• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

CORRIDA FRIA DEIXOU PISTAS QUENTES PARA 2021

NOVO MODELO DE NEGÓCIOS MOLDA UMA ERA DIFERENTE NA F-1

identicon por Wagner Gonzalez
15/12/2020
em Conversa de Pista, WG
Foto: Renault

Foto: Renault







A Fórmula 1 (foto de abertura) é realmente um mundo em constante evolução, condição que não se restringe ao progresso tecnológico dos seus carros e equipamentos e a mudança na administração desse negócio é um dos exemplos que justificam a abertura da coluna. Se antes era necessário pedir a bênção ao todo poderoso Bernie Ecclestone, hoje a economia da categoria funciona de maneira mais livre, ainda que a Liberty Media, empresa de capital americano, tenha conseguido o que muitos julgavam difícil e se mantenha como espinha dorsal deste show. A corrida pouco interessante do fim de semana — que não desmerece a atuação soberba de Max Verstappen — deu indicações de uma nova era prestes a se consolidar.

Modelo de administração de Ecclestone aniquilava categorias com potencial de crescimento (Foto: Red Bull/Getty Images)

O empresário inglês sempre focou suas ações para aumentar o protagonismo da F-1 e aniquilar possíveis concorrentes. Pergunte aos responsáveis pelo Campeonato Mundial de Resistência, F-Indy e similares por que tais categorias viviam apenas ciclos rápidos de crescimento. No rali, a Toyota recebeu uma punição severa por burlar o regulamento e, coincidentemente, um ano depois trocou essa modalidade por um caro, e fracassado, programa de F-1. A F-Indy viu os portões de diversos autódromos internacionais trancados ao seu calendário sem maiores explicações.

Carey trocou o modelo tradicional por outro que foca em hábitos contemporâneos (Foto: Rd Bull/Getty Images)

Águas passadas: hoje comenta-se sobre a criação de motores que serviriam à F-1 e a própria F-Indy num futuro não muito distante, possibilidade anabolizada após a incorporação do autódromo de Indianápolis pelo Reino de Penske. Nos domínios europeus, a expansão territorial da Liberty influenciou a mudança de nomes de categorias e a compra de outra. Para consolidar uma escala de valores, a GP2 e a GP3 foram rebatizadas como F-2 e F-3, esta última execrando a fórmula tradicionalmente reveladora de pilotos em início de carreira internacional. Outra especialidade, a F-E dos carros elétricos criada por Alejandro Agag, acabou encampada pela administração de Chase Carey.

Nascido na Irlanda e educado nos Estados Unidos Carey enveredou pela escola americana de comunicação, onde aprendeu que substituir o caráter aristocrático da F-1 por valores mais próximos da era da internet poderia ser feito sem causar prejuízos financeiros.

Sainz vai para a Ferrari e MSP Sports Capital comprou 15% das ações da McLaren por R$ 3,78 bilhões (Foto: McLaren)

No último final de semana houve nova demonstração dos novos tempos da fórmula máxima: o grupo MSP Sports Capital, com base em Nova York e com interesses pesados no futebol europeu, nas ligas americanas de beisebol e basquete e outras atividades relacionadas ao esporte, anunciou um investimento de US$ 740 milhões (cerca de R$ 3,78 bilhões) no grupo McLaren, montante que será aplicado tanto na linha de automóveis esportivos quanto na equipe de F-1 nos próximos dois anos. Quando completada aplicação a MSP terá cerca de 33% do capital da McLaren.

Desenvolvimento do supercarro Walkyrie foi interrompido após racha com a Aston Martin (Foto: Red Bull/Getty Images)

Outras negociações em curso envolvem as equipes Red Bull, Racing Point e Renault. No primeiro caso trata-se da compra do projeto do motor Honda de F-1, uma solução que teria sabor de bálsamo depois que a Aston Martin (patrocinadora da equipe do touro e associada no projeto Valkyrie, um superesportivo criado por Adrian Newey) optou por trilhar outros caminhos. O investimento de Lawrence Stroll na equipe Racing Point e na própria Aston Martin e o aumento de participação acionária da Mercedes na marca de carros esportivos aniquilaram a vida do Valkyrie e foi uma ducha de água fria na equipe liderada por Christian Horner.

Renault reposiciona operação de F-1 para promover o renascimento da marca Alpine (Foto: Renault/Alpine)

A compra dos direitos do motor japonês pela Red Bull poderia render frutos mais consistentes e até mesmo um novo ator no mercado dos caros e exclusivos supercarros. É esse mercado o foco de interesse de Stroll, do grupo alemão e de Toto Wollf, assim como Sebastian Vettel também um acionista da empresa. Em uma escala semelhante, ocorre o reposicionamento da Renault na F-1: no ano que vem sua operação na categoria será identificada pela marca Alpine, que disputa o segmento de entrada de superesportivos.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 Siga-nos no Instagram  







Tags: AlpineBernie EcclestoneChase CareymclarenRed BullRenaultValkyrie
Próximo
Foto: divulgação Ford

FORD MUSTANG MACH 1 ESTÁ DE VOLTA (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17