Uma das lembranças mais legais do meu tempo na faculdade de jornalismo foi uma volta de moto. Tive um amigo de classe que usava um Honda C100 Dream todos os dias. Ela já era daquelas bem velhinhas, com pintura branca e roxa, porém sempre esteve com a manutenção em dia. Ele usava até mesmo para pegar estrada, apenas por lazer. Levou um certo tempo até eu tomar coragem para pedir para dar uma volta. O passeio foi surpreendente mesmo com baixa potência e alta quilometragem o motor era responsivo e a moto, muito simples de pilotar.
O tempo passou e hoje as motocicletas do tipo CUB evoluíram e continuam sempre aparecendo entre as mais vendidas em nosso mercado. Atualmente a Honda Biz usa motor maior, de 125 cm³ (existe também uma versão 110-cm³) e recebeu várias melhorias. Para o modelo 2021 a principal novidade é a nova cor marrom perolizada. Essa coloração já é vista com mais frequência também no mercado de carros. As outras opções de cores são vermelho ou branco perolizado e prata metálico.
As principais novidades da última atualização do modelo seguem iguais. Com rodas de liga de alumínio na cor preta, painel digital com indicador e pilotagem econômica e tomada de 12 V sob o banco. O freio dianteiro conta com disco de 220 mm e seu uso é combinado (CBS, combined brake system) com o freio traseiro a tambor. O câmbio de 4 marchas também é o mesmo e seu acionamento dispensa o uso da embreagem. Item que facilita muito o aprendizado de novos condutores.
A motorização de 125 segue com com 9,2 cv de potência máxima e 1,04 m·kgf de torque máximo. Disponível na segunda quinzena de outubro, a Biz 2021 tem garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem. O preço público sugerido é de R$ 10,590.00, base Estado de São Paulo, porém não inclui frete e seguro.
LR