• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO BYD HAN EV 3.95, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

DE VW NIVUS A BMW X6, SUVE-CUPÊ É CARO E ENTREGA MENOS. MAS É O FUTURO

ELE TEM ESPAÇO MENOR E PREÇO MAIOR, MAS NINGUÉM LIGA: OS DONOS ADORAM E OS FABRICANTES FATURAM MAIS. APÓS O SUCESSO DA VW, A FIAT LANÇARÁ DOIS MODELOS PRÓPRIOS

identicon por Zeca Chaves
07/11/2020
em Destaques, Panorama, ZC
(Fotos Divulgação)

(Fotos Divulgação)







Se há uma tendência que nunca mudou na história da indústria automobilística é que toda boa ideia é rapidamente copiada pela concorrência. Foi assim quando o Ford Mustang explodiu nas vendas em 1964 e trouxe outros esportivos, como Camaro e Firebird. Ou quando a Chrysler lançou o minivan moderno em 1983. No Brasil, vimos a Fiat Weekend desencadear em 1999 a onda dos aventureiros urbanos e o EcoSport criar em 2003 uma legião de imitadores com estepe pendurado na traseira.

Agora podemos colocar nessa lista o suve-cupê, criação atribuída ao BMW X6, que foi lançado em 2008. A ideia da marca alemã era simples: pegue um suve de sucesso (no caso, o X5), faça uma pequena mudança na traseira (no caso, uma linha do teto com caimento mais suave, conhecida como fastback) e construa um plano de marketing dizendo que esse carro é totalmente diferente do original (no caso, mais esportivo).

Em 2008, o BMW X6 foi o suve-cupê que deu origem à série

A ideia foi tão bem recebida que a BMW expandiu sua linha para os modelos menores X2 e X4 (releituras do X1 e X3). O sucesso despertou a cobiça dos rivais, que replicaram o conceito. A Mercedes-Benz reagiu em 2014 (com o GLE Coupé, seguido por GLC), a Audi em 2017 (Q8, e-tron Sportback e Q3 Sportback) e a Porsche em 2019 (Cayenne Coupé).

Quem embarcou nessa onda não teve do que reclamar. Em 2019, a Audi Q8 vendeu o equivalente a 40% do irmão Q7 e a versão Coupé foi a maior responsável pelo aumento de 77% no mercado do Cayenne (a Porsche não divulga o mix de vendas na Europa).

Nada mau para uma variedade de suve que é mais cara que a original e entrega menos, o que se traduz em lucros mais gordos para a marca. É claro que os anúncios gostam de dizer que esses veículos reúnem o melhor de dois mundos ao combinar o espaço e a praticidade de um suve com o estilo e a esportividade de um cupê.

De fato, é uma maneira de ver as coisas. A outra é dizer que há menos espaço para cabeça no banco traseiro (devido ao teto mais baixo), que o porta-malas costuma ser menor e que a esportividade é inferior ao do cupê tradicional porque o suve é mais alto e pesado.

O que interessa, no entanto, é que todos estão felizes. Os donos porque têm um suve numa versão mais exclusiva e visualmente atraente. Os fabricantes porque lucram mais, já que o preço é até 20% maior, apesar da mesma base mecânica.

A explicação

Segundo uma análise da consultoria Strategic Vision sobre os suve-cupês da Mercedes, esses compradores são em média 4 ou 5 anos mais jovens do que proprietários de suves tradicionais, o que ajudaria a rejuvenescer a imagem da marca e aumentar seu poder de desejo. Outra vantagem é que esse público é menos sensível ao preço, o que garante margens maiores.

A tendência do suve-cupê mostra a força de vendas de um bom design e da eterna necessidade do consumidor de se sentir único, especialmente nos dias de hoje em que os automóveis estão cada vez mais parecidos entre si.

O Renault Arkana foi cogitado para ser vendido no Brasil

Se não há dúvida de que o suve é o futuro do mercado automobilístico, o suve-cupê é o futuro desse segmento. Como ele é tão disputado e ganha cada vez mais integrantes, nada mais natural que a estratégia seja buscar novos subsegmentos. Assim, os analistas da indústria apontam dois caminhos.

O primeiro seriam os mini-suves, ou seja, descer ainda mais na pirâmide econômica para conquistar consumidores que não têm acesso a esse tipo de veículo. A Hyundai, por exemplo, lançou na Índia o Venue, que tem 3,99 metros (é 7 cm menor que o VW Polo). O problema aqui é que o fabricante é obrigado a trabalhar com margens muito apertadas, para deixar seu preço acessível. O outro caminho seria o suve-cupê.

Portanto, o próximo movimento é o suve-cupê deixar de ser restrito ao mercado premium e avançar para o andar de baixo, tornando-se mais barato, a fim de ganhar as massas nas marcas generalistas.

Dois caminhos para os suves

A Renault deu o primeiro passo na Rússia com o Arkana – ele foi cogitado para o Brasil, mas acabou sendo descartado. Já a Volkswagen atacou em duas frentes, o enorme Atlas Cross Sport nos EUA e o médio Tayron X (variação do Tiguan) na China.

O Brasil também entrou nessa rota, com um caso de sucesso que atende pelo nome de Nivus (foto de abertura). Só que aqui não se trata da variação cupê de um suve, mas da variação suve-cupê de um hatch, o Polo. E seu desempenho tem sido impressionante.

Logo na pré-estreia, em junho, mesmo sob a efeito da crise provocada pela pandemia, o lote de 1.200 unidades foi vendido em sete minutos. No ranking de setembro, o Nivus foi tão bem que encostou no Polo: 3.203 unidades do suve contra 3.360 do hatch. É uma diferença pequena considerando seu preço elevado: ele parte de R$ 89.150 contra R$ 60.090 do Polo básico ou R$ 78.990 da versão equivalente Comfortline 200 TSI.

O conceito Fastback inspira o suve-cupê que a Fiat lançará em 2022

A partir do ano que vem, teremos mais dois modelos desse tipo no Brasil, ambos produzidos pela Fiat em Betim, MG. Um deles estreia no primeiro semestre de 2021 para bater de frente com o Nivus: usará a base do Argo, mas com poucas mudanças na carroceria. Equipado com motores 1,3 aspirado e 1,0 turbo, ele terá preço abaixo do Jeep Renegade.

O segundo vem em 2022, também com plataforma do Argo, porém será maior no comprimento e na largura para enfrentar o VW T-Cross. Seu desenho será inspirado no conceito Fastback, mostrado no Salão do Automóvel de 2018. O presidente da FCA, Antonio Filosa, já disse que ele “será um suve único, com estilo próprio, muito italiano”.

Com tanta movimentação nesse mercado, podemos esperar mais suves-cupês pela frente. Tudo indica que essa é outra tendência da indústria automobilística que veio para ficar.

E você, o que acha dos suves-cupês?

ZC

A coluna “Panorama” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

UMA VISITA À MAIOR COLEÇÃO DE FORAS-DE-SÉRIE DO BRASIL

Próximo

TEM NOVIDADES QUE NÃO DESCEM LOGO GOELA ABAIXO...

identicon

Zeca Chaves

Consultor do mercado automobilístico e jornalista especializado na área há 26 anos, Zeca Chaves é colunista do AUTOentusiastas e do site Automotive Business, foi editor do caderno Veículos da Folha de S. Paulo e trabalhou por 19 anos na revista Quatro Rodas, onde foi redator-chefe.

Próximo
Foto: medium.com

TEM NOVIDADES QUE NÃO DESCEM LOGO GOELA ABAIXO...

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022
Foto: acervo do autor

BONS TEMPOS QUANDO CRIANÇAS PODIAM TRABALHAR HONESTAMENTE. NA GM E EM OUTROS LOCAIS

30/06/2022
Foto: redebrasilatual.com.br

REDUÇÃO DO ICMS ALIVIA PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, MAS AINDA É PRECISO ECONOMIZAR

30/06/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

30/06/2022
Citroen C4 X - Fotos: divulgação

CITROËN REVELA O C4 X, NOVO SEDÃ COM VERSÃO ELÉTRICA

30/06/2022
Foto: acervo do autor

BONS TEMPOS QUANDO CRIANÇAS PODIAM TRABALHAR HONESTAMENTE. NA GM E EM OUTROS LOCAIS

30/06/2022
Foto: redebrasilatual.com.br

REDUÇÃO DO ICMS ALIVIA PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, MAS AINDA É PRECISO ECONOMIZAR

30/06/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In