial da F1 pode ajudar a saciar. O anagrama Ineos deriva do latim Ineo (novo começo) e remete a Eos, deusa grega do amanhecer, e Neos, grego para inovador. A fortuna de Ratcliffe, avaliada pela revista Forbes em US$ 17,8 bilhões em julho, é 20 vezes maior que a suposta oferta de US$ 899 milhões que, segundo Eddie Jordan, ele teria feito para comprar 70% das ações da equipe alemã baseada em Brackley e Brixworth, na Inglaterra.

A Land Rover negou-se a vender o projeto do Defender e Ritcliffe criou seu próprio 4×4 (Foto: Grenadier)

Nas últimas semanas Toto Wolff tentou acalmar os rumores dizendo que está decidido a continuar na operação Mercedes F-1, onde o grupo Daimler tem 60% e o espólio de Niki Lauda os 10% restantes. Estas cifras sugerem que Ratcliffe entrou nessa mesa de pôquer com duas boas cartas à mão: teria negociado o legado do tricampeão austríaco falecido no ano passado e convencido os alemães que sua intenção é consistente. Ao comentar a notícia Wolff foi quase tão direto quanto aqueles jabs que lutadores irlandeses exploravam em lutas de box clandestinas em armazéns no cais de Nova York. Ocorre que além de não nocautear Jordan deixou em aberto que o bilionário inglês poderá se tornar investidor na equipe quando deu sua visão dos fatos:

“As pessoas pegam retalhos aqui e ali e montam uma história em torno disso. Temos um relacionamento magnífico com a Ineos, com quem somos parceiros em vários projetos de alta tecnologia. Qualquer coisa além disso é pura especulação: a Daimler não tem intenção de abrir mão de sua equipe, a Ineos não tem intenção de comprar uma participação majoritária no time e eu não tenho razão de abrir mão de minhas ações. Dito isso, tem muita coisa aí que foi inventada.”

Roger Penske já teve seu nome associado à compra da operação Mercedes na F1 (Foto: IMS/Indycar)

Em poucas palavras, Sir Jim Ratcliffe pode não comprar a equipe inteira, apenas uma parte, e Eddie Jordan não inventou uma história, mas descreveu algo que está negociado. Cabe lembrar que em 2019 Roger Penske e Dmitry Mazepin (principal acionista e presidente da empresa química Uralchem) também demonstraram interesse no negócio que agora é objeto de desejo do quinto homem mais rico do Reino Unido.

Dmitry (E) e Nikita Mazepin, pai e filho procuram oportunidades na F-1 (Foto: Hitech)

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram





Tags: Dmitry MazepinEddie JordanMercedesRoger PenskeSir Jim RatcliffeToto Wolff
Anterior

BOB SHARP, JORNALISTA AUTOMOTIVO MAIS ADMIRADO DE 202O

Próximo

SESSÃO ABOBRINHA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: nationalgeographic.com

SESSÃO ABOBRINHA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Revista LIFE

HÁ 84 ANOS, NESTA DATA (26/5), ERA LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DA FÁBRICA DO CARRO DO POVO

26/05/2022
Fotos: divulgação Moke

MOKE, O JIPE DO MINI, ESTÁ DE VOLTA COM MOTOR ELÉTRICO

26/05/2022
Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In