• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

ACIDENTE DE GROSJEAN DISPARA INVESTIGAÇÃO E TRARÁ MELHORIAS À F-1

QUARTO FITTIPALDI NA CATEGORIA, PIETRO É CONFIRMADO PARA ESTREAR PELA HAAS NO GP DE SAKHIR

identicon por Wagner Gonzalez
01/12/2020
em Colunas, Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG






Eventos de alto impacto geram oportunidades muito além de novos negócios e um exemplo disso é o espetacular acidente sofrido por Romain Grosjean (foto de abertura) na volta inicial do GP do Bahrein. Pode-se estudar o fato por diversos ângulos, desde a eficiência do chassi VF20 até detalhes do autódromo desenhado por Hermann Tilke e que demandou investimento de US$ 155 milhões. Mais, sem condições de competir na etapa do próximo domingo, Grosjean será substituído por Pietro Fittipaldi, o que significa a terceira geração e o quarto representante dessa família a disputar um GP de F-1.

A dinâmica do acidente envolvendo Romain Grosjean vai impactar diversos protocolos de segurança ativa e passiva, adotados pela F-1, algumas deles de implementação mais rápida e fácil do que outras. Um exemplo disso é a provável utilização de dois medical cars no lugar de apenas um. No que se refere a alterações nas especificações técnicas nos carros é pouco provável que alguma decisão seja tomada antes que uma longa e detalhada investigação apresente um relatório das causas e danos do acidente, algo que inclui estudar o projeto e os materiais usados no autódromo barenita.

Romain Grosjean saiu caminhando após acidente espetacular no Bahrein (Foto: Haas)

No que se refere ao automóvel alguns pontos já merecem questionamentos: o ponto de ruptura da estrutura, o rompimento do tanque de combustível e a separação de um conjunto roda-pneu que se desprendeu do chassi. A Dallara, empresa que constrói o carro, já declarou que a ruptura aconteceu no local projetado para tal; em relação aos outros dois pontos ainda é cedo para especulações, mas itens como as barreiras de proteção levantam questões ais imediatas.

A primeira delas é o fato das lâminas dos guard-rails estarem montados com um vão considerável entre elas e em um ângulo em relação à pista não indicado para aquele ponto. O espaço que separa as longarinas de metal é algo que já custou a vida de vários pilotos, casos de Giovani Salvatti em uma prova de F-2 no autódromo de Tarumã e François Cevert em Watkins Glen, nos Estados Unidos. No primeiro caso, ocorrido em 14 de novembro de 1971, o Tecno de Salvati penetrou o espaço entre o guard-rail e o piso da curva 1; no segundo, ocorrido dia 6 de outubro de 1973, o Tyrrell do francês destroçou o guard-rail nos esses do traçado situado na região dos Finger Lakes. Em Sakhir o pior foi evitado por um aparato adotado recentemente, o arco de segurança conhecido como halo, nome adotado graças ao formato que sugere uma auréola. Não houvesse esse equipamento de segurança o piloto franco-suíço certamente teria sido decapitado.

Cevert (E) e Salvati foram vítimas de guard-rails instalados de maneira incorreta (Fotos: Arquvo pessoal)

Ao se considerar que o impacto do carro de Grosjean aconteceu a uma velocidade aproximada de 220 km/h e gerou energia equivalente a uma desaceleração de 53 gG, saber que as consequências imediatas sofridas pelo piloto foram apenas queimaduras nas mãos é mais do que louvável. Nem por isso deve-se deixar de pensar em indumentárias mais resistente às chamas e esquecer o acidente de Mark Neary Donohue durante os treinos para o GP da Áustria de 1975. Durante o treino de aquecimento para a competição que seria disputada na tarde daquele 17 de agosto o piso molhado provocou vários acidentes, inclusive durante a competição que registrou a única vitória do italiano Vittorio Brambilla na categoria.

No acidente ocorrido na curva Hella Licht o carro de Donohue bateu contra um painel de publicidade e atingiu o comissário de pista Manfred Schaller, que faleceu no local. Inicialmente o americano queixou-se de dor de cabeça e no dia seguinte foi levado a um hospital em Gratz, onde veio a falecer na terça-feira, 19 de agosto, vítima de hemorragia cerebral decorrente do choque que rachou seu capacete. Obviamente os cuidados médicos dedicados a Romain Grosjean no Hospital das Forças de Defesa, situado em Riffa, são muito superiores aos disponíveis em Gratz em 1975. Porém até que seja confirmada a alta do piloto, algo esperado para esta terça-feira, é aconselhável praticar a prudência.

Piloto reserva da Haas, Pietro é o quarto Fittipaldi a disputar a F-1 (Foto: Haas)

Sem poder contar com Grosjean para o GP de Sakhir a Haas confirmou o nome do Pietro Fittipaldi como seu substituto nesse evento. O brasileiro nascido em Miami (EUA) no dia 25 de junho de 1996 é filho de Juliana, que é filha de Emerson, sobrinha de Wilsinho e prima de Christian, todos eles com passagem pela F-1. Há dois anos ligado ao time de Gene Haas, Pietro já fez testes de pista pela equipe e tem no currículo um extenso logbook de horas no simulador da equipe americana. Estes dois detalhes contarão a seu favor e ajudarão a amenizar sua inexperiência em GPs e, principalmente, as limitações de rendimento do Haas VF20-Ferrari. Independente disso, sua presença no grid de largada de domingo marca o retorno de um brasileiro à categoria. Melhor do que isso seria sua participação na corrida seguinte, mas se o franco-suíço estiver em condições mínimas de competir ele terá preferência e poderá celebrar sua despedida do time.

Lewis Hamilton fora do GP do Sakhir domingo que vem

Em comunicado oficial hoje cedo, a equipe Mercedes-AMG Petronas de F-1 informou que Lewis Hamilton testou positivo o covd-19 e não participará do GP do Sakhir, a próxima etapa do Mundial, neste domingo.

 

WG

(Atualizado em 1º de dezembro de 2020 às 10h40, inclusão de notícia de última hora sobre Lewis Hamilton)

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Siga-nos no Instagram





Tags: BahreinF-1Giovanni SalvatiHaasMark DonohuePietro FIttipaldiRomain GrosjeanVittorio Brambilla
Anterior

HONDA LANÇA SCOOTER ADV 150, O PRIMO DO PCX PARA BURAQUEIRA

Próximo

NOVA VW AMAROK EXTREME BLACK STYLE DE 258 cv, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo - fotos: autor

NOVA VW AMAROK EXTREME BLACK STYLE DE 258 cv, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RINGBROTHERS PROPÕE ATUALIZAÇÃO PARA O FORD MUSTANG 1964

10/08/2022
Margaret Wilcox (Foto:  drive,com,au)

(MAIS) MULHERES QUE MERECEM PALMAS

09/08/2022
Fotos: divulgação

NOVO TOYOTA YARIS TEM MAIS TECNOLOGIA E VERSÃO HÍBRIDA

10/08/2022
Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RINGBROTHERS PROPÕE ATUALIZAÇÃO PARA O FORD MUSTANG 1964

10/08/2022
Margaret Wilcox (Foto:  drive,com,au)

(MAIS) MULHERES QUE MERECEM PALMAS

09/08/2022
Fotos: divulgação

NOVO TOYOTA YARIS TEM MAIS TECNOLOGIA E VERSÃO HÍBRIDA

10/08/2022
Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In